Aplicação prática pode ser utilizada também para instalação de grandes peças
Existem diversas técnicas para se instalar espelhos em paredes. Nesta edição, iremos apresentar uma opção muito prática e que pode ser feita, aproveitando-se sobras de alumínio (tipo U ou cadeirinha) das instalações de boxes, janelas ou outras quaisquer.
Durante a instalação deste passo a passo e também ao final, apresentaremos algumas vantagens para a instalação por esta técnica, além do já citado aproveitamento dos retalhos. A primeira e mais perceptível é que, com esta instalação, o vidro fica distante da parede. Além da sensação de flutuabilidade, que é apreciada por vários clientes, esse distanciamento é favorável à evaporação de umidade, que é prejudicial aos espelhos.
Para esta instalação, vamos precisar de: um espelho, no caso, uma peça vertical medindo 500 mm x 1.200 mm; uma trena ou metro para a medição; punção; um pedaço de perfil de alumínio (no caso, usamos o tipo cadeirinha); furadeira; serra; buchas e parafusos com buchas 6 mm; silicone acético; nível de bolha de água; lápis e chave de fenda.
Para começar, faça uma marcação no topo e na base do espelho, com distância de 5 cm das beiradas localizadas nos quatro cantos. Esse processo deve ser feito na vidraçaria e não na casa dos clientes, poupando estes do barulho do corte do alumínio.
Posicione o pedaço de perfil escolhido e faça uma marcação para o corte, na largura do topo, orientando-se na largura interna de sua marcação.
Corte o perfil na marcação feita.
Repita o processo de marcação e corte, pois será preciso cortar duas peças iguais para se fixar o vidro na parte de cima do espelho.
Passo 06
Corte outros dois pedaços pequenos para serem colados na base do espelho. Lembre-se de que esses pedaços terão somente a função de nivelar o espelho com a parede; por isso, pode ser um pedaço bem-pequeno.
Caso não tenha mais retalhos de perfil para nivelar o espelho com a parede, não tem importância. Pode-se utilizar qualquer material que tenha a mesma largura, como madeira, plástico ou outro tipo de perfil.
Posicione um dos pedaços cortados na largura sobre a marcação feita anteriormente, lembrando-se que a parte aberta do perfil ficará voltada para baixo.
Passe silicone na face contrária do perfil. Em seguida, vire-o e cole-o no vidro.
Certifique-se de que o perfil está sendo colado com distância de 5 cm distante das bordas do vidro. E que a parte aberta do perfil está para baixo.
Repita a operação na parte de baixo, colando os dois pedaços de perfil ou outro material com a mesma largura do perfil. Deixe o silicone secar por 24 horas.
Na casa do cliente, o segundo pedaço de perfil será fixado na parede com a parte aberta voltada para cima, para que possa se encaixar no perfil colado no espelho. O processo é bastante fácil. Em primeiro lugar, posicione-o na altura dos olhos da pessoa mais alta residente na casa. Mesmo sem usar a trena, fixe essa peça no local aproximado onde quer que o espelho esteja instalado. Para isso, faça um furo no perfil com punção e em seguida, fure o perfil e a parede em um dos cantos do perfil.
Coloque a bucha nesse primeiro furo feito.
Aparafuse o perfil nesse primeiro furo feito, mas não dê ainda o aperto final.
Em seguida, utilize o nível de bolha de água para nivelar o suporte feito de retalho de perfil.
Faça um furo com punção no alumínio e faça um segundo furo no suporte nivelado.
Aparafuse o segundo parafuso. Certifique-se que o perfil está bem nivelado.
Dê o aperto final nos dois parafusos.
Após a fixação do suporte, leve o espelho com os pedaços de perfis colados em seu verso (uma barra em cima para suporte e duas menores abaixo para distanciamento) até o local.
Pendure-o na parede, encaixando as duas partes abertas dos perfis. O espelho, neste caso, será sustentado apenas pelo perfil colado na parte de cima do verso do espelho.
Empurre o espelho contra a parede até sentir que a peça está encostada corretamente. Se quiser um distanciamento maior, ao invés de empurrar, puxe o espelho em sua direção. Note que o espelho ficou distanciado da parede. Alguns vidraceiros aproveitam esse vão para instalar neles fitas de LEDs. Dessa forma, o espelho se transforma também em uma luminária com iluminação indireta e agradável.