Futuro dos kits para vidraceiros e serralheiros será debatido com a ajuda de especialistas
COM O TEMA “POR UMA COMPETIÇÃO SADIA PARA O MERCADO E PARA OS USUÁRIOS” está sendo realizado, no Hotel Comfort, em São Paulo, a primeira edição do Encontro Nacional dos Fabricantes e Revendedores de Kits para Vidraçarias e Serralherias (Enakit). No dia 27 de outubro, fabricantes e revendedores se reunirão para participarem de um dia inteiro de palestras e discussões sobre as normas técnicas e outras questões ligadas a esse setor.
DOS BOXES AOS GUARDA-CORPOS
O número de kits disponÍveis para vidraceiros e serralheiros aumentou bastante desde a década de 70, quando os primeiros foram criados por uma conhecida multinacional para montagem de boxes e exclusivamente para sua rede de revendedores.
De lá para cá, a Tec-Vidro lançou uma versão de kit para box que rivalizava com essa primeira, sendo imitada por diversos outros fabricantes. Depois surgiram os kits para fechamento de janelas e portas de correr da Alclean. Depois vieram o Kit Vitrine, o Kit Pia, Kit Sacada e, mais recentemente, as torres modulares de inox – que não utilizam o nome de kit mas, na essência, tratam-se de um kit para montagem de guarda-corpos – e o Kit Fachada, que é um caso à parte.
CURSOS
A cada lançamento no mercado foram sendo criados cursos para montagem de tais kits, muitos deles patrocinados ou apoiados pelos fabricantes. E foram surgindo também profissionais competentes que passaram a atuar como professores de tais cursos. A verdade é que os kits permitiram a entrada dos vidraceiros e serralheiros em áreas antes reservadas a profissionais especializados, ampliando a atuação das vidraçarias e serralherias no mercado.
QUALIDADE
Em todo ramo de atuação brasileiro existem as boas empresas; ou seja, aquelas que desenvolvem produtos, ou que os aperfeiçoa de forma que a qualidade do produto final montado no cliente seja cada vez melhor. E também aquelas oportunistas, cujo lema é fazer pior para conseguir vender mais barato. Uma das metas do Enakit é destacar as boas empresas do ramo.
O princípio é simples: a Revista Tecnologia & Vidro, como organismo independente dessa área e veículo de comunicação com reconhecida imparcialidade, joga luz sobre a necessidade de conhecimento das normas técnicas que regulamentam esse setor e sobre as possibilidades de ações para melhorar a qualidade de toda a cadeia. O resultado é que as boas empresas participarão; e as oportunistas, tentarão boicotá-lo.
Após o evento, as marcas dos participantes serão divulgadas em reportagem.