RETROFIT CRIA “MIRAGEM” EM PARIS

Escritório chinês de arquitetura propõe projeto lúdico inédito

Um projeto inovador de retrofit

transformará um enorme edifício de cor preta instalado diante da Torre Eiffel, em Paris, em um espelho lúdico. Vidros refletivos estrategicamente instalados serão utilizados de forma inédita.

O projeto, denominado Mirage, cria uma “miragem” da cidade de Paris, mas de cabeça para baixo, como se estivesse flutuando no ar. Além disso, a Torre Eiffel também será refletida de cabeça para baixo quando as pessoas na torre olharem em direção à fachada transformada do edifício, denominado Montparnasse Tower.

O escritório chinês MAD Architects, sob liderança de Ma Yansong, apresentou a proposta de transformar o monolítico preto em uma instalação artística de luz que pretende reverter sua imagem negativa na visão dos parisienses.

Após ser concluída em 1973, o Montparnasse Tower, com 210 metros de altura, tornou-se o edifício mais alto de Paris. Mas ao longo dos anos tem sido constantemente criticado à respeito de sua presença intrusiva na cidade, tanto que recebeu o apelido de “cicatriz de Paris”.

Em 2016, os administradores organizaram um concurso internacional para renovação da torre, e o MAD foi um dos sete escritórios que compuseram a restrita lista entre as mais de 700 empresas levantadas.

O projeto do MAD utiliza o conceito da concavidade para criar uma ilusão ótica, com painéis de vidro na fachada posicionados em diferentes ângulos – o edifício em si se configura como um espelho côncavo na escala da cidade. As ruas e os telhados dos edifícios vizinhos aparecem como se estivessem pendurados no céu; enquanto o céu é espelhado na parte inferior do edifício, misturando- se a essa atmosfera.

O projeto “Mirage”, proposto pelo MAD, é atualmente exibido na exposição do Tour Montparnasse no Pavilhão do Arsenal, em Paris.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp