Arquitetura e vidro em mansão em Alphaville

Com uma proposta sofisticada, que reúne o que há de mais moderno e sustentável, a luxuosa mansão na região de Alphaville, em São Paulo (SP), é um marco na arquitetura residencial por conta da ampla utilização de vidros de controle solar. Projetada na medida certa de forma a obter a total integração da área interna e externa, toda a fachada recebeu vidros ClimaGuard SunLight, da Guardian Glass, fixados em grandes vãos, que trazem uma amplitude ainda maior aos 1.880 m² construídos pela Alca Engenharia.

De acordo com Chistiana Arantes, arquiteta autora do projeto, a ideia foi aproveitar ao máximo a vista da paisagem e, para isso, foram utilizadas estruturas metálicas para criar vãos de cinco metros de altura por 15 metros de largura. “O SunLight tem uma característica muito importante neste projeto, pois possibilitou toda esta integração, sem nenhuma interferência, com aspecto neutro, alta transmissão luminosa e baixa reflexão interna e externa”, conta.

Ela acrescenta que a tecnologia foi um diferencial em favor do bem-estar e, principalmente, da sustentabilidade. Além do vidro de conforto térmico, que proporcionou uma ampla iluminação natural, e cuja tecnologia contribuiu para a redução no consumo de energia, foram usados fechamentos em steel frame – um sistema construtivo à seco feito com perfis de aço galvanizado, que gera uma quantidade muito pequena de resíduos -, instalados de sistemas de geração de energia fotovoltaica, sistema de aproveitamento da água da chuva, entre outras soluções.

“Em quase todos os ambientes projetamos uma claraboia em vidro para possibilitar a entrada de luz natural. Neste ponto a tecnologia do SunLight foi fundamental para bloquear parte do calor, já que há grande incidência de sol na casa”, afirma.

Viviante Sequetin, gerente de Marketing South America da Guardian Glass, destaca que este projeto é um exemplo de que a cultura de morar vem passando por mudanças. “O que as pessoas buscam hoje são ambientes claros, iluminados, amplos ou que deem essa sensação de amplitude graças à utilização de vidros e de espelhos”, afirma. Ela conta ainda que há uma forte demanda também por vidros que contribuam com o conforto térmico e a entrada adequada de luz solar, ajudando a reduzir o uso de condicionadores de ar e, consequentemente, o consumo de energia elétrica.

Os vidros da Guardian Glass estão presentes ainda em outras estruturas da mansão. A suíte master, por exemplo, é totalmente feita em vidro, assim como todo o guarda-corpo, que soma mais de 100 metros.

A residência possui seis suítes, piscina aquecida, academia, quadra de squash, elevador panorâmico, garagem com vaga para 20 automóveis e adega climatizada, também feita em vidro.

Fornecedores:

Projeto: Alca Arquitetura
Construtora: RNGM

Fabricante de Esquadrias e Vidros: TecLine
Estrutura Metálica: Skylight
Sistema de fotovoltaica: Tekhouse
Instalação Guarda corpo, Adega, Box e Espelhos: Vidros Quitaúna
Automação: Passero

Fotos: Édson Ferreira

 

Sobre o ClimaGuard SunLinght: O ClimaGuard SunLigh é um vidro de controle solar que bloqueia duas vezes mais calor que um vidro comum, protege contra os raios UV e possui baixos índices de reflexão. Trata-se de um vidro que é um aliado do bem-estar dos usuários, garantindo uma temperatura agradável, além de proteger pisos, cortinas e estofados dos efeitos maléficos dos raios UV.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Precisa de ajuda?