Materiais diversos, incluindo o vidro, convivem em harmonia
Concreto, madeira, vidro e granito são os materiais que dão forma e sentido ao projeto desta residência de 750 metros quadrados localizada em um bairro residencial da Cidade do México (México). Ela foi projetada por Daniel Pérez e Gil de Hoyos, ambos da DPG Arquitectos.
A casa ganhou o nome da rua em que está localizada, sendo chamada de Casa del Fuego. Ali os materiais misturam-se e convivem de maneira racional, representando intrinsecamente sua natureza e fim primordial. Uma linha contínua de concreto traça o perfil da fachada, emoldurando o corredor de acesso através de um espaço de pé-direito duplo. Este perfil cria um volume envidraçado suspenso na cobertura sem interromper seus vértices.
Através de uso de pigmentos naturais, areias sílicas e grãos finos, deu-se cor ao concreto. A força da pedra também ajudou a criar este sentido de sustentabilidade que permeia o projeto desde sua concepção, pois conta com células solares, materiais sustentáveis, vidros inteligentes, iluminação à base de LED, planta de tratamento, reaproveitamento de água para irrigação e serviços, assim como filtração e purificadores de água através de areias e sais.