Você é gerente de vendas? Sabia que sua principal responsabilidade neste cargo é usar sua capacidade de liderança para incrementar vendas e o lucro de sua empresa? Isso deve ser feito através da concentração de esforços para fazer sua equipe cumprir metas, aprimorando habilidades e fazendo a equipe funcionar com eficácia.
Da contratação ao treinamento e orientação, seu papel é coordenar a equipe, acompanhar, corrigir a rota e implementar mudanças, para finalmente atingir o objetivo, que é ter um ambiente de trabalho funcional e do qual você se orgulhe.
A função de um gerente é melhorar sempre os negócios e aumentar os lucros, e a maior dificuldade talvez seja fazer com que os colaboradores desempenhem bem suas funções. O sucesso de um empreendimento requer um alto nível de comprometimento do gerente e da equipe.
O que distância o ideal da realidade e impede esta meta de ser alcançada, geralmente é que a equipe encontra-se constantemente em um cabo de guerra entre operações e vendas/atendimento, o gerente exerce uma liderança fraca e, consequentemente, não possui uma equipe comprometida; ou a equipe é treinada de forma tão incompleta que, mesmo havendo comprometimento, não é capaz de exercer bem sua função.
Gerenciar consiste em fazer com que as coisas aconteçam através de outras pessoas. Isto se torna difícil quando os colaboradores não têm um papel definido (um entendimento do que é esperado deles), não sabem como desempenhar bem o seu papel (não estão suficientemente treinados), não possuem parâmetros para medir seu progresso ou sucesso, ou os gerentes não sabem como motivar os membros da equipe a buscarem níveis mais altos de desempenho.
A complexidade na gestão de pessoas reside no fato de que cada pessoa é diferente da outra, e reage diferentemente aos seus estímulos, em função de suas próprias motivações e interesses.
A sua eficácia gerencial estará sendo colocada à prova continuamente, e você precisa desenvolver competências essenciais ao seu sucesso na condução de um grupo. Para ser eficaz, você precisa aprender a gostar de si mesmo (autoestima), conhecer suas características, desenvolver sua capacidade de adaptação ao ambiente e criar a consciência da necessidade de um desenvolvimento contínuo.
Gestores bem-sucedidos investem no seu desenvolvimento, possuem autoestima e autoconfiança elevadas, desenvolvem a inteligência emocional e a comunicação, e são determinados.
Jô Campanharo
Bacharelanda de Filosofia, especialização internacional em Marketing de Relacionamento e Varejo, e profissional de treinamento e desenvolvimento humano com mais de 30 anos de experiência.
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