AGC: NOVA UNIDADE PRODUTIVA E LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS EM 2019

Empresa manifesta otimismo com as possibilidades do mercado, irá inaugurar novo forno float e prevê lançamentos de produtos

Segunda unidade produtiva será inaugurada em maio

A pedido da reportagem da Revista Tecnologia e Vidro, Franco Faldini, diretor de vendas e Marketing da AGC Brasil analisou as possibilidades de 2019 para o ramo vidreiro. Acompanhe.

Revista Tecnologia & Vidro (T&V): Na avaliação da AGC, como foi o ano de 2018 para o ramo de vidros planos?
Franco Faldini, diretor de vendas e marketing da AGC: Foi um ano com fatores inesperados que acabaram contribuindo para certa instabilidade no mercado. Períodos com desbalanceamento temporário entre a oferta e demanda de vidros planos, greve dos caminhoneiros e índices ainda estagnados do mercado de construção civil foram alguns dos desafios desse ano. No entanto, como já é característico do segmento vidreiro, acreditamos que tenha apresentado números similares ao da economia brasileira, com crescimento abaixo do esperado, mas sem retração.

E para a AGC, como foi esse período?
Considerando que conseguimos atender nossos principais propósitos, metas e compromissos assumidos no início do ano passado, avaliamos de forma positiva o desempenho da AGC em 2018. Com destaque para os esforços da empresa em acelerar o cronograma de obras do novo forno e em trabalhar em seu limite de capacidade produtiva, para atender o mercado da melhor forma possível.

Franco Fraldini, diretor de vendas e marketing para a América Latina

A AGC está otimista no aumento do consumo de vidros para 2019?
Sim, nossa expectativa é que o segmento vidreiro volte a crescer, acompanhando ou até mesmo excedendo as projeções do PIB, que prevê crescimento econômico de 2,5 a 3%. Os sinais de recuperação são promissores, como a melhora no Índice de Confiança do Consumidor e os primeiros indícios de retomada de crescimento da Indústria de Construção Civil, que esteve estagnada nos últimos anos.

A AGC acredita que irá conquistar uma fatia maior do mercado neste próximo ano?
Este é um ano muito importante na história da AGC Vidros do Brasil. Em breve, iremos acender nosso segundo forno, que representa um crescimento de 140% em nossa capacidade produtiva diária. Sabemos que é um desafio fazer um start-up dessa proporção, mas estamos confiantes de que vamos replicar esse crescimento também em nosso Market Share.

Qual será a estratégia de marketing que a AGC irá adotar para aumentar sua fatia de mercado?
O novo forno traz a possibilidade de atender o mercado de maneira mais efetiva, além disso, permite a ampliação da nossa linha de produtos nacionais. Não podemos revelar os detalhes de nossa estratégia, que engloba não apenas o Marketing, e sim todas as áreas da companhia. Porém, o que podemos afirmar, é que vamos manter o foco em fatores os quais tornaram a AGC reconhecida no mercado, como em qualidade; portfólio diversificado de produtos; inovação e relacionamento diferenciado com o cliente.

A AGC pretende anunciar novidades neste 2019?
A visão do Grupo AGC é de Look Beyond, ou seja, de olhar além. Isso significa que buscamos sempre antecipar as tendências, entender as necessidades do mercado de forma antecipada, não apenas para atendê-las, mas também para excedê-las. Isso que temos tentado fazer no Brasil desde que aqui nos estabelecemos, seja com o lançamento de novos produtos, instalação de novas tecnologias ou ampliação das linhas. Nesse ano, o nosso foco é a conclusão da obra do novo forno, mas ainda assim temos algumas outras novidades previstas, que não podemos divulgar no momento.

A AGC irá lançar algum novo produto?
O que podemos adiantar por enquanto é que logo teremos novidades nos produtos Sunlux Shadow, a linha de vidros de controle solar que lançamos em meados de 2018. (Veja a reportagem na página 68 desta mesma edição).

Irá adotar uma nova estratégia para conquista de seus vários públicos?
Não será uma nova estratégia, mas sim uma continuidade das ações que adotamos nos últimos anos. Teremos uma campanha publicitária que será veiculada tanto em mídia, quanto off-line, e que dessa vez vem com um posicionamento mais vasto, compatível com a amplitude do Grupo AGC.

Como a AGC irá se comunicar com seus públicos vidraceiros, transformadores/distribuidores e consumidores finais?
Além da campanha publicitária que já mencionamos, vamos continuar buscando canais e formas de conversar e estar mais próximo de nossos consumidores, seja participando de eventos e feiras do segmento, promovendo cursos e palestras, produzindo conteúdo, dialogando com os usuários em nossas plataformas digitais, entre outras ações.

A AGC tentará promover a divulgação do produto vidro e sua vantagem sobre outros materiais?
A divulgação com esse foco já é realizada há alguns anos pelas usinas de vidro, em parceria com as Associações do setor. Vamos manter e reforçar este trabalho, uma vez que o mercado brasileiro tem potencial para mais do que duplicar o consumo de vidro.

Que tipo de vidro plano terá mais saída neste novo ano?
Sabemos que o Float comum concentra o maior volume de vendas do setor. Contudo, esperamos que a retomada gradativa no mercado de construção civil possa também impactar no crescimento das vendas de vidros laminados, vidros de controle solar, vidros decorativos e, principalmente, espelhos.

Como vidraceiros podem se preparar para obterem maior lucratividade com produtos AGC?
O mercado vidreiro atual é marcado por forte concorrência e disputa de preço nos produtos convencionais, como boxes, janelas e portas. Assim, para se destacar nesse cenário, os vidraceiros precisam se qualificar e se preparar para oferecer algo diferenciado. Trabalhar com produtos de valor agregado, dominar técnicas de instalação exclusivas e inovadoras, estar atento às novidades e atualizações do mercado são alguns dos pontos que podem favorecer o aumento da receita e agregar valor ao trabalho do vidraceiro. T&V

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