Colagem de vidros sem mistérios

A colagem de vidros pode ser um processo simples e sem segredos, confira no passo a passo.

Como diria qualquer camelô de nossas grandes metrópoles: “Não requer prática nem tampouco habilidade”. Realmente essa é a frase a ser dita para quem quer ingressar no ramo de colagem de vidros.

Na verdade, a prática e a habilidade ajudam sim, mas ter a tecnologia, as ferramentas e os acessórios corretos é que realmente faz a diferença. A Häfele do Brasil está apresentando ao mercado uma linha completa de ferramentas e acessórios que vão mudar o conceito daqueles que tentaram realizar algum trabalho em colagem com cura por luz UV e se deram mal. Segundo o supervisor técnico da empresa, Jürgen Emmesberger, a Häfele atua há vários anos no Brasil através de representantes comerciais e desde 1998 se instalou definitivamente no Brasil. Era desconhecida, entretanto, do setor vidreiro por ter se dedicado inicialmente ao setor moveleiro. Recentemente passou a apresentar as novidades da empresa, que prometem incrementar esse segmento. Emmesberger explica: “a novidade não é a colagem ultravioleta, isso já existe há alguns anos”. A Häfele decidiu trazer acessórios essenciais para a produção de móveis, como dobradiças, corrediças, suportes para prateleiras, fechos magnéticos, adaptadores para pés de rodízios, passa fios e cabos e diversos outros para fazer os móveis funcionarem.

Trouxemos também um kit básico com todas as ferramentas necessárias para iniciar a produção, como secador, cola, lâmpada, raspador e outros, além de componentes avulsos, como gabaritos para colar em ângulos predeterminados ou para posicionar as peças na posição certa. Todo material é importado e possui grande precisão e qualidade. Acompanhe, na seqüência, duas colagens com vidros utilizando os equipamentos e acessórios da Häfele. As colagens foram realizadas na sede da Häfele, em São Paulo, e foram feitas pela empresa vidreira AJCN, sob supervisão de seu diretor, Antonio Jairo Costa Nogueira e por Emmesberger.

Confira abaixo o passo a passo

1

PASSO 01

O kit para colagem oferecido pela Häfele é composto por uma maleta especial articulada, contendo farolete com lâmpada ultra-violeta, secador, produto de limpeza, espátula, dois tipos de cola (vidro-vidro e vidro-metal) e óculos de proteção.

 

 

2

PASSO 02

Inicialmente produzimos um aparador de parede no tamanho de 1,50 m por 82 cm de altura e 40 cm de profundidade, com somente três peças de vidro na espessura de 15 mm. Emmesberger destaca que essa peça só é possível com o vidro e a cola UV. “Nenhum outro material permite que essa peça seja montada com esse tamanho sem reforços ou travessas extras”, comenta.

 

3

PASSO 03

Primeiro se posicionam as ventosas especiais para ângulos retos, fornecidas pela Häfele separadamente do kit. Elas irão manter o vidro posicionado exatamente em 90 graus. Limpa-se o vidro e aplica-se no local da colagem o secador para eliminar a umidade do local e garantir que o vidro esteja na temperatura de 20 a 22 graus antes de aplicar a cola.

 

4 5

PASSOS 04 e 05

Aplica-se em seguida a cola. Uma grande vantagem da cola UV é que ela não cola enquanto não for aplicada a lâmpada pelo tempo determinado. A Häfele fornece uma tabela que permite calcular a quantidade de cola e o tempo de exposição da lâmpada em cada aplicação. Geralmente é utilizada uma camada extremamente fina.

6 7

PASSOS 06 e 07

Apoia-se o vidro que servirá como pé e fixa-se com a ventosa especial.

 

 

8

PASSO 08

A lâmpada UV é aplicada por 40 segundos. Tempo suficiente apenas para se fazer uma pré-colagem.

 

 

 

 

9

PASSO 09

Com espelho se vê a qualidade da colagem, verificando se não ficaram bolhas entre as partes coladas.
Se a camada estiver fina e as partes bem fixadas, os vestígios da cola desaparecem e a colagem fica literalmente invisível.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp