ARAMADO O CONCORRENTE CENTENÁRIO DO VIDRO LAMINADO

Vidro tornou-se mundialmente conhecido em 1900, com a inauguração do Grand Palais

A norma técnica Vidros na Construção Civil (NBR 7199), revisada há pouco tempo, manteve a orientação da versão anterior de que em instalações que exigem segurança extra — como guarda-corpos, coberturas e claraboias — fossem utilizados apenas os vidros laminados ou aramados. Os dois tipos de vidros concorrem pelo mercado consumidor em alguns aspectos, mas mantêm suas características próprias. O que muitos não sabem é que o vidro aramado é anterior ao vidro laminado, tendo sido apresentado ao mundo no ano de 1900, na inauguração da obra monumental denominada Grand Palais (França). O produto foi instalado em uma enorme cobertura desse monumento arquitetônico pela Saint-Gobain e muitas peças originais permanecem cumprindo sua função até hoje.

Já o laminado foi inventado em 1903, tendo se popularizado a partir de 2013, quando passou a ser aplicado em automóveis. Por ter sua característica de segurança mais perceptível visualmente que o vidro laminado, entretanto, o aramado é mais conhecido do consumidor comum.

O vidro aramado quase todo mundo conhece desde a infância. Possui uma tela quadriculada de arame de aço no interior, e essa grade segura os cacos no caso de quebra, impedindo que projetem no ar ou que fique com pontas perfurantes.

Ele mantém sua integridade física após a quebra, assim como o laminado, não podendo ser transpassado. As vantagens e desvantagens do aramado em comparação com o laminado, são:

VANTAGENS

• confere privacidade sem perda de luminosidade;
• aspecto estético e decorativo;
• ilumina ambientes com luz difusa e não ofuscante;
• suporta temperaturas de 800 °C a 900 °C;
• sua resistência ao fogo pode evitar a passagem de chamas e fumaça por, aproximadamente, 60 minutos.

DESVANTAGENS

• disponível apenas na versão incolor e com espessura de 6 mm;
• possui custo pouco maior que o laminado com mesma espessura na maioria dos fornecedores;
• pouca disponibilidade no mercado (difícil de se encontrar).

O vidro Aramado Glass Saint-Gobain é um dos modelos da linha Tecnika, da marca,  que optou em 2017 a classificar seus vidros impressos, também chamados de fantasia, de vidros texturizados.

A empresa destaca que tais vidros oferecem muitas vantagens. Além de suas propriedades de segurança, conferem beleza e personalidade a qualquer espaço. E por ser um material altamente versátil, pode ser utilizado para diversas finalidades e em diferentes formatos. Integram ambientes externos e internos aliando sofisticação, funcionalidade e usabilidade.

São indicados para parapeitos, balaustradas, sacadas e guarda-corpos, vitrines, escadas, coberturas e claraboias, pisos, divisórias e portas. Está disponível na espessura 6 mm e nos tamanhos 2.200 x 1.710 mm, 2.400 x 1.710 mm e 2.500 x 1.710 mm. T&V

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp