Duas técnicas para se montar corrimãos e guarda-corpo

wrglass

Acompanhamos as montagens dos sistemas desenvolvidos pela Wr Glass

A equipe de reportagem da revista T&V acompanhou passo a passo a montagem de Guarda-Corpos da Wr Glass, empresa especializada na fabricação de acessórios usinados em aço inox e alumínio e que passou recentemente a fornecer diretamente a vidraceiros (veja anúncio nesta edição).

A equipe acompanhou a montagem de dois sistemas, o primeiro feito com barra roscada (ou rosqueada) e parabolt e o segundo com a torre vertical.
Wilmerson Rodrigo, diretor-proprietário da empresa explica que o primeiro sistema (com barra roscada) é preferido para locais públicos, como bancos e lojas, por ser mais tradicional e ter conquistado a confiança dos usuários. O segundo sistema também é seguro, mas por ser novidade no mercado tem sido mais utilizado em projetos residenciais por seu melhor apelo estético.

As montagens foram realizadas no showroom da própria empresa, localizada na cidade de Diadema (SP).

Montagem de Guarda-Corpo com Barra Roscada e Parabolt

O denominado Sistema de Fixação com Barra Roscada (ou rosqueada) e Parabolt será demonstrado em duas etapas. A primeira consiste em montar o guarda-corpo partindo da parede e sustentada por colunas quatro fendas da Wr Glass.

Passos 01 ao 11

01PASSO 01
Depois de preparar os materiais e ferramentas a serem utilizadas na instalação, realize as medições para afixação das barras roscadas com parabolt, que sustentarão as colunas quatro fendas do sistema. Lembrar que o espaço entre a parede e o centro da primeira coluna deve respeitar o mínimo 1 m e o máximo 1,20m.

 

02PASSO 02
Para a perfuração, é utilizada uma broca para concreto nº 14. Em seguida, deve ser introduzida a parte inferior da barra roscada com parabolt no furo.

 

 

03PASSO 03
Para apertar e fixar a barra roscada com parabolt, a dica é utilizar um método simples de travamento. Com um alicate trava-se a parte superior da barra roscada com parabolt e com uma chave de boca nº 17 na parte inferior da barra roscada procede-se o aperto e ajuste.

 

 

 

04PASSO 04
Furar e fixar barras roscadas com parabolt em outras colunas da instalação.

 

 

 

05PASSO 05
Após a fixação, introduza a coluna quatro fendas pela parte superior. Esta coluna será a primeira do sistema do guarda-corpo.

 

 

 

06PASSO 06
Colocar a canopla superior redonda na coluna quatro fendas

 

 

 

 

0708PASSO 07 e 08
Na ponta da barra roscada com parabolt coloque a meia cana rosca interna desmontada, apertando até o final com a haste de uma chave de fenda.

 

09PASSO 09
Com uma chave canhão 8 mm, fixar o terminal de parede duas polegadas para tubo de encaixe na extremidade da coluna.

 

 

 

10PASSO 10
Colocar o tubo na parte superior das colunas encaixando junto à meia cana rosca interna e ao terminal de parede.

 

 

 

11PASSO 11
Com uma chave Allen 3/16 apertar o encaixe da meia cana rosca interna no tubo.

 

 

 

 

Passos 12 ao 20

12

13PASSO 12 a 14
Na sequência, meça a altura do vidro na coluna quatro fendas, partindo do chão até limite do encaixe superior, que não deve ultrapassar 1,20m. Em seguida é utilizada uma chapa de madeira (compensado) de 06 mm para marcação dos encaixes na coluna quatro fendas. Esta marcação servirá de modelo para a furação nos vidros nas medidas corretas.

15 PASSO 15
Em seguida são afixadas as presilhas de parede na mesma altura das presilhas das colunas.

 

 

 

 

1617 PASSO 16 e 17
Com as medidas e furações corretas, aproxima-se o vidro nas presilhas da primeira coluna 4 fendas e nas presilhas da parede. Depois fixar o vidro com as pinças e cortiças de plástico.

1819 PASSO 18 e 19
Com uma chave allen número quatro apertar o parafuso de fixação das presilhas na parede e também na coluna quatro fendas.

 

20 PASSO 20
Após o vidro estar afixado na primeira coluna, realizar os procedimentos descritos nas etapas 12 e 14, na afixação do vidro da segunda coluna.

 

 

 

Montagem de guarda-corpo com Torre Vertical

Passos 21 ao 30

 

21 PASSO 21
Para finalização da montagem, na segunda etapa, foram utilizadas as torres verticais de inox Wr Glass.

 

 

 

 

 

 

22 PASSO 22
Medir o espaço entre o centro da torre vertical e a outra torre, respeitando o espaço máximo de 1,20 m entre elas. Após a marcação, proceder os furos com uma broca 10 mm fixando a torre vertical.

 

 

2324PASSO 23 e 24
Colocar os parafusos e buchas de aço de 10 mm nos furos da torre vertical. Aproximar e encaixar a torre vertical nos furos.

 

 

25 PASSO 25
Com um martelo, dar levemente um ajuste nos parafusos da torre vertical dentro dos furos.

 

 

 

 

26 PASSO 26
Ajustados os parafusos, apertá-los com uma chave 11.

 

 

 

 

27 PASSO 27
Finalizar encaixando a tampa externa na torre vertical.

 

 

 

 

2829 PASSO 28 e 29
Tirar as medidas do vidro com uma chapa de madeira de compensado 6 mm. Para o molde de vidro tomar como base 90 cm de altura e 02 m de comprimento. Anotar as medidas com uma caneta na chapa de madeira.

 

30 PASSO 30
Tirar as medidas dos encaixes da presilha parte superior e também do encaixe na parte inferior da torre vertical.

 

 

 

 

Passos 31 ao 38

 

31 PASSO 31
Encaixar o vidro na parte inferior da torre vertical. Colocar o anel de vedação no pino de fixação e rosquear no furo da torre vertical.

 

 

 

 

32 PASSO 32
Com uma chave allen número quatro, apertar os parafusos que prendem o vidro à torre vertical.

 

 

 

 

33 PASSO 33
Colocar na parte inferior do tubo de encaixe duas polegadas uma pequena tira de borracha (não inclusa no fornecimento do produto, mas que pode ser encontrada em lojas de materiais para construção) para um melhor encaixe.

 

 

 

3435 PASSO 34 e 35
34 e 35.Com o suporte vidro elite desmontado, encaixar na peça de vidro.

 

 

 

 

363738 PASSO 36 a 38
Para finalizar a montagem, fixar o tubo de encaixe duas polegadas no suporte de vidro elite. Com uma chave allen número quatro fazer os ajustes de altura.

 

 

 

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Precisa de ajuda?