Feira do Móvel de Milão

A designer de móveis Silvia Grilli visitou o Salão Internacional do Móvel de Milão (Itália), realizado de 8 a 13 de abril deste ano, como faz há vários anos. Desta vez, entretanto, com olhar direcionado ao setor vidreiro.

Nossa correspondente trouxe consigo diversos conceitos, opiniões e tendências, que reproduz no artigo que se segue. Acompanhe.

Tavolo-Tale-Generale-3 AO Vidro na Indústria Moveleira

O avanço da indústria vidreira e da tecnologia utilizada na fabricação e processamento do vidro multiplicou as aplicações deste material no setor da decoração e, especialmente, na indústria de móveis. Uma pesquisa realizada durante o Salão Internacional do Móvel, Milão (08-13 abril 2014), o maior e mais importante evento dedicado à indústria moveleira, indica as novas aplicações do vidro, o panorama atual, tendências e oportunidades.

bouroullec-glas-italia-designboom05No mercado de móveis populares, o vidro é uma commoditie que agrega pouco ou nenhum valor ao móvel, sendo facilmente substituído por outros materiais. Centenas de indústrias moveleiras ao redor do mundo atualmente importam da China chapas de vidro comum 3 ou 4 mm, a preço muito baixos, tornando o vidro um material pouco valorizado neste mercado. O risco de quebra do vidro sem têmpera agrava a possibilidade de acidentes e prejuízos, e assim as indústrias moveleiras optam pela utilização das peças de vidro em pequenas dimensões (em portas de cozinhas, racks e estantes).

Nas linhas média e alta, o vidro é sinônimo de status e sofisticação, alinhado com as tendências atuais do design mundial. Tampos de mesa, estantes, aparadores, prateleiras, armários, divisórias, camas e até lareiras já exibem o vidro com protagonista. No Brasil, o vidro vem ganhando espaço no mercado moveleiro graças aos atributos inconfundíveis deste material: transparência, brilho e facilidade de limpeza, sendo em muitos casos a única matéria do móvel. Os “vidros de segurança” – temperados, laminados e aramados, pouco a pouco vem conquistando designers, arquitetos, lojistas e consumidores de maior poder aquisitivo.

bouroullec-glas-italia-designboom03Em muitos casos, além do vidro temperado especifica-se também o vidro laminado, devido à segurança que oferece em caso de quebra, e à alta resistência a riscos e manchas. No mercado residencial cresce a utilização do vidro serigrafado temperado (como fator de diferenciação da superfície do móvel), enquanto no mercado corporativo o vidro incolor confere leveza e transparência aos ambientes mais sóbrios, proporcionando a sensação de bem-estar. Porém, o vidro curvo é ainda pouco explorado no mercado de arquitetura e design, devido à baixa oferta de moldes de curvatura. Se comparados com a complexidade dos moldes disponíveis na Itália (país líder na produção de móveis com vidros), as peças em vidro curvo aqui disponíveis limitam a criatividade dos designers ou inviabilizam comercialmente os projetos mais arrojados. Por outro lado, as indústrias vidreiras justificam a oferta restrita de moldes à falta de interesse do setor moveleiro.

tonellimiragealtaComponentes e dispositivos

A falta de componentes prontos e dispositivos de união entre as partes é outra dificuldade dos moveleiros em relação ao vidro. Na Itália, as indústrias desenvolvem seus próprios componentes e ferragens como meio de diferenciação através do design. Mesmo as empresas italianas de pequeno e médio porte desenham e encomendam para pequenas oficinas seus próprios conectores, articuladores e puxadores em latão polido e cromado. Esta ação garante o diferencial das empresas e de seus produtos, mais valorizados no mercado.

Neste momento histórico, época em que os projetos focados na sustentabilidade ganham grande ênfase, os vidros representam um forte atributo nos projetos de móveis, pois são 100% recicláveis e apresentam um longo ciclo de vida que poupa o meio ambiente. Um dos cases mais representativos desta filosofia é a empresa Valcucine, pioneira na fabricação de cozinhas totalmente recicláveis em alumínio e vidro.

Entre os destaques do Salão Internacional do Móvel Milão 2014 estão os produtos da Glas Italia. A coleção Diapositive composta por banco, divã, escrivaninha e estante, é fabricada em cristal extralight termossoldado com elementos em madeira e feltro. Todos os itens que compõe baseiam-se num sistema de montagem de painéis de vidro simples, onde as bordas são protegidas com pedaços de madeira maciça natural, contrapondo a imagem de fragilidade do vidro.

Tonelli Design, mais uma vez, surpreendeu com a nova linha de mesas Mirage. Neste projeto especial, a mistura do vidro transparente e do espelho com a madeira cria uma ilusão de ótica surpreendente e aconchegante. O recobrimento das peças de vidro com lâminas de madeira natural é obtido através de um novo processo de colagem desenvolvido pelo fabricante.

O Salão Internacional do Móvel Milão é sempre palco de muitos lançamentos e novidades pautadas pelo desenho apurado e pela excelência no acabamento, independentemente do material utilizado. Nas peças de vidro chamam atenção as lapidações e colagens perfeitas, que são resultado da intensa pesquisa da indústria vidreira voltada para o design de interiores e mobiliário.

SILVIA-GRILLISobre Silvia Grilli

Designer de Produto com especialização em design de interiores na Scuola Lorenzo de Médici (Florença), é consultora de diversas empresas do setor móveis/decoração e consultora de projetos para organizações públicas e privadas. Iniciou sua carreira em empresas como Arredamento, Vogue e Forma Design e, após um período na Itália trabalhando em escritórios de arquitetura, voltou ao Brasil e fundou seu próprio estúdio, a Studesign Projetos. Atua periodicamente como professora-convidada na pós-graduação em Movelaria do SENAC e Universidades. Em seu portfólio constam projetos premiados e coleções de móveis desenvolvidas com exclusividade para lojas de design em todo o Brasil.

Silvia é autora do livro “Um designer sozinho não faz milagres” (Ed. Rosari – Fevereiro/2011) e atualmente é gerente de conteúdo do portal trendmovel.com,  dedicado à pesquisa de tendências  para a indústria moveleira além de manter um blog dedicado ao estudo da prática do design no Brasil e no mundo: www.estudesign.blospot.com

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp