Impressão Digital em Vidro

01_10Já são cinco equipamentos de impressão em vidro instalados no Brasil, um deles dedicado inteiramente a vidros para decoração e arquitetura.

Parece descrição de livro de ficção científica: o arquiteto cria, desenha ou captura uma imagem de um quadro, foto ou livro, aplica esse desenho na fachada inteira de seu projeto, não importa o tamanho ou quantidade de cores. Por fim, na etapa de execução, o fornecedor de vidros irá fornecer as peças com fragmentos que formarão essa grande imagem, com qualidade e resistência idêntica à dos vidros serigrafados.

Em outra possibilidade, o designer de interiores pode imaginar as mesas de uma lanchonete com tampos de vidro personalizados com o logotipo e inscrições referentes ao estabelecimento. Ou ainda, em projetos residenciais, imaginar divisórias ou paredes revestidas com vidro impresso com grafismos ou estampas exclusivas.

Poderemos ver ainda no futuro, talvez, vidraçarias de alto padrão oferecendo boxes com imagens exclusivas que os próprios clientes podem escolher, retiradas de fotos, livros, quadros ou criadas por eles próprios na tela de um computador.

As possíveis opções se estendem ainda à possibilidade do vidro ser utilizado como revestimento com texturas que imitam a madeira, a areia, o tecido e pedras como o ônix, o mármore e outras.

Tudo isso já é possível de ser executado no Brasil, graças ao sistema de impressão da empresa israelense Dip Tech, que já comercializou cinco equipamentos no Brasil. Um deles foi para uma empresa do setor de transformação de vidros planos: a Brazilglass.

Para explicar melhor essas novas possibilidades fizemos uma entrevista com o diretor da Criavidros, Jean-Paul Clément, cuja empresa está representando a marca no país. Acompanhe:

Vidros com impressões digitais são bastante utilizados no exterior?
Jean-Paul Clément: Vidros pintados e decorados com as impressoras digitais GlassJet da Dip Tech já são bastante utilizados na Europa, Estados Unidos, Ásia e na Austrália/Nova Zelândia desde 2007.

Em que aplicações os vidros com impressões digitais são utilizados?
As várias aplicações são vidros automotivos, vidros para construção naval, vidros blindados, vidros para design e decoração, vidros com texturas (imitações de madeira, tecidos, metal ou texturas totalmente novas e originais) e vidros para construção civil.

A impressora permite impressão em uma fachada inteira?
Muitas fachadas inteiras de prédios novos ou reformados foram inteiramente produzidas com vidros decorados pela Impressoras Digitais Dip Tech.

No caso de impressão em uma fachada, como ficaria a visibilidade de dentro para fora? Seria semelhante, por exemplo, à visibilidade e o sombreamento que se obtém utilizando vidros serigrafados?
A visibilidade de dentro para fora depende basicamente de dois fatores. Primeiramente da porcentagem de cobertura do vidro, que pode ser totalmente ou parcialmente pintado. Em segundo lugar, da opacidade da aplicação da tinta, que pode ser ajustada de 25% (translúcido) a 100% (totalmente opaco). A regulagem da opacidade da tinta corresponde à quantidade de gotas de pintura/pixel e pode ser ajustada de 1 gota/pixel (25%) até 4 gotas/pixel (100%). Portanto, a flexibilidade do processo de impressão digital não tem comparação com a impressão serigráfica, que não permite esse ajuste da opacidade.

02_14Aplicado em fachadas ou placas em áreas externas, qual a resistência da impressão à ação do tempo? Seria total como acontece no caso dos vidros serigrafados?
A resistência da impressão à ação do tempo (chuvas ácidas) e à exposição aos raios UV do sol é exatamente a mesma que nos vidros serigrafados, já que o esmalte utilizado no processo da impressão digital deve necessariamente ser queimado e vitrificado à temperatura de 600°C, motivo pelo qual os vidros têm necessariamente que ser temperados ou curvados para atingir essa temperatura.

Existem exemplos de prédios inteiros onde a aplicação do esmalte foi feita na face um (externa em contato com a chuva e o sol) sem nenhuma alteração de coloração após vários anos, embora se recomende a aplicação na face dois (interna). O esmalte vitrificável não desbota ou perde as cores com o passar do tempo, como acontece com os vidros decorados com “tinta a frio”, com cura UV ou com nanotecnologia.

Você avalia que essa idéia pode pegar no Brasil?
Não só acredito que pode pegar como já pegou, já que várias máquinas já foram vendidas e instaladas com sucesso no Brasil para transformadores dos ramos automotivo, naval, de vidros blindados, da construção civil e do ramo de decoração de interiores.

03_16Como podemos denominar esses novos vidros que estão surgindo? Vidros decorados?
Prefiro chamá-los de “vidros com impressão digital vitrificada”.

Esses vidros poderiam ser uma grande novidade para os estádios que serão construídos no Brasil para a Copa do Mundo e as Olimpíadas?
Sem dúvida nenhuma, já que essa tecnologia já foi utilizada em estádios de outros países com grande sucesso.

A Dip-Tech comercializa impressoras em tamanho padrão ou sob encomenda?
A Dip Tech comercializa impressoras digitais nos seguintes tamanhos padrões: 1200 mm x 2200 mm; 1400 mm x 2600 mm; e 2800 mm x 3700 mm.

Como exemplo aproximado, o custo de uma peça de vidro com impressão digital vitrificada poderia chegar ao de um vidro serigrafado? Ou seria muito maior?
A comparação é difícil de ser feita, já que não tem como comparar uma peça serigrafada com uma ou duas cores com uma peça com impressão digital multicolorida. Na verdade, as duas tecnologias não competem, mas se complementam. Para lotes grandes como vidros automotivos ou eletrodomésticos com duas è ou três cores, a serigrafia continua sendo a melhor opção. Para lotes pequenos e peças especiais (decoração, vidros blindados, ônibus, design, construção civil), a impressão digital é insuperável.

A tinta vitrificável para a impressão é importada? Existe similar com produção nacional?
O esmalte vitrificável é produzido pela Dip Tech e não existe similar nacional.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp