Como usar o reflexo em seu favor

Decorar com espelhos pode parecer fácil, mas exige conhecimento técnico para aproveitar ao máximo esta ferramenta visual tão versátil

img1

As primeiras peças capazes de refletir imagens datam de cinco mil anos, na antiga Suméria, quando placas de bronze eram polidas com areia. De lá pra cá, o espelho ganhou matéria- prima nobre e o uso na decoração conquista cada vez mais espaço. Mas a peça precisa ser aplicada com cuidado, seguindo algumas dicas, para extrair o que há de melhor.img2

O primeiro ponto importante a verificar é o objetivo do espelho no ambiente. Ele pode ser usado tanto em espaço pequenos –para ampliar a sensação de tamanho–como em grandes salas, por exemplo, para valorizar o mobiliário ou iluminação, como explica a arquiteta Luiza Bohrer. “O espelho é um objeto muito versátil no design de interiores, por isso é sempre bem-vindo.Para salas pequenas, o ideal é ocupar uma grande parede para dar amplitude;já nas salas e quartos maiores, ele pode vir em diversos tamanhos e texturas como elemento decorativo”.

img3Uma dica importante é procurar colocar o espelho em locais em que se procura aumentar a iluminação natural do ambiente. Para isso, vale a dica de observar bem o espaço e escolher o ponto mais escuro para instalar o objeto.

A aplicação pode ainda ser feita em um único espelho ou peças divididas, que adicionam informação e leveza à decoração. Como é o caso da sala principal do apartamento decorado do empreendimento Acquarelle, da Plaenge. O projeto contempla espelhos em diversas lâminas e recortes, que trazem estilo e luminosidade ao ambiente.

A arquiteta ainda explica que o espelho pode ser usado tanto emimg4 paredes quanto nos móveis. Portas de guarda-roupas, gavetas e mesas de apoio são ótimos espaços para investir na peça e trazer cores e nuances ao ambiente. “Trocar as portas e revestimentos que seriam em vidro por espelhos podem ser uma boa escolha, mas é importante sempre contar com um profissional para fazer a instalação e não correr risco de perder a peça”, completa.

Com bisotê, lisos, grandes ou pequenos, os espelhos alegram e dão vida aos ambientes residenciais ou corporativos.Por isso, use e abuse deste recurso!

O que o mercado oferece

img5Existem diversos tipos de espelhos no mercado oferecidos pelos quatro fabricantes principais: AGC, Cebrace, Guardian e Vivix, através de seus distribuidores. Conheça as opções:

• Espelhos comuns.

• Espelhos produzidos com vidros extraclaros – com maior definição da imagem refletida, segundo o fabricante.

• Espelhos nas tonalidades bronze e cinza (ou fumê).

• Espelhos com espessura de 6 mm para aplicações especiais.

• Espelhos com superfície acetinada – semiopacos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Precisa de ajuda?