Intercalador estrutural ampliou as possibilidades do vidro em todo o mundo
Em 2018 o produto interlayer (intercalador para vidros laminados) SentryGlas®, da Kuraray, completou 20 anos de utilização no mercado mundial. Originalmente desenvolvido para atender aos requisitos de desempenho do mercado de envidraçamento de impacto de furacão, para proteção contra detritos trazidos pelo vento, o SentryGlas® tornou-se reconhecido por engenheiros e arquitetos como o padrão ouro para aplicações de envidraçamento estrutural. A alta resistência do SentryGlas® permitiu que o vidro fosse usado de maneiras únicas e não possíveis aos interlayers tradicionais.
O vidro antes considerado um material frágil sem especialidades estruturais pôde, graças às propriedades do SentryGlas®, ser usado para substituir o metal e o concreto.
Em comemoração a este grande marco e para honrar todas as grandes conquistas em envidraçamentos estruturais possibilitados, a divisão Kuraray PVB realizou um concurso mundial, denominado: “SentryGlas® Innovation Award”.
A competição decorreu de 21 de junho a 7 de setembro do ano passado, recebendo mais de 50 inscrições. Os vencedores foram selecionados em três categorias: engenharia, resiliência e estética. Uma equipe internacional de jurados selecionou os vencedores com base em diretrizes específicas. Para a engenharia, os colaboradores procuravam projetos que realmente ultrapassassem os limites do vidro ou superassem os desafios do empreendimento. Na categoria de resiliência, o projeto usa o vidro de maneira a proteger as pessoas, mas com proteção transparente para os usuários do edifício ou da estrutura. Por fim, para a estética, atentaram aos edifícios ou estruturas consideradas obras de arte.
A cerimônia de premiação foi realizada durante a feira Glasstec, na Alemanha. Confira os vencedores:
O prêmio dado a categoria de engenharia foi para Eckersley O’Callaghan & Arup de James O’Callaghan, com: “The Steve Jobs Theater Pavilion”.
Menções honrosas incluíram, entre outras: “10 Hudson Yards”, da W& W Glass”.
Na categoria de resiliência, o projeto vencedor foi a “Ponte de Vidro Zhangjiajie”, da He’nan Fuxin Glass Co., Ltd.
Outros projetos foram citados similarmente de forma decorosa, como: “Hospital da Universidade de Iowa”, por Cricursa e CBRE
A categoria final da estética foi concedida ao “Guilan Wanda Travel Center”, por Mingo Chen, da Guangdong South Bright Glass Technologies.
E por fim, foram também mencionadas de maneira honrosa as criações: Escultura em Vidro “Grasett Park” por Entuitive