O empreendimento usou mais de 1.500 m² de vidro em diferentes aplicações que trouxeram mais qualidade para a obra
Ultimamente, os vidros estão ganhando um destaque nos shoppings centers para promover a comunicação entre o interior dos centros de compras e o contexto ao redor da construção. Seguindo esta tendência, o Shopping Iguatemi Esplanada, localizado na cidade de Votorantim, próximo a Sorocaba (SP), possui 1.720 m² de vidros especiais em seu projeto, todos eles fornecidos pela PKO do Brasil.
Desde o final dos anos 1990, os shoppings brasileiros vêm passando por uma readequação de layout. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), os novos conceitos de empreendimentos no Brasil, como o open mall (corredor aberto), defendem a entrada de luz natural nos shoppings e de lojas abertas para jardins e ruas. Mas é preciso estar atento à qualidade dos vidros, buscando sempre usá-los de forma adequada para evitar problemas futuros.
Para o Shopping Iguatemi Esplanada, a PKO forneceu 910 m² de vidro insulado low-e, 32 mm para as coberturas skylights, 810 m² de vidro laminado low-e e 10 mm para as laterais. “A complexidade deste empreendimento impressiona e vislumbra qualquer empresa atuando no mercado vidreiro”, diz Fábio Persio, supervisor de vendas da PKO.
O novo shopping é integrado ao já existente Shopping Esplanada por meio de passarelas, formando o complexo Iguatemi Esplanada. O projeto contempla total aproveitamento dos desníveis do terreno e conta com um investimento de R$ 360,9 milhões. Serão 200 lojas distribuídas em 39,5 mil m² de área bruta locável. Os dois empreendimentos, juntos somarão 72 mil m².