Segundo o site da capela, mais de seis milhões de pessoas já visitaram o local desde que ela foi construída, em 1980.
Capela utilizou 425 peças de vidros temperados
Construída em 1980 em uma clareira em Eureka Springs, no Arkansas (Estados Unidos), a Capela da Floresta de Thorncrown – como é conhecida – é cenário de cerimônias de casamento de pessoas ilustres. Seu grande atrativo é a integração que possui com seu entorno, promovido através de 425 peças de vidros temperados (1.828 metros quadrados) aplicados em portas e janelas laterais.
O pequeno templo de estrutura de madeira foi construído sobre uma base de pedras nativas com ladrilhos coloridos e possui 15 metros de altura. É um projeto do renomado arquiteto norte-americano E. Fay Jones, e um belo exemplo de planejamento sustentável, por valorizar os recursos naturais e se adequar às condições climáticas do ambiente florestal.
Segundo o site oficial da capela, esta já recebeu mais de seis milhões de visitas desde a sua inauguração. O templo da floresta já ganhou diversos prêmios, como o Honra Nacional, em 1981; e alcançou o quarto lugar na lista dos principais edifícios do século XX, pelo Instituto Americano de Arquitetos.
E. Fay Jones nasceu em Pine Bluff, Arkansas, em 1921. Estudou na Universidade de Arkansas, Rice University, a Universidade de Oklahoma e, finalmente, sob o seu mentor Frank Lloyd Wright na Taliesin Fellowship. Foi reconhecido como um dos dez melhores arquitetos vivos do século 20.
Segundo seu projetista, a inspiração para a Capela de Thorncrown foi Sainte-Chapelle, de Paris. Suas medidas, entretanto, são modestas. Possui pouco mais de sete metros de largura por 18 de profundidade.
A capela é feita totalmente com materiais orgânicos retirados de seu ambiente natural. O edifício tem um chão de pedra nativa cercado com um muro de pedra que dá a sensação de que a capela é parte de sua encosta.
A fim de preservar a paisagem natural do Thorncrown, Fay decidiu que nenhum elemento estrutural poderia ser maior do que dois homens poderiam levar através das passagens naturais da floresta. Os elementos de maior dimensão do edifício, tais como as treliças, foram montadas no chão e levantadas no próprio lugar. Luz, sombras e reflexões desempenham um papel importante no ambiente de Thorncrown. Por causa dos desenhos elaborados das treliças da capela e das árvores ao redor, mudam constantemente padrões de luz e sombras durante o dia, e à noite tal estrutura é projetada para seu exterior através de sombras. Consequentemente, a capela muda sua aparência constantemente durante cada hora do dia e durante as diferentes estações do ano.