Suporte oculto Hook permite a fixação até mesmo de chapas jumbo sem a necessidade de posicionar a peça diante da parede no momento da instalação.
A Glassvetro lançou e patenteou internacionalmente um sistema que promete revolucionar a forma como vidros e espelhos são atualmente fixados em paredes, dispensando a necessidade de se ficar erguendo o vidro no local para marcações e também aposentando as já tradicionais escoras e suportes que normalmente são utilizados no caso de colagens.
Composto por material termoplástico de engenharia e técnica indicada em manual, o kit é denominado Hook (gancho, em inglês). O novo método permite a fixação de até 100 quilos de vidro ou espelho em parede, utilizando-se apenas de dois kits e da necessidade de se fazer duas furações na parede; ou seja, o equivalente a uma peça de espelho com espessura de 6 mm, que é a mais grossa que se vende no Brasil, na medida 3.200 m por 2.210 mm. E caso a intenção seja pendurar uma chapa jumbo inteira, isso também é possível, com a utilização de mais kits e furos, de acordo com a espessura.
E as vantagens não param por aí. O Hook compensa falhas na furação tanto na altura quanto na largura, permitindo ajustes de última hora. Conheça o sistema na prática nesta reportagem exclusiva da revista Tecnologia & Vidro.
Passo a Passo
Passo 01
O produto é fornecido em pacotes individuais com um kit em cada.
Passo 02
O Hook já é fornecido com a tela de microfibra denominada Booster para cura mais rápida dos MS Polímeros (conheça esses produtos em outras duas reportagens nesta mesma edição).
Passo 03
O Hook é composto de um suporte em formato de cunha com furo oblongo para ser aparafusado na parede e um dispositivo para ser colado no verso do vidro ou espelho, que pode ser utilizado de forma única para peças mais pesadas – ou, para vidros ou espelhos mais leves, com os dois calços destacados e utilizados apenas como calços axiais.
Passo 04
Caso não fossem destacados os calços, estes contribuiriam para suportar estruturalmente a peça, com capacidade de até 50 quilos de peso por kit. Nesse caso hipotético, os suportes para nivelar o vidro poderiam ser comprados em separado na Glassvetro.
Passo 05
Para a fixação do vidro deste passo a passo de montagem, que possui 800 mm de largura por 600 mm de comprimento, seria necessário somente um conjunto Hook – pois cada um, com os dois calços destacados, é capaz de suportar 30 quilos. Mas iremos utilizar dois para ilustrar melhor as vantagens desse inteligente sistema de fixação. Utilizamos o selante MS Polímero Tytan Vector, à base de água, borrifador com água, tesoura, régua, nível de madeira, caneta para marcação, um pedaço plano de madeira, furadeira, trena, parafusos e buchas, e um par de kit do dispositivo Hook.
Passo 06
Para começar traçar o local de colocação do dispositivo. Lembrando que isso pode e deve ser feito em dia anterior à instalação, respeitando o tempo de cura do polímero.
Passo 07
Medir uma distância de 100 mm das laterais da peça de vidro ou espelho a ser fixada na parede. E 80 mm da parte superior e inferior. Não importa, para isso, o tamanho do vidro ou espelho.
Passo 08
Traçar um risco nas marcações feitas atrás do vidro ou espelho com caneta adequada.
Passo 09
Recortar um pedaço do booster na medida do dispositivo a ser colado no verso da peça. Neste caso, após destacar os calços.
Passo 10
Aplicar o MS Polímero em quatro tiras, tendo o booster umedecido ao meio (veja reportagem completa sobre esse sistema de colagem nesta mesma edição).
Passo 11
Como o polímero utilizado tem sua cura ativada pela umidade, aplicar uma borrifada final antes da aplicação no verso do vidro ou espelho.
Passo 12
Aplicar os dois dispositivos na interseção das retas traçadas no verso do vidro ou espelho. Utilizar como referência as linhas estampadas no dispositivo Hook a ser colado.
Passo 13
Pressionar o dispositivo contra o verso do espelho até que o polímero comece a sair pelas laterais. Remover o excesso com papel o pano.
Passo 14
Como os calços axiais destacados irão funcionar apenas para nivelar o vidro e evitar seu “embarrigamento” no momento da limpeza, não é necessário utilizar o Booster. A colagem pode ser feita diretamente. Vamos utilizar apenas três, descartando um deles.
Passo 15
Com a utilização do Booster o polímero obtém cura completa em um quarto do tempo indicado na embalagem.
Passo 16
Definido que o espelho será instalado no centro da parede e que o topo do espelho deve ter a altura de dois metros, o primeiro passo é medir a largura da parede, que possui 3.000 mm de comprimento e fazer uma marcação na metade (1.500 mm).
Passo 17
Alinhado a essa primeira marcação, medir os 2.000 mm desejados para o topo do espelho e subtrair 100 mm, fazendo ali uma marcação.
Passo 18
Em um pedaço de madeira bem reto, fazer a marcação no ponto exato onde estão os locais de encaixe do suporte. Ou, se preferir, utilizar uma régua para obter essas duas posições. Posicionar a madeira abaixo da marcação na parede e, apoiando o nível de madeira sobre ela, fazer o nivelamento.
Passo 19
Marcar a parede nos dois pontos para furação, acima do ponto marcado previamente na madeira aonde os furos devem ser feitos.
Passo 20
Furar a parede nos dois pontos marcados.
Passo 21
Furar a parede nos dois pontos marcados.
Passo 22
Aparafusar nos dois furos o suporte de parede em formato de cunha com o parafuso indicado no manual de instruções que acompanha o kit. Observe que este possui furo oblongo, o que permite ajustes caso a furação não tenha saído na altura desejada por qualquer motivo.
Passo 23
O próximo passo é pendurar o espelho. Para facilitar faça uma marca na borda superior, indicando a direção dos dois pontos que devem ser pendurados no suporte de parede.
Passo 24
Se houve erro no distanciamento dos pontos ou se um deles ficou alguns milímetros para a direita ou para a esquerda não há problema, o sistema permite que o vidro seja encaixado na maioria dos casos porque prevê uma folga de alguns milímetros em cada furo, tanto para a direita quanto para a esquerda.
Passo 25
Observe que o vidro ou espelho ficou pouco mais de 3 mm distanciado da parede, o que evita acúmulo de umidade, conforme recomendação dos fabricantes, além de permitir a colocação de fitas de LED nas bordas e mantas antiembaçamento no verso.
Indicações Fixação de:
-Espelhos em paredes;
-Quadros brancos em escolas;
-Placas e quadros de avisos envidraçados;
-Revestimento de paredes com vidro colorido ou espelhos, desde que exista um espaço mínimo de 100 mm no topo para permitir que a peça seja encaixada no suporte. Uma versão que não exige esse espaço já está sendo desenvolvida pela empresa.
Segundo a Glassvetro, uma informação importante é a de que o Suporte Oculto Hook foi testado em laboratórios e centros tecnológicos de universidades conceituadas, com testes de envelhecimento e resistência. Os laudos se encontram à disposição dos interessados.
Para assistir ao vídeo desta instalação acesse:
www.vidrotv.com.br