O intercalador (ou interlayer) PVB 3D Eastman Saflex® FlySafe™ é uma maneira eficaz de evitar que as aves colidam com fachadas de vidro sem comprometer a estética dos edifícios. Conheça mais sobre esse produto inovador
Estudos estimam que, em todo o mundo, mais de um bilhão de aves morrem quando colidem com janelas de vidro e fachadas de edifícios – tanto que muitas cidades e países exigem agora vidros amigos das aves em novos edifícios. Em resposta a este problema global, a Eastman, em parceria com a SEEN AG, lançou um novo intercalador (ou interlayer) de polivinil butiral (PVB) para vidro laminado: Saflex FlySafe 3D, solução eficaz para evitar colisões de pássaros sem comprometer a beleza do vidro nas fachadas.
As abordagens tradicionais de proteção de pássaros costumam usar decalques, impressões ou gravações na superfície do vidro. Já o Saflex FlySafe 3D apresenta “lantejoulas” reflexivas tridimensionais entre duas camadas de vidro. Tais “lantejoulas” captam a luz em diferentes ângulos, cintilando sutilmente para dissuadir a trajetória dos pássaros – algo que pontos e listras bidimensionais não fazem.
Devido à natureza 3D das lantejoulas, é necessária menos cobertura; o discreto padrão de lantejoulas cobre menos de 1% da área do vidro. Outras soluções consideradas altamente eficazes têm pelo menos cinco vezes a cobertura e podem ser superiores a 25%. E como as lantejoulas ficam em camadas entre o vidro, é uma solução duradoura para proteção de pássaros.
Heather Singler, diretora comercial do negócio global de arquitetura da Eastman descreve o problema com as colisões de pássaros. “Muitas vezes, os pássaros não conseguem ver o vidro ou avaliam mal os reflexos – tudo levando a colisões evitáveis. Nossa solução provou ser altamente eficaz como dissuasor de colisão de pássaros.”
Os Laboratórios Collision em Hohenau-Ringelsdorf, da Áustria, testaram e avaliaram a tecnologia reflexiva 3D usada no Saflex FlySafe 3D , concluindo que, tanto nos testes de transmissão quanto nos de reflexão, essa solução é classificada como altamente eficaz.
Além disso, o Saflex FlySafe 3D ajuda construtores e proprietários de edifícios a cumprir regulamentações e certificações emergentes para proteção de aves, incluindo a garantia de créditos de piloto LEED SSpc55 para dissuasão de colisão de aves, graças a um fator de ameaça inferior a 10 da American Bird Conservancy.
A cobertura mínima das lantejoulas que dissuadem pássaros torna os interlayers Saflex FlySafe 3D ideais para uma variedade de aplicações, incluindo átrios, balaustradas, revestimentos, paredes cortinas, portas externas, fachadas, pontes de ligação, vidros de pódio, claraboias e janelas.
Além de evitar colisões com pássaros, a solução pode ser combinada com revestimentos seletivos e outros produtos Saflex para aprimorar ainda mais o vidro, proporcionando maior segurança, estabilidade, controle acústico, controle solar e proteção contra raios UV nocivos.
“Mesmo que as leis locais não exijam edifícios amigos dos pássaros, é a coisa certa a se fazer”, argumenta Singler. “Nossos especialistas podem ajudar a especificar o tipo certo de camada intermediária – ou combinação de camadas intermediárias – para atender às metas de segurança, estruturais e estéticas, ao mesmo tempo que protegem inúmeras aves sem comprometer a eficiência e a cobertura da superfície.”
No Brasil diversas empresas estão adotando tal solução, um exemplo é a Divinal Vidros, com unidades produtivas em São Paulo e Minas Gerais. A empresa oferece, adicionalmente, uma solução certificada internacionalmente que utiliza impressão em vidro serigrafado.