Maior shopping da América Latina tem 17 mil m² de vidro

Estrutura foi montada em Recife (PE) e tem mais de 400 lojas em funcionamento

7487

Os 295 mil m² de área construída do RioMar Shopping rendeu-lhe a fama de ser o maior shopping da América Latina. Composto por mais de 400 lojas distribuídas em cinco andares, o empreendimento levou cerca de dois anos para ficar pronto, sendo inaugurado no segundo semestre de 2012, em Recife (PE).

69686965

O shopping pertence ao Grupo JPCM, que contou com a colaboração da Glassec Viracon e da Hedron para a sua construção.

Sendo a primeira fornecedora de vidros e a segunda responsável pela instalação dos mesmos. No total, foram usados 17.200 m² de vidros, fornecidos em torno de 13 tipos diferentes, além das variedades de espessuras, vidros modelados e de grandes dimensões. A gerente de marketing da Glassec Viracon lembra que, por conta da dimensão do empreendimento, a característica de grandes vãos, muita transparência e baixa reflexão, a obra teve muitos desafios.

A transformadora ressalta a logística de entrega dos vidros como um dos diferenciais da obra: o produto seguia paletizado, com sistema de içamento para retirada das peças dos caminhões para a descarga diretamente no andar de colagem, o que possibilitou um índice de perdas entre transporte e descarga inferior a 0,5%.

Já para a instalação, a Hedron contou com uma equipe de 200 pessoas, que ficaram responsáveis não só pelos vidros, mas também pelos brises e ACM. A instalação de todo esse material – vidros, brises e ACM – demorou um ano e meio.

Dos mais de 17 mil m² de vidros presentes no shopping, 30% são duplos insulados de controle solar Low-E serigrafado na cor azul e o restante é laminado Low-E incolor e temperado. “Devido à magnitude deste projeto, aliada à preocupação de desempenho de eficiência térmica, de segurança, de transparência, de controle de luz cumprindo as exigências do design, foi um longo trabalho de especificação, de detalhamento, de fornecimento, enfim, gratificante o resultado obtido”, conta a gerente de marketing, Cláudia Mitne.

7405Entre as especificações dos vidros fornecidos estão:

900 m² de vidros insulados verdes;

1.700 m² de vidros insulados de controle solar verde com serigrafia – usado nas coberturas;

1.500 m² de vidros insulados de controle solar verde;

9.600 m² de vidros insulados de controle solar LE Verde – GA125 – usado nas fachadas e coberturas;

1.700 m² de vidros laminados temperados incolores, opacos – usado nos guarda-corpos e pisos;

4.000 m² de vidros laminados incolores, coloridos e opacos.

Em relação às dimensões, as medidas médias aproximadas dos vidros usados foram:

Coberturas: 1.600 x 2.500 mm;

Fachada principal: 2.000 x 1.500 mm.

Já o desempenho enérgico é variado, por conta da quantidade de composições e espessuras, mas a transformadora afirma que todos os vidros fornecidos foram de alta performance.

No total, o investimento na construção do RioMar Shopping foi estimado em R$ 600 milhões.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp