Sua empresa tem se preocupado com a qualidade de seus produtos ?
Seja você dono de vidraçaria, fabricante de ferragens ou kits para vidros ou um fabricante ou beneficiador de vidros, a resposta normalmente é sim. Mas o que se tem feito em seu negócio para oferecer um produto de qualidade e de acordo com as normas de certificação existentes?
Existem empresários com controle de qualidade de excelência, com laboratório interno equipado com o que há de melhor, ou que busca parcerias de terceiros e prestadores de serviços qualificados para certificar sua qualidade. Porém, infelizmente, ainda há uma boa parcela daqueles que têm nas queixas dos clientes finais o seu principal controle de qualidade. Se o cliente não reclamar, ótimo! Se o cliente reclamar, então analisa-se onde está o problema. Se a responsabilidade não puder ser compartilhada com outro participante do processo, então parte-se para a verificação do que corrigir e melhorar.
A qualidade do produto final é a consequência e resultado de todo um processo. A matéria-prima ou material de base deve ser de qualidade, a mão-de-obra que manipula esta matéria-prima ou material de base também, os equipamentos, máquinas e ferramentas não podem ficar atrás.
Usualmente, o brasileiro tem a ação corretiva para prevenir seus problemas mais perceptíveis, porém é muito importante ações preventivas mais abrangentes, que vão desde a avaliação do custo-beneficio da materia-prima e insumos, passando pela mão-de-obra e pela estrutura fabril.
E como o tema principal deste artigo é Qualidade, é bom lembra que, além de ações preventivas, temos ações de aprimoramento, seja de um equipamento, dos ferramentais, de um processo ou da mão-de-obra , pois estas ações podem ser o fiel da balança entre produzir algo de alta qualidade ou de qualidade duvidosa.
As normas ABNT estão cada vez mais aprimoradas e abrangentes para atender diferentes áreas e diferentes produtos. Tudo sempre em prol da qualidade, segurança e performance entre outros pontos, a fim de atender os consumidores, afinal de contas, somos todos consumidores e exigimos nossos direitos, além de apreciarmos um produto de qualidade e exigirmos isso.
Para aquele que, assim como eu , está dos dois lados do balcão , por mais que acreditemos estar fazendo a coisa certa e termos a certeza de que todo o processo esteja completo e perfeito, vale mais uma dica, que não é nova e não é minha, mas de um fornecedor com muita qualidade: “peça a avaliação do seu cliente e ouça a avaliação dele”. Sim, por mais que isso preocupe a muitos – pois há uma cultura brasileira de que o cliente sempre reclama e que sempre quer ter razão – é de extrema importância ouvi-lo. Se você busca oferecer a excelência em produtos e serviços, além de ser importante estar estruturado e organizado para isso é esse tipo de feedback de seu cliente que fará com que você aprimore e atinja a excelência em qualidade. T&V