Casas-contêiner

Casas-contêiner

Países de fora já se renderam às vantagens deste ousado modelo da construção civil; no Brasil, ainda estamos nos acostumando com a ideia, que pode ser uma opção para uma obra mais barata.

Imagine construir uma casa sem a necessidade de cimento, areia, pedra, tijolo e até água – item cada vez mais precioso. Nessa empreitada, ainda seria possível economizar 20% nos custos da obra e concluí-la num período médio de três meses. As casas contêiner ainda são novidade no Brasil, mas já são uma realidade em diferentes partes do mundo. E o melhor: abusam do uso de vidros em seus projetos.

“Os vidros proporcionam a integração dos ambientes internos e externos; algo que eu sempre sugiro aos meus clientes”, relata o arquiteto Celso Costa Filho, maior referência em casas contêiner no País. E ele complementa a função dos vidros nesse tipo de obra: “Permitem iluminar os ambientes e maximizar o aproveitamento da ventilação natural. Isso contribui para a regulagem da temperatura interna e também na redução do consumo de energia elétrica”. O ar condicionado, portanto, é uma opção e não uma necessidade.

Casa-contâinerA transformação de contêineres em unidades habitáveis é feita fora do terreno do cliente, em terminais especializados e com mão de obra qualificada. “Por isso, o cliente não corre o risco de ter erros grosseiros na execução do seu projeto, de estourar o seu orçamento ou de ter atrasos no cronograma”, informa o arquiteto.

Em outras palavras, não há desperdício de materiais – o que numa construção convencional chega a aumentar em 35% o orçamento inicial da obra. Já um aspecto negativo do sistema construtivo modular por contêiner é a falta de linha de crédito específica para financiamento.

[su_spacer size=”0″]

Alexsandra_Oliveira3

Vidro para embelezar

Assim como numa casa de alvenaria, o estilo do proprietário é respeitado, podendo a fachada da casa receber algum revestimento externo ou manter as características físicas do contêiner, para aqueles que gostam do design industrial da peça. Em ambos os casos, grandes peças de vidro podem ajudar a eliminar a ideia de “casa-caixote”.

A instalação de vidros em casas-contêineres é bastante semelhante a de uma obra convencional. Seguindo as normas de segurança, sempre são adotados os vidros temperados; as especificações irão depender da necessidade.

Na construção civil, os contêineres são utilizados como módulos que se adaptam aos mais variadas projetos, como residenciais, comerciais e industriais. “Nós não ficamos presos às dimensões do contêiner, por isso é possível projetar ambientes bastante amplos. Eu posso recortá-los, colocá-los lado a lado, agrupados ou até empilhados”, explica Celso Costa Filho.

Casa-contâiner

O meio ambiente agradece

Outra vantagem no uso de contêiner como estrutura base para uma obra é a possibilidade de preservar o espaço em que será construída uma nova residência. “Antes, chegavam com o trator e derrubavam tudo, aterravam, faziam e aconteciam. Já não é mais assim. Precisamos ter respeito com o meio ambiente e aproveitar ao máximo as características do terreno em favor do projeto”, alerta o arquiteto.

Como podem ser instaladas suspensas do solo, as casas-contêineres permitem que o terreno se mantenha 100% permeável, o que ajuda a escoar as águas da chuva. Se o terreno tiver uma inclinação, poderá se pensar numa solução arquitetônica para captar essa água e reutilizá-la em ações rotineiras da casa, como regar plantas e lavar o quintal.

 

Casa-contâiner

Contêiner. De onde vem?

O contêiner é uma embalagem internacional para transporte de cargas pelo mar. Ele tem fechadura hermética, e em caso de naufrágio deve boiar em alto-mar para que a carga possa ser resgatada com segurança. Depois de algum tempo, esses contêineres são substituídos para que as empresas possam garantir a eficácia dessa embalagem.

Projetos como o do arquiteto Celso Costa Filho utilizam apenas contêineres marítimos que foram descartados. “Muitos contêineres ainda são novos, estão em ótimo estado e mesmo assim precisam ser substituídos. No entanto, só adquirimos os contêineres mediantes laudos específicos que atestam que estão livres de agentes contaminantes”, assegura.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp