Novo forno de têmpera dispensa rolos e faz com que o vidro flutue no ar
O novo forno de têmpera horizontal, apresentado pela Glaston possui tecnologia de flutuação de ar. Assim, ao invés de usar os rolos para transporte, os vidros são apoiados e aquecidos sobre uma superfície homogênea de ar, o que, segundo a empresa, favorece a qualidade final do produto.
“Essa é a grande novidade que dá muita competitividade, porque tem uma economia de energia muito grande. Mas a grande chave de sucesso do Glaston Air é a melhor qualidade imaginável para vidros de até 1,8 mm de espessura”, explica Moreno Magon, vice-presidente do grupo Glaston.
O GlastonAir produz vidros de 1,8 a 10 mm de espessura, que podem ser usados em eletrodomésticos, televisões, telefones, entre outras aplicações; e tem como diferencial a economia de 15% a 50% de energia na produção de vidro fino.
O forno foi lançado em 2013, pela equipe de engenharia da empresa na Finlândia, e foi apresentado no Brasil durante a Glass South America, neste ano. Ele foi desenvolvido para atender os clientes que precisam de vidros temperados de qualidade, com menor peso e mínima espessura, sendo economicamente viável. Até o fechamento desta edição, a empresa já tinha duas negociações em andamento do forno no Brasil.
A Glaston é uma companhia global que desenvolve tecnologia de processamento de vidro para aplicações arquitetônicas, solares, domésticas e automotivas.