Nossa reportagem selecionou trinta espaços que apontam tendências na utilização de vidros
Até o dia 23 de julho estará aberta para visitação a maior mostra de decoração da América Latina, denominada Casa Cor São Paulo, no Jockey Club. Neste ano o tema abordado nos 69 ambientes criados por mais de uma centena de profissionais é: Foco no Essencial. A reportagem da Revista Tecnologia & Vidro selecionou 30 ambientes que fizeram boa utilização de vidros, apontando tendências. Confira!
JARDIM E BILHETERIA DA LUXÚRIA – JOSÉ MARTON
Criada a partir da planta de um labirinto, com suas paredes erguidas verticalmente e revestidas de espelhos, o projeto tem como objetivo criar provocações nos visitantes por meio de seus reflexos. Nas duas paredes espelhadas de entrada, a frase adesivada “É PROIBIDO FAZER SELFIE” faz parte do processo provocativo sobre o comportamento contemporâneo das pessoas quando se deparam com um espelho e um celular em mãos.
CASA NIWA – YAMAGATA ARQUITETURA – PALOMA YAMAGATA, ALDI FLOSI E BRUNO RANGEL
Com 185 m, o ambiente projetado pelo escritório carioca esbanja contemporaneidade. Totalmente integrado pelos vidros ao jardim, projetado em parceria com o paisagista Alex Hanazaki, traz um conceito minimalista, afetivo e com toques orientais. No quarto, uma TV embutida em espelho se destaca com seu toque altamente tecnológico.
EXPERIÊNCIA ORNARE – DAVID BASTOS
Ao projetar o espaço, David Bastos revela a intimidade de um casal em um universo particular de 130 m. Ao percorrer o ambiente, descobre-se onde a privacidade pode ser mantida, porém, exposta com vidros como em uma vitrine, como o closet, lugar seguro para guardar as roupas e os objetos mais valiosos, já que são itens que representam e identificam a individualidade de cada um.
CASA DA MATA – OLEGÁRIO DE SÁ E GILBERTO CIONI
A Casa da Mata foi pensada no desejo de conectar as pessoas à natureza, seja na cidade, no campo ou na praia. Este refúgio de 200 m apresenta uma verdadeira simbiose entre o rústico e o moderno, bem-representada pelos materiais naturais brutos empregados de diferentes maneiras, como é o caso da madeira e da pedra; e tecnológicos, como vidros e espelhos. No coração da casa, uma das soluções arquitetônicas que surpreendem é uma grande caixa de espelho com 2 m de altura delimitando a área íntima da ala social.
CASA DA PRAIA DECORTILES – MARINA LINHARES
Uma casa repleta de referências nacionais, que remete ao encanto paradisíaco, às cores vibrantes e à brisa refrescante das praias brasileiras. Como ponto de partida, o projeto de 243 m conta com o azul e o branco, tonalidades que apontam para o mar e o verão, e que definem toda a paleta e a atmosfera do espaço.
COZINHA URBANA – PATRÍCIA PASQUINI
A arquiteta fez dos 53 m um espaço prático e amplo para cozinhar, conversar e receber confortavelmente a família e os amigos. Outro ponto alto está no equilíbrio da paleta de cores, marcado pela mesa de jantar rústica, prateleiras de vidro e um mosaico de espelhos triangulares de cor bronze na parede.
ESPAÇO DOS CONVIDADOS – DENISE BARRETTO
Ambientes integrados num único e amplo ambiente, o living com lareira e a cozinha gourmet estão sempre conectados ao gostoso jardim de 118 m, graças aos generosos panos transparentes de vidro. Logo na entrada, os convidados são recepcionados por uma charmosa praça com um jardim tropical também idealizado pela arquiteta e, ao fundo, um grande espelho na “cabeceira” de uma piscina retangular promove a sensação de maior amplitude.
CASA COSMOPOLITA COSENTINO – PAOLA RIBEIRO
Com uma planta de 180 m, a Casa Cosmopolita tem inspiração nos anos 1970 e traz o uso do dourado nos acabamentos. Prático, com espaços amplos e integrados – sem deixar de manter a individualidade –, o ambiente é completo. Integrada ao verde, a casa é muito bem ventilada por meio de brises pivotantes. O tampo da mesa central promove maior requinte ao local.
CASA GRAFISMO – LEO SHEHTMAN
Com 116 m, o espaço é dividido entre living e área gourmet. O profissional utilizou o contraste entre luz e sombra, claro e escuro, presença e ausência, tudo em harmonia para criar uma realidade tangível ao olhar e sentir. Destaque para o painel envidraçado da entrada, composto por vidros “Fantasia” nos padrões canelado e martelado.
BAR DO JARDIM – MARCOS CARACHO
Com sua primeira participação na mostra, Caracho traz as principais características de seu trabalho: as soluções espaciais envolvendo tecnologias e materiais de forma contemporânea e as intervenções coerentes com o modo de vida atual. Janelas grandes e espelhos são utilizados de forma a dosar a luminosidade na medida certa.
BOULANGERIE – ALESSANDRA K
Panos de vidro integram o interior com a paisagem externa. E o material compõem mesas menores com formatos geométricos e recobre uma grande mesa central construída com madeira envelhecida.
LOFT DO DESIGNER – ADRIANA HELÚ, CAROLINA OLIVEIRA E MARINA TORRE LOBO
Voltado para um casal amante da arte, do design, da literatura e de viagens, o Loft do Designer é dividido em quatro ambientes: living, gourmet, suíte e banheiro integrado ao closet. Destaca-se a combinação entre materiais tradicionais e modernos, cores e texturas, entre eles madeira, aço e vidro.
LIVING INTERATIVO – BÁBARA JALLES
A arquiteta e designer de interiores desenvolveu um ambiente com ar contemporâneo, cujo principal conceito é a presença de três funções distintas em um único ambiente: trabalho, recepção de amigos e local de lazer e descanso. Pensando nas visitas, uma cristaleira-bar foi especialmente projetada para o local, dotada de adega envidraçada.
LOFT RAMANOV – CAROLINA MAURO, DANIELA FRUGIUELE E FILIPE TRONCON
A ausência de paredes contempla um espaço moderno e prático para abrigar as necessidades diárias, sem perder o charme e a privacidade. O vidro compõe um guarda-corpo e participa da integração com o espeço íntimo do quarto. Destaca-se também um quadro espelhado e iluminado, que proporciona uma ilusão tridimensional de maior amplitude do local.
LOFT DE PRAIA – ANDREA TEIXEIRA E FERNANDA NEGRELLI
O quarto tem piso de madeira de demolição e elementos lúdicos que garantem ainda mais a sensação de relaxamento. O destaque é para dois sofisticados orquidários, revestidos ao fundo com espelhos envelhecidos.
ATELIÊ – FERNANDA TEGACINI, NATHALIA MOUCO E FERNANDA MORAES
O ateliê de 40 m faz as vezes de home office e aposta em materiais naturais, como a madeira e o tijolo, para imprimir uma atmosfera de aconchego, e em mobiliário brasileiro. A mesa de centro com vidro espesso e base criativa confere o aspecto de nobreza e sofisticação a local.
ESTÚDIO COM PÓRTICO – ALEXANDRE GEDEON E HUGO SCHWARTZ
O estilo de morar no qual as paredes são eliminadas e dão espaço à integração, muitas vezes com vidros, surgiu em Nova Iorque, na década de 1970, onde velhos galpões e armazéns foram reformados para servir de moradia a profissionais liberais, artistas, publicitários e executivos. Essa foi a principal inspiração do projeto do loft de 95 m, que traz o conceito cosmopolita pautado em ambientes compactos e integrados, favorecendo o convívio entre as pessoas.
CASA DE VIDRO RENAULT – ALEXANDRE DAL FABBRO
O espaço tem como premissa a integração do ambiente interno com a área externa. Inspirado na arquitetura dos anos 1940 do americano Richard Neutra, Alexandre cria um volume arquitetônico com uma estrutura metálica leve, marcada por planos lineares e grandes panos de vidro que permitem a visão do jardim vertical, do terraço e da garagem Renault, totalizando uma área de 180 m.
LOUNGE DOS AMIGOS – PATRÍCIA HAGOBIAN
Distribuído em 89 m, o espaço apresenta os três ambientes delimitados por biombos de vidro com borda de madeira, que demarcam as áreas e as propostas, mas ao mesmo tempo mantêm a amplitude desejada. Entre os destaques do espaço está uma extensa mesa envidraçada e um baú de vidro e bordas de cobre.
QUARTO DA MENINA – LUCY AMICÓN E VANESSA IRENO
Os nichos coloridos em tons de azul e verde procuram sair do óbvio rosa para meninas. Dentro dos nichos os quadros temáticos, desenvolvidos pelo artista plástico Enrique Rodriguéz e baseados no balé O Quebra-Nozes, incluem uma mesa individual com tampo de vidro posicionada diante de um grande espelho de parede.
ESTÚDIO TEMPO – BRUNO CARVALHO
Envolvido pelo tema Tempo, o designer apresenta um ambiente acrônico, harmonizado por características do modernismo com o alto rigor geométrico, presente no design moderno. O projeto sensorial é marcado por tendências internacionais com móveis de linhas curvas, espelhos com recortes na parede, lustre e arandelas de murano italiano.
LAVABO DECA – LUCAS FERREIRA COELHO
Projeto assinado pelo vencedor do concurso Estudos Deca, que possui apenas 19 anos, o lavabo de 8 m traz uma inspiração industrial e urbana que caracteriza pelos tons de cinza no cimento queimado e no grafite. Destaque também o revestimento de pequenas peças de espelhos com lapidação bisotê nas paredes.
ESTÚDIO BOSSA – MARLON GAMA
O elemento surpresa da decoração fi ca por conta de um móvel inusitado, a sofisticada mesa de pebolim com design italiano e detalhes de vidro. A peça, com custo de R$ 180 mil, além de garantir o entretenimento no ambiente foi estrategicamente colocada entre o quarto e o home office, justamente para ter a função de dividir os ambientes.
SUÍTE MÁSTER – THIAGO MANARELLI E ANA PAULA GUIMARÃES
Os profissionais imprimiram em 56 m uma atmosfera arquitetônica atemporal, harmonizando características do classicismo com o geometrismo presente no design contemporâneo. Uma prateleira iluminada com LEDs, uma divisória com vidros aramados e espelhos iluminados em um canto diferenciam a instalação.
ESTÚDIO DE LEITURA – RENÉ FERNANDES
Espaço para se refugiar do restante da casa para tomar um vinho, ler seu livro de cabeceira e permanecer em tranquilidade por algumas horas. O ponto de partida da ambientação é a mesa Cavour – um tributo ao seu criador, Carlo Mollino, ícone do design italiano. Trata-se de uma peça forte, orgânica, feita de madeira clara, com tampo de vidro, gaveteiro e porta-objetos acoplados revestidos com espelhos. Ao lado dela, o cantinho do vinho possui suporte para as garrafas e uma estante com cuba, onde a taça pode ser higienizada após a degustação.
LOUNGE DA SALA DE BANHO – PAULA LEME E LUCIANA BICHERI
A aposta do espaço de 60 m é na diversidade artística, em poucas peças de design e muita madeira nas estruturas, nos revestimentos e na movelaria. O projeto prima pela exaltação de elementos que remetem à natureza e destaca tudo com a instalação de espelhos no teto.
ESTAR REFLETIDO – SANDRA PICCIOTTO
Chique e cheio de bossa, o grande destaque do Estar Refletido, projeto de 80 m, é o teto espelho bronze. Ao entrar neste espaço, o observador se deparará com o objeto, criando uma visão oposta do espaço e amplitude não só espacial mas também do âmago do seu eu. A essência do projeto é um ambiente genuinamente de convívio ou simplesmente para estar consigo mesmo.
CASA SUSTENTÁVEL – MARIANA CREGO
Uma viagem à Tailândia serviu de mote para o ambiente de 63 m. A arquiteta optou pela madeira de reflorestamento como método construtivo, matéria-prima em abundância no Brasil. A faixa de vidro divide o módulo do quarto com a sala, criando volumetria na arquitetura e mostrando que a habitação pode ser modulada. A sala de jantar fi ca alocada na varanda, uma forma de brincar com os espaços e mostrar o cômodo grande, mesmo em uma morada pequena.
SERVIÇO
Período: de 23 de maio a 23 de julho
Horário: Terça a domingo, das 12h às 21h
Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, 1.075 – Cidade Jardim
Ingressos:
De terça a quinta-feira
Ingresso inteiro: R$ 56,00
Meia-entrada: R$ 28,00
Sexta, sábado, domingo e feriados
Ingresso inteiro: R$ 70,00
Meia-entrada: R$ 35,00
Valet: R$ 35,00