Existem chefes e líderes. Os chefes são aqueles que mantêm uma posição de poder e autoridade. Líderes são aqueles que inspiram e que são seguidos não por obrigação, mas pelo desejo de seguir. Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências de chefia, mas principalmente as de liderança.
Mas, o que é liderança? Como um conceito geral e simplificado, podemos dizer que liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. Este conceito nos remete a Felipão e aos resultados alcançados na condução da Seleção Brasileira, fato recente e que ainda provoca dor. Entre tantas justificativas que surgiram para o fracasso da equipe, uma chamou a atenção, quando citaram que o técnico Luiz Felipe Scolari “chegou à Copa do Mundo de 2014 muito mais como motivador (liderança) do que treinador (gerenciamento)”. Um líder motiva, mas para conduzir ao sucesso, somente através de acompanhamento e treinamento constante.
O termo coaching, tão atual, tem sua origem no campo esportivo, através de Timothy Gallwey (1974 – EUA), utilizado como um processo de preparo de pessoas na elaboração de um autodiagnóstico e aprimoramento de capacidades de raciocínio e análise, com o objetivo de torná-las capazes de estabelecer metas, determinar prioridades e identificar soluções para os problemas pessoais e profissionais que se apresentam no dia a dia, o que exige ser imparcial, ter paciência, maturidade, flexibilidade e empatia, além de gostar de pessoas.
Liderança coaching requer que o líder contribua para que seus liderados observem continuamente o próprio comportamento pessoal e profissional, objetivando identificar pontos fortes e fracos para a busca de melhorias contínuas, tanto no aspecto empresarial quanto no comportamental.
O papel do líder coach é, acima de tudo, liberar o potencial de cada indivíduo. Uma liderança que incentiva seus colaboradores para o autodesenvolvimento, ajudando na melhor utilização dos recursos disponíveis, além de ouvir e ensinar, compartilhar responsabilidades, provocar a reflexão e a ação, através da orientação, direcionamento para o futuro em busca do alcance de metas, tirando o indivíduo do problema e colocando o foco na solução. O líder coach estabelece foco na tríade: ação, desenvolvimento e resultados.
Jô Campanharo
Bacharelanda de Filosofia, especialização internacional em Marketing de Relacionamento e Varejo, e profissional de treinamento e desenvolvimento humano com mais de 30 anos de experiência.
www.jocampanharo.net