VidroSom debate eficiência energética em fachadas

Evento cresce, apresenta temas atuais e se destaca como evento paralelo da Fesqua-Vetro

A 17 ª edição do VidroSom (Seminário de Soluções Acústicas em Vidro), foi realizada durante a FESQUA – 2024 (Feira Internacional da Indústria de Esquadrias), no auditório do São Paulo Expo, em São Paulo. Com patrocínio da CEBRACE e Saint-Gobain, o evento contou com 202 inscritos, apresentou temas atuais, novos palestrantes e se transformou em ferramenta imprescindível para capacitação técnica de profissionais do setor.

Em sua apresentação, o diretor comercial da Atenua Som, criador do VidroSom e da Universidade do Som, Edison Claro de Moraes, destacou soluções e inovações tecnológicas do vidro e de esquadrias em eventos no Exterior. Em seguida, anunciou que a cidade de São Paulo vai sediar a próxima edição do Inter-Noise entre os dias 24 e 27 de agosto do ano que vem.

Prof. Fernando Westphall -palestra lotada

– É o maior congresso de acústica do mundo. Foi uma vitória para todos nós trazer este evento para nossa cidade”, frisou o empresário que integrou a delegação brasileira da ProAcústica no congresso em Nantes, na França, onde obteve o sinal verde para realizar o evento.

Hugo Martinez, coordenador do laboratório de ensaios acústicos da Universidade do Som, com bom humor, tirou a plateia do conforto lançando questões práticas sobre desempenho acústico. Por exemplo: “O que acontece quando o vidro é plano, mas a esquadria não é?”.

Já o professor e engenheiro Fernando Westphall, da Universidade Federal de Santa Catarina, abriu o seminário destacando “Mitos e verdades sobre vidros, esquadrias e eficiência energética de edificações”. A certa altura, indagou se o vidro de controle solar resolve tudo?

Edison Claro de Moraes, criador do VidroSom

– Não, é mito! – respondeu, acrescentando que mesmo com o fator solar baixo, a carga de radiação pode ser alta; a insolação direta causa desconforto térmico; e para controle de ofuscamento, é necessário sombrear, concluiu.

Na palestra “Vidro Insulado: Tecnologia e Aplicações”, a engenheira Danila Ferrari, coordenadora de mercado da CEBRACE, destacou os principais benefícios do vidro insulado: eficiência energética, isolamento térmico, redução na emissão de carbono e ganho no conforto acústico.

A engenheira Michele Gleice, diretora técnica do ITEC, destacou em sua apresentação os principais requisitos normativos para fachadas cortinas e apresentou o que há de novo, passando pelas principais normas técnicas.

Danila Ferrari – coordenadora de mercado da CEBRACE

Já o engenheiro Fabrício Lucchesi, da Hygge Engenharia Arquitetônica, de Curitiba (PR), destacou a sustentabilidade em fachadas e soluções para a conservação de energia. Laura Ribeiro, da Saint-Gobain, apresentou um interessante estudo sobre a eficiência energética e um sistema de fachada leve e de construção a seco da sua empresa.

No final, Carlos Henrique Mattar, diretor técnico da Saint-Gobain, elogiou os temas das palestras e previu vida longa para o evento. “Destaco a atualidade dos temas, a presença de novos palestrantes e sua perenidade”, concluiu.

Alunas da Escola Estadual Oswaldo Cruz

Concurso de Desenhos

Mais uma vez, o VidroSom promoveu o Concurso Cultural de DesenhoA poluição sonora e a minha vida”, reunindo alunos de escolas estaduais de sete a 12 anos de idade e da Nova 4EEntidade Especializada Em Pessoas Especiais. Os trabalhos de quatro alunas do Ensino Fundamental da Escola Estadual Oswaldo Cruz, da Mooca (Gabriela Bispo, Mariana Alves, Geovana dos Santos e Rayanne Mora) foram os melhores e ganharam, cada uma, notebooks oferecidos pelos patrocinadores. Também recebeu seu prêmio Maressa Matias Boulhosa, deficiente intelectual da Nova 4E, que foi representada por Kleber Rustiguella, presidente da entidade.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp