O vidro no design de móveis

Salão Internacional do Móvel de Milão 2016 confirmou o avanço do vidro como matéria prima no design de móveis

Tonelli_Lens2_Lens3_PaoloGrasselli_01

O tradicional Salão Internacional do Móvel de Milão (11 a 14 de abril de 2016) confirmou avanço do vidro como matéria-prima no design de móveis. Conforme alertamos desde 2014, aqui na revista Tecnologia & Vidro, o vidro vem ganhando espaço na indústria moveleira, e destacando algumas marcas que apostam neste material como protagonista em suas criações. Nossa pesquisa anual, realizada no maior e mais importante evento dedicado à indústria moveleira mundial, revela as novas tendências e oportunidades para designers e fabricantes interessados em agregar valor aos seus produtos, tendo o vidro como ponto de partida.

Tonelli_Pulse_KarimRashid_02Além dos atributos inconfundíveis, como transparência e brilho, as peças de vidro no mobiliário também abusam da pintura e da serigrafia como forma de valorização das superfícies lisas e de fácil manutenção. Neste ano, em comparação com os anos anteriores, os vidros aramados e impressos (fantasia) ganharam ainda mais espaço no design de móveis, conquistando definitivamente um lugar neste mercado. E, como o Salão de Milão recebeu mais de cinco mil profissionais brasileiros (designers, arquitetos e mídia especializada), é possível que a aplicação de vidros no design de móveis e interiores cresça também por aqui.

A marca italiana Valcucine, pioneira na fabricação de cozinhas 100% recicláveis, produzidas em alumínio e vidro, reforçou seu discurso ligado à sustentabilidade, mas não lançou novos produtos na coleção Artematica Vitrum. De qualquer modo, se o leitor não conhece esses produtos, vale a pena pesquisar: são cozinhas desenhadas para garantir um longo ciclo de vida, que poupam o meio ambiente e revelam uma filosofia de vanguarda.

Entre os destaques do Salão Internacional do Móvel de Milão 2016 estão os produtos da Tonelli Design, que mais uma vez surpreendeu o mercado com uma gama variada de produtos e com design original baseado no desenho apurado e na excelência do acabamento. Um toque de cor e a mistura com outros materiais estão presentes na nova coleção, que exibe lapidações e colagens perfeitas.

Nesta edição do Salão do Móvel notamos que as empresas especializadas na fabricação de móveis em vidro investiram pouco em curvatura, ao mesmo tempo em que as formas retas e composições geométricas perderam a força. No design de móveis com vidros estão em alta as formas mais orgânicas e inspiradas na natureza, em contraponto com o apelo industrial que o vidro carrega.

Um dos projetos conceituais mais comentados foi “Credenza”, uma coleção assinada por Patricia Urquiola e pelo artista gráfico Federico Pepe, ambos convidados para restabelecer o valor de vitrais através de peças de mobiliário contemporâneo. Inspirando- se nas janelas de locais sagrados, como os criados por Gerhard Richter para a Catedral de Colônia, a dupla criou uma linha de móveis coloridos com desenhos geométricos e composições marcantes em vidro azul, vermelho e amarelo.

A dupla brasileira Fernando e Humberto Campana criou o novo aparador Aquário para a marca espanhola BD Barcelona Design. A peça destaca-se pelos recortes preenchidos com vidro verde ou azul. O aparador exibe o vidro colorido também nas prateleiras internas, e espelho no fundo do móvel. Em nota à imprensa, os designers brasileiros afirmam sua preferência por misturar materiais diferentes – um quente e um frio. “Isso é parte da nossa linguagem de design”.

Silvia Grilli é designer de móveis e responsável pelo site TrendMóvel:
www.trendmovel.com

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp