Arquitetas projetaram áreas sociais abraçando a casa e a integrando ao entorno
Com o rio Nhundiaquara passando pelo quintal e uma vista privilegiada da Serra do Mar, a casa em Morretes – no litoral do Paraná – se tornou o lugar perfeito para o lazer de uma animada família curitibana. “Com um entorno tão exuberante, um dos pontos principais desse projeto foi integrar os ambientes à paisagem”, destaca a arquiteta Soraya Surdi.
A casa, originalmente construída na década de 1980, passou por uma reforma e ampliação com projeto arquitetônico e de interior assinado pelas arquitetas da Surdi & Rosalinski – Studio Arquitetura. Na revitalização, a casa ganhou uma piscina com borda infinita voltada para o rio, spa, churrasqueira, gazebo e uma nova área de serviço.
Dormentes que já faziam parte da estrutura anterior e estavam em bom estado foram utilizados como moldura para as novas esquadrias de alumínio. Fibras naturais, madeira e tecidos foram aplicados para completar o clima de aconchego e acolhimento. “O desejo de revitalizar a estrutura e, ao mesmo tempo, preservar as memórias afetivas foi um pedido dos donos da casa. Estes detalhes deram identidade e tornaram o projeto único”, explica a arquiteta Ligia Rosalinski.
Vidros
No projeto, as arquitetas procuraram valorizar a luz natural, trazendo a luminosidade do entorno para dentro da casa de forma estratégica. Nesse ponto, os vidros foram fundamentais. “E mais: a casa está localizada em uma região privilegiada, porém muito úmida. Aumentar a incidência do sol, trazer mais luminosidade para os ambientes internos minimizou muito esse problema”, comenta Ligia.
Os vidros também permitiram fazer uma integração dos ambientes internos com a exuberante paisagem do entorno. Tanto que as maiores aberturas estão voltadas para o rio. “Assim valorizamos a paisagem e não perdemos a privacidade”, completa a arquiteta Soraya. Nas janelas e portas janelas foi utilizado o vidro temperado incolor com espessura de 8 mm.
Teto de vidro
O pergolado externo foi coberto de vidro para criar um espaço de transição entre o interno e o externo. Assim conseguiram ganhar a atmosfera de um ambiente de estar externo, que ao mesmo tempo está protegido de chuva. Na cobertura de vidro foi colocada película refletiva para amenizar a incidência de raios solares e o calor.
Para mais informações:
www.vidros.inf.br/?s=campo