Torre Eiffel inaugura piso de vidro transparente e faz turistas “flutuarem” sobre a Cidade Luz.
A principal atração turística de Paris foi reformada recentemente, e o primeiro andar da Torre Eiffel, que fica a 57 metros de altura, recebeu um piso de vidro reforçado, que faz com que o visitante sinta-se caminhando sobre a estrutura do monumento.
A nova atração faz parte de uma grande reestruturação da área, que completou 125 anos, em março. A reforma do primeiro piso foi projetada pelo arquiteto Alain Moatti, e custou € 30 milhões, sendo inaugurada em outubro deste ano para os visitantes.
Além da estética, a reforma levou em conta questões ecológicas. Os painéis de vidro foram projetados para diminuir o calor dentro da torre e reduzir o uso do ar-condicionado durante o verão. Além disso, placas de energia solar e um novo sistema de coleta de água da chuva foram instalados.
A intenção dos administradores do monumento é aumentar a movimentação do primeiro andar da torre, que, apesar de ser o maior dos três (com 5 mil m²), é o menos popular entre os sete milhões de turistas que visitam a atração por ano.
Além deste primeiro piso, que fica a 57 metros de altura, a Torre Eiffel ainda tem outros dois mirantes: o segundo andar de observação fica a 115 metros de altura, e o terceiro piso está a 276 metros. Mas estes outros pavimentos não sofreram modificações.