Consultora do setor de móveis fala sobre tendência de materiais, incluindo o vidro
Em entrevista exclusiva para a revista Tecnologia & Vidro a consultora em materiais para a indústriamoveleira e de decoração, Silvia Grilli, falou sobre as tendências em materiais e as possibilidades para o vidro.
Silvia atua há mais de 20 anos no setor de móveis. É designer de produtos com especialização em “interior design” na Scuola Lorenzo de Médici (Florença), além de consultora de diversas empresas do setor móveis/decoração nas áreas de criação, produtividade e estratégias de mercado. Seu portfólio reúne prêmios e centenas de projetos para organizações públicas e privadas, universidades e indústrias de móveis em todo o Brasil.
Iniciou sua carreira na Vogue, Arredamento e Forma e, após um período trabalhando na Itália, voltou ao Brasil e fundou seu próprio estúdio em São Paulo – o Studesign. Seu trabalho é referência em lojas de design e também nas maiores revendas de produtos para marcenaria do País. Acompanhe.
Quais são as tendências em materiais para o setor moveleiro?
Os materiais em alta são aqueles que geram menor impacto ambiental, e os materiais “customizáveis”. Todos os consumidores (da classe A às classes C-D) apreciam algo exclusivo, criado especialmente para eles. Portanto, materiais que permitem a troca de cores e desenhos (através de pintura, impressão, serigrafi a, etc.) são cada vez mais procurados pela indústria moveleira. É o caso dos laminados de alta pressão e dos vidros.
Com que materiais o vidro compete nesse mercado?
O vidro compete geralmente com as chapas acrílicas. No entanto, ambos materiais têm características específi cas mais ou menos vantajosas para cada projeto. Por exemplo, vemos hoje o fenômeno das superfícies revestidas com vidro (pele de vidro): tampos de cozinha, portas e frentes de gavetas e móveis inteiros “encapados” com vidro colorido ou desenhado (aparadores, mesas de centro, etc.). Nestes casos, o brilho do vidro é incomparável.
Quais as limitações técnicas do vidro que o setor de transformação poderia melhorar?
A principal dificuldade encontrada, hoje, por designers e indústrias moveleiras em relação ao vidro é a falta de tecnologia para curvatura de peças complexas. Nas pouquíssimas experiências que realizei (obtendo peças cuja área curva fi cou opaca), percebi que, no Brasil, temos muito o que evoluir em relação ao que se produz na Itália, por exemplo.
Você realizou uma palestra durante a feira Formóbile. Qual foi o assunto abordado?
Minha palestra teve dois objetivos: mostrar as principais tendências em design e novos materiais para a indústria moveleira, e estimular fabricantes e designers a buscar informação em fontes seguras para direcionar seus lançamentos. Como consultora da indústria moveleira há mais de 20 anos, posso afirmar que não basta saber o que há de novo no mercado, mas é preciso saber como usar as novidades para agregar valor ao produto. Além disso, o industrial moveleiro deve estar atento aos novos conceitos e perfi s de consumidores para surpreender seu cliente. E este não é um discurso dirigido às grandes empresas, ao contrário, deve servir aos pequenos fabricantes que carecem de um diferencial para garantir seu lugar no mercado.
Você possui um portal, o Trendmovel (www.trendmovel.com). Quais são as suas características?
A indústria moveleira no Brasil passou por profundas mudanças nas últimas duas décadas: assimilou novos processos produtivos e de gestão, e passou a utilizar novas matérias-primas antes desconhecidas. Porém, no que se refere à inovação e ao design ainda temos muito o que evoluir. Sabemos que a indústria moveleira não dispõe de tempo para pesquisa graças às demandas do dia-a-dia. Por outro lado, existem centenas de reportagens e blogs sobre móveis, mas a maioria é produzida por curiosos e leigos, o que apenas confunde o leitor. Na tentativa de contribuir com o avanço qualitativo da indústria moveleira nacional, surgiu o portal Trendmóvel.
A quem é dirigido?
O portal Trendmóvel é dirigido aos industriais moveleiros e designers que desejam manter-se atualizados com conteúdo de alto valor, produzido por especialistas do Brasil e Exterior. O foco do nosso trabalho é mostrar aos fabricantes e profi ssionais ligados à indústria moveleira como uma tendência pode ser traduzida em produtos desejáveis pelos consumidores. Assista ao restante da entrevista realizada com Silvia Grilli na VidroTV (www.vidrotv.com.br).