Nossa reportagem acompanhou a montagem do modelo deslizante mais simples
Para complementar sua linha de produtos voltados para a instalação de fachadas tipo Glazing, conhecidas popularmente como “pele de vidro” a Alclean acaba de lançar uma linha de portas automáticas. A linha é composta por seis modelos diferentes, incluindo um modelo pivotante e cinco modelos com portas deslizantes.
O modelo deslizante mais simples, cuja montagem acompanhamos e iremos expor neste passo a passo de instalação, é composto apenas por uma folha de vidro móvel, com acionamento por botoeira, mas é possível a montagem de até duas folhas fixas e duas móveis e acionamentos por radar (sensor de presença), botoeira, teclado com senha digital e outros.
Rogério Leite, coordenador comercial da Alclean, destaca que a empresa firmou parceria com empresas experientes do mercado para poder fornecer tal produto. A Alclean adotará para suas portas automáticas a mesma política de trabalho que vem adotando para os demais produtos comercializados por ela, ou seja, de facilitar o acesso aos vidraceiros. As portas automáticas serão oferecidas para os profissionais cadastrados na rede credenciada, que poderão receber treinamento para essa finalidade.
Este passo a passo de instalação não tem a intenção de servir como orientação de montagem, principalmente porque cada modelo exige um tipo de instalação diferente. O único objetivo é dar uma ideia do nível de dificuldade exigido.
O vidro utilizado é o de 12 mm de espessura. Ele precisa chegar na obra na medida e já com a furação especial que é recomendada, composta por um furo central de diâmetro maior e dois menores deslocados para cima.
A caixa com o mecanismo de abertura já chega ao cliente parcialmente montada e já na medida correta do vão, por isso a medição que antecede a instalação é muito importante.
A utilização de prumo laser é essencial para a instalação.
É feita uma marcação a lápis onde fi cará a base da caixa com o mecanismo de abertura.
A furação é feita acima do local demarcado como base da caixa, evitando locais para os furos onde ficam os mecanismos internos.
A fixação é feita de maneira diferente dependendo do local. Os instaladores experientes conhecem cada situação e, para estarem preparados, levam para a instalação diversos tipos de parafusos e fixadores.
Após posicionamento e furação do alumínio da caixa é feito o aperto dos parafusos.
Neste caso a caixa foi fixada com seis parafusos, sendo quatro nas pontas e dois no centro.
Foram utilizados parafusos com cabeça sextavada, para permitir melhor aperto.
Fixada a caixa é feito o ajuste da correia interna.
É iniciada a fixação dos vidros, que são apoiados em um suporte especial de material plástico que suporta uma roldana excêntrica.
É feita a instalação da roldana dentada, responsável pela movimentação do vidro.
Calçado e posicionado o vidro na altura desejada, ajusta-se a correia dentada.
Após pendurado o vidro é retirado o calço e feita a medição do distanciamento necessário para instalação da guia inferior próximo da parede.
A Guia inferior é aparafusada no local adequado.
O sistema é ligado à eletricidade. Esta, inclusive, deve estar prevista antes do início da instalação.
Regula-se a velocidade de abertura através de aparelho portátil específico para essa finalidade.
Ajusta-se o ponto de parada utilizando-se o mesmo equipamento.
Finalmente o sistema está instalado, faltando apenas o embutimento dos fios e o encaixe da capa, semelhante aos kits aos quais os vidraceiros estão acostumados.