Montagem do Kit Sacada

Montagem não é tão simples, mas pode ser realizada sem risco de acidentes se forem seguidos todos os procedimentos indicados,

Passo 01
O Kit Sacada é formado por um conjunto de alumínios cortados em medidas padrão, mais um conjunto de acessórios.

As medidas variam de meio em meio metro, indo de um até quatro metros, nas cores branco, fosco, preto, bronze e champanhe.

Para a montagem podem ser utilizados vidros com espessura de 8 mm ou 10 mm com lapidação reta (com filetes)

Passo 02
Para realizar o fechamento de uma varanda será necessário adquirir apenas os kits, os vidros e os silicones. O kit já traz todos os acessórios necessários e a Alclean fornece ainda um CD-ROM contendo vídeo e explicações de todos os passos necessários para a montagem de uma sacada.

Nesta edição iremos demonstrar alguns passos importantes da medição e da montagem. Estas explicações não eliminam o vídeo fornecido pela fornecedora do kit, mas pretendem ser complementares a ele, destacando os pontos em que a linguagem escrita se destaca sobre a falada.

Esta sequência de montagem foi realizada por Israel, montador contratado pela Alclean nas dependências da Unibox, em São Paulo. Tel. (11) 5562-0665.

3Passo 03
Para montar o orçamento de um fechamento é necessária a medição da largura e da altura do vão, pelo próprio vendedor.
Com estas medidas é possível estimar o custo do vidro, pois a metragem quadrada é conhecida, e o valor dos kits que comporão a obra.
Por exemplo, se o vão tem dois metros de altura por nove de largura, é só somar o valor de 18 metros quadrados de vidro ao de três kits de 3,0 metros. A este valor deve-se somar o custo do silicone, da instalação e a margem da vidraçaria.
É importante lembrar que se a sacada for curva recomenda-se comprar kits mais compridos para compensar a perda com as meias-esquadrias.
Assim que o orçamento for fechado é necessário realizar a medição detalhada do vão e a elaboração do projeto que acompanhará os alumínios e vidros até sua colocação.
A medição da largura deve ser feita em dois pontos. Se a diferença entre as duas medidas obtidas for igual ou inferior a 30 mm, a montagem poderá ser feita normalmente.

4Passo 04
A medição da altura deve ser feita de meio em meio metro ao longo de toda a varanda. Devem ser anotadas a maior e a menor medida, e se a diferença entre elas não ultrapassar 70 mm, a montagem poderá ser realizada.

5Passo 05
Como a maioria das sacadas é construída em curva, será necessário também anotar todos os graus e, com relação a isso, é importante observar que o transferidor de grau deve ter a mesma escala que a policorte.

6Passo 06
Para definir os graus com exatidão, o melhor mecanismo é traçar na base da instalação, com fita crepe, a posição em que os alumínios deverão ser instalados.
Em seguida, com um esquadro, o medidor deverá traçar as linha de fora e de dentro do perfil U de Regulagem, obtendo assim todos os ângulos.
Também é necessário traçar a linha onde será posicionado o vidro, obtendo-se então o comprimento exato da superfície que será envidraçada.

Passo 07
A divisão dos vidros deve obedecer aos seguintes critérios:

    • Se já houver instalação similar no local, manter a mesma divisão.
    • Se houver vidro no guarda-corpo, manter a mesma divisão dos vidros, mesmo que a instalação ocorra por dentro da sacada.
    • Se nenhuma das situações anteriores ocorrer, tentar dividir o vão considerando a média de 500 mm por peça. Desta maneira os acessórios contidos no kit serão suficientes para a montagem. Se a média for menor, será necessário utilizar mais roldanas, o que encarece a obra.
    • É importante observar que o funcionamento das portas fica prejudicado com vidros com largura superior a 600 mm.

 

8Passo 08
Na menor largura do vão, aplique folga de 10 mm em cada extremidade da sacada e mais 3 mm entre cada vidro. Por exemplo, se a varanda mede 8.000 mm, e será dividida em 16 peças, cada uma medirá 496 mm.
Na menor altura aplique folga de 130 mm.

09Passo 09
O silicone é utilizado em três momentos distintos na montagem:
1. na colagem do vidro com o alumínio;
2. na colagem da borracha de EPDM no vidro;
3. na vedação entre alumínio e alvenaria.

10Passo 10
O corte dos alumínios deve obedecer rigorosamente o projeto elaborado pelo medidor.
É recomendável que as peças sejam cortadas montadas, pois desta maneira o acabamento final terá melhor qualidade.

11Passo 11
Todas as rebarbas devem ser retiradas, pois sua existência interfere no funcionamento das roldanas.

12Passo 12
Todos os alumínios devem ser etiquetados ou identificados de alguma forma com o número da seção em que será instalado, se é para instalação interna ou externa, superior ou inferior.

13Passo 13
Quanto à usinagem, existem três recortes que devem ser feitos nos alumínios, que são:
• Recorte para a saída da roldana;
• Recorte para a saída do pino guia;
• Recorte para fixação do puxador com chave.

14Passo 14É recomendável que os recortes sejam feitos com pantógrafo, pois o acabamento é melhor.

15Passo 15
As medidas devem obedecer os gabaritos, que podem ser obtidos no site www.alclean.com.br
Passo 14
É recomendável que os recortes sejam feitos com pantógrafo, pois o acabamento é melhor.

16Passo 16
A posição da primeira saída da roldana é determinada da seguinte maneira:
Largura do vidro pivô menos 5 mm, a partir da parede. Assim, chega-se ao centro da 1ª saída.
Esta fórmula encontra o ponto do centro do recorte da saída da roldana e do pino guia.

1717. Se houver a necessidade de mais do que uma abertura, o cálculo é feito da seguinte maneira:
1. conte quantos vidros utilizaram a primeira saída, incluindo o pivô;
2. multiplique o número de vidros da 1ª saída (incluindo o vidro pivô) x 30 mm.
Aí, a partir do centro da 1ª saída, soma-se o valor calculado na formula (exemplo: 2 vidros + pivô x 30 mm = 90 mm). Assim você chega ao centro da 2ª saída.
Passo 18
Caso sejam necessárias mais saídas, é só aplicar a mesma fórmula, a partir da última saída, considerando apenas o número de vidros que por ela saem:
Cálculo da 2ª saída: (nº de vidros da 1ª saída) x (30mm) = distância do centro da 1ª saída ao centro da 2ª saída

19Passo 19
Para determinar quantas saídas serão necessárias, é importante entender que:
• Para aproveitar o recorte, a roldana de saída se aproxima da roldana tripla com freio 30 mm a cada vidro, ocupando assim um posicionamento diferente a cada peça.
• A roldana de saída pode ser posicionada em qualquer ponto desde que não ultrapasse a linha imaginária do eixo do vidro.
• A quantidade de saídas dependerá da divisão do vidro, ou seja, quanto mais estreita for a medida média das peças, mais saídas serão necessárias.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp