MAIS SOBRE GUARDA-CORPOS DE VIDRO

Alguns conceitos aplicados nesse produto, que envolvem a segurança dos usuários, valem também para outros

 

CONFORME MENCIONAMOS EM NOSSA EDIÇÃO PASSADA (114, julho/agosto), iremos abordar nesta um pouco mais sobre a questão dos guarda-corpos de vidro, cuja norma técnica está em fase final de revisão na ABNT.

Segundo o consultor Nelson Firmino, a compreensão das normas de guarda-corpos de vidro é importante para que se compreenda também a necessidade de segurança e especificação correta de vidros para outras aplicações, que envolvem risco aos usuários, como as sacadas e fachadas. Nelson foi um dos primeiros consultores do Brasil a realizar ensaios com vidros laminados de temperados em guarda-corpos. Na época, manifestou-se surpreso positivamente com o ótimo desempenho desse tipo de vidro.

A opinião do consultor sobre a utilização de laminados de temperados, aplicados por aparafusamento em torres, difere um pouco da opinião dos entrevistados em nossa edição anterior. Para Nelson, apesar de não estar prevista em norma, a composição mínima de laminado a ser utilizada nesses casos é a junção de dois vidros temperados com 8 mm de espessura. Para esse caso ele não especifica o tipo de interlayer (intercalador) utilizado, lembrando que a utilização de interlayers especiais, mais rígidos, aumentam a resistência mecânica do conjunto, permitindo a utilização de vidros com menor espessura em alguns casos. Acompanhe a entrevista na íntegra:

Barreira de vidro temperado aplicada em desnível inferior a um metro. Instalação se parece com guarda-corpo, mas não é.

 

Revista Tecnologia & Vidro (T&V) – Quando se utiliza laminado de temperados fixados por furos em um guarda-corpo é preciso utilizar o mínimo de 8 mm + 8 mm?

Nelson – A espessura mínima de vidro 8+8 mm se faz necessária por serem os esforços concentrados na região da fixação.

 

T&V – Existe alguma diferenciação entre vidros laminados e vidros laminados de segurança?

Nelson A norma ABNT NBR 14697-2001 especifica no anexo A (normativo), em sua página 13.

Ao ensaiar o corpo de prova, devem atender a uma das condições:

• Não quebrar.

• Numerosos fragmentos aparecem, mas não é permitido que em algum corte ou orifício possa passar livremente uma esfera de aço de 76 mm de diâmetro, ou quando através dela for aplicada uma força de 25 N ao corpo de prova.

• A massa das partículas que se desprendem do corpo de prova até 3 min após o impacto não deve ser superior à massa equivalente de uma área de 10 mil mm2 do corpo de prova.

• O maior fragmento que se destacar do corpo de prova deve ter massa inferior à massa equivalente de uma área de 4.400 mm2 do corpo de prova.

 

T&V – Na sua opinião, por utilizar vidros temperados e ser autossustentável, os vidros aplicados em fechamento de sacadas n.o precisariam atender . determinação de espessuras previstas na norma 7199 para suportar cargas de vento?

Nelson Para utilizar vidros temperados e autossustentáveis, os vidros devem atender às especificações da Norma ABNT 7199 para suportar as cargas de ventos. É o que diz a norma.

 

T&V – Se um conjunto composto por kit de alumínio e vidro com 8 mm de espessura de um sistema de fechamento de sacadas passar no ensaio técnico da ABNT, esse conjunto atenderá à norma apesar dessa baixa espessura? Ou seja, o que manda é o ensaio e não a espessura calculada ou o tipo do vidro?

Nelson O kit alumínio e vidro 8 mm passando no ensaio em laboratório é aceito. O ensaio é majoritário.

 

T&V – Essa regra vale também para guarda-corpos e fachadas?

Nelson Essa regra vale também para guarda-corpos e fachadas – NBR 10821 1-2 Tabela 1.

 

T&V – N.o s.o feitos ensaios para aplicação em todos os andares de um prédio. O que é feito é um ensaio único de um kit que inclui vidros. E, quando aprovado, esse kit é lançado no mercado. É válido dizer que um kit que tenha sido ensaiado para ser posicionado no décimo andar não pode ser utilizado no décimo primeiro sob risco de inconformidade às normas?

Nelson A aplicação do produto deve sempre seguir as especificações normativas ou ensaios específicos. Essa diretriz deve ser seguida em guarda- corpos e fachadas.

 

Em desníveis superiores a um metro, como nesta foto, o vidro utilizado neste guarda-corpo deveria ser, obrigatoriamente, laminado de segurança.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp