A NürnbergMesse Brasil completou 15 anos de operação no país com um faturamento recorde, 175% maior que o de cinco anos atrás: R$ 110 milhões.
Com um evento reservado a jornalistas das áreas em que atua a NürnbergMesse Brasil comemorou, no mês de novembro de 2024, 15 anos de atuação no país. Na coletiva foi apresentado um relatório das feiras e áreas em que a empresa atua, que atualmente é composto por 16 eventos que reúnem cerca de 170 mil pessoas. Para se ter uma ideia do crescimento atual, em 2019 foram apenas 9 grandes feiras, que atraíram 78 mil visitantes.
A décima sexta feira dessa multinacional alemã está prevista para ser realizada em novembro de 2025, trata-se da Construlev Expo, em parceria com a Associação Brasileira de Construção Leve e Sustentável (ABCLS).
A Construlev Expo abordará a Construção Modular e também as principais vertentes da construção leve: Drywall, Steel Frame Wood Frame, que são sistemas compostos por uma estrutura que pode ser em aço galvanizado ou madeira e tendo como material de fechamento chapas cimentícias, chapas de gesso para drywall e OSB de madeira, além de materiais de acabamento e lãs absorventes para tratamento acústico.
No setor vidreiro a NürnbergMesse Brasil é bastante conhecida por sua atuação como organizadora da feira Glass South America, promovida com apoio da Abividro e da Abravidro. No mercado nacional se proclama a mais completa promotora de eventos e congressos do Brasil.
Por que o nome Nürnberg?
Nürnberg, ou Nuremberg, em português, é uma cidade no estado da Baviera, na Alemanha, conhecida por seu rico patrimônio histórico, cultural e arquitetônico. A cidade foi um importante centro de comércio e produção durante a Idade Média e, ao longo dos séculos, desempenhou um papel crucial na história alemã.
A vocação para realização de feiras teve início no século XVI: A cidade sediava um dos mais famosos mercados de Natal do mundo, o Christkindlesmarkt, recebendo anualmente milhares de visitantes que apreciavam as decorações, os produtos artesanais e as especialidades da época natalina, muitos produzidos na própria cidade.
Com o tempo passou a sediar feiras de diversos outros setores, adquirindo know-how centenário na organização de eventos e recepção de visitantes.
Por tradição, a empresa adota o nome dessa cidade, com população de pouco mais de meio milhão de habitantes, apesar de já atuar mundialmente, inclusive adquirindo diversas empresas promotoras de eventos em todo o mundo.
Atuação em diversos setores
Com a Construlev Expo a Nürnberg Messe passa a atuar em 28 setores econômicos. “Todas as nossas feiras são de mercados relevantes para o PIB nacional. Elas aquecem a indústria e fomentam novos negócios”, afirma João Paulo Picolo, presidente da organizadora e vice presidente da Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos) que, no evento divulgou a importante informação de que as feiras e eventos já representam 4% do PIB nacional.
A Nürnberg Messe Brasil conta com feiras em segmentos como o farmacêutico, cosmético, de construção, tintas, vidros, veterinário, calçados, aviação, pet e outros.
Segunda maior operação fora da Alemanha
Com os avanços dos últimos anos, a NürnbergMesse Brasil se tornou a segunda maior operação do Grupo NürnbergMesse fora da Alemanha.
De acordo com Peter Ottmann, CEO do Grupo NürnbergMesse, nesses 15 anos de história, foram investidos mais de R$ 60 milhões no Brasil, e o retorno obtido foi muito rápido.
“Hoje a NürnbergMesse Brasil já realiza roadshows de seus eventos em outros países da América Latina e acreditamos que essa influência na região deva aumentar com o tempo, o que certamente contribuirá com o desempenho do grupo como um todo”, acrescenta Ottmann.
A NürnbergMesse fechou 2023 com mais de 150 grandes eventos realizados pelas 7 subsidiárias e afiliadas, que reuniram mais de 28 mil expositores e 1,3 milhões de visitantes.
Parceria APEXBrasil
Em um ano de celebrações, a NürnbergMesse e a NürnbergMesse Brasil negociam uma parceria com a APEXBrasil para facilitar a participação de empresas brasileiras em feiras e eventos internacionais organizados pelo grupo.
A iniciativa, que deve entrar em vigor já no início de 2025, se dará por meio do programa ApexBrasil +Feiras.
No acordo, válido por 5 anos, a empresa interessada em expor fora do país tem o estande subsidiado pela ApexBrasil para participar de encontros de negócios promovidos pela NürnbergMesse da Alemanha, com suporte da subsidiária brasileira.
O objetivo é permitir que marcas nacionais mostrem seus produtos e serviços no cenário mundial com auxílio estratégico e financeiro.
Atualmente a NürnbergMesse Brasil é um hub completo na área de eventos, que conta com as seguintes unidades de negócios:
- Nilab, um laboratório de dados que usa inteligência humana e artificial para conectar empresas;
- NMB On Demand, que organiza eventos personalizados;
- NMB Services, que dá suporte total para a montagem e desmontagem de estandes;
- NMB Spaces, com espaços completos para encontros de negócios;
- NMB Travel, que realiza missões empresariais e de networking em feiras do Brasil e do exterior;
- NMB W, plataforma que conecta profissionais a recrutadores com oportunidades de emprego.
“Ou seja, formamos um ecossistema que auxilia o setor de eventos de ponta a ponta. Nosso objetivo é seguir assim, ajudando toda essa cadeia que é indispensável para a economia do país”, finaliza Picolo.