Cobertura nas alturas

Esta cobertura foi montada no 26.º andar de um edifício paulistano. Saiba como foi feita

Uma área descoberta no vigésimo sexto andar necessitava de uma cobertura para proteção da área da churrasqueira, localizada próximo a uma pequena piscina. Os sócios da CBS Vidros e Espelhos, Thiago Boa Sorte e Cayo Barreto, visitaram o local e encontraram uma solução que agradou bastante o cliente.

O proprietário do dúplex, localizado no bairro da Mooca, em São Paulo (SP) imaginou uma cobertura envidraçada, mas não tinha uma ideia completa da solução, sendo que o arquiteto responsável chegou a pedir vidros incolores. Na discussão para se encontrar a solução ideal foi definida a montagem de uma estrutura que não destoasse do fechamento ao redor, formado por caixilhos aparentes brancos e vidros. E sugeriram a utilização de vidros laminados dotados de vidros de controle solar na cor prata, para minimizar a ação do calor solar nos dias quentes. Também ficou definido que a estrutura incluísse uma calha e um tubo para escoamento da água.

“Conhecimento sobre normas técnicas da ABNT e participação em grupos destaca a empresa”

Para a instalação, os sócios utilizaram todos os equipamentos e EPIs previstos pela Nr-35 e ABNT NBR 7199. Os sócios possuem bom conhecimento das normas porque Cayo é ex-bombeiro militar e Thiago é participante ativo dos grupos de vidraceiros e reuniões de comissões de normatização da profissão. Tais conhecimentos, inclusive, diferenciam a empresa no momento de fechamento dos serviços.

 

Como material para a cobertura a CBS utilizou vidro Laminado 4+4 mm refletivo na cor prata. Na estrutura utilizaram barras de 4/2 de 2 mm de espessura, com friso interno de reforço e barras 2/2. A fixação entre tubos foi feita com grapas de 3 mm de espessura, parafusos brocantes de aço inox e parafusos sextavados de aço inox.

Thiago e Cayo com os EPIs para trabalhos em altura

Após montada a estrutura básica, a CBS utilizou fita adesiva de EVA sobre ela para apoiar os vidros. A vedação e fixação entre vidros foi feita com silicone Dow Corning cura neutra na cor branca.

Além do silicone para vedação dos vidros, no sentido da queda da água a CBS utilizou travas de fixação para e acabamento entre vidros U-615 com borracha para não danificar o vidro e U-621 (capa) para tampar os parafusos de fixação. “Alguns vidraceiros instalam apenas o silicone, mas nós preferimos reforçar com a utilização das travas para dar maior segurança e vedação”, explica Thiago.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp