Diversidade de vidros e esquadrias chama a atenção para a fachada do edifício inspirada em esquadros e compassos
O projeto inovador do Curitibano Prime Center vem se destacando na arquitetura do bairro Água Verde, em Curitiba, com 2,5 toneladas de esquadrias e dois mil m² de vidros. A obra da construtora VCG surpreende pela fachada de vidro inspirada em materiais de sala de aula de desenho geométrico.
Para criar esse efeito, a Belmetal disponibilizou para o empreendimento 2,5 toneladas da Fachada Atlanta em Structural Glazing, que apresenta como característica a facilidade de instalação e redução de gastos com mão de obra e tempo de construção, por permitir leveza aos ambientes.
O Edifício, projetado pelo arquiteto Luiz Bacoccini, também ousa nos detalhes, como as cores dos vidros e as fachadas em diferentes prumos, que se destacam no cenário regional por uma arquitetura moderna, ousada e elegante.
O Edifício usou diferentes tipos de vidros:
1.500 m² de Laminado Cool Lite PN114 4 mm prata + PVB incolor + 3 mm Fumê;
464,69 m² de Laminado 4 mm Fumê + PVB cinza + 3 mm Fumê;
140,74 m² de temperado 10 mm incolor.
Assim, as cotas e as diferentes prumadas das fachadas têm como objetivo destacar o contraste das cores dos vidros, uma vez que as fachadas de vidros pratas estão avançando ao prumo da fachada de vidros fumê escuro.
O empreendimento foi finalizado em 2012, e possui 14 andares, que incluem 11 escritórios, entrada com pé-direito duplo e um andar com lojas e business center. No hall principal foi executado pórtico em revestimento de ACM sobre a porta automática, com formas iguais e em menor escala a moldura do edifício. Já nas lojas comerciais, foram feitas vitrines com vidros temperados fixos e portas de giro, com detalhe superior em Brise, que seguiram o mesmo estilo inovador do empreendimento.
Para Sérgio Miguel da Silveira, engenheiro e coordenador da construção civil da filial da Belmetal em Curitiba, a obra é um marco para a cidade. “O edifício foi construído em uma região valorizada e próxima de pontos de grande referência na cidade. Acredito que essa proposta inovadora tem todo o potencial para se tornar mais uma edificação de referência na região”, afirma o engenheiro.