Novo vidro da multinacional francesa é produzido com baixa pegada de carbono, com controle de emissões em todo o processo de produção.
Gotemburgo, uma das principais cidades da Suécia, ganha a atenção mundial com a inauguração do projeto “Habitat 7”, por enquanto a maior obra a utilizar o novíssimo vidro de baixo carbono Saint-Gobain ORAÉ®. O edifício foi construído pela empreiteira geral NCC, com aproximadamente 8.000 metros quadrados de escritórios, tendo como cenário as proximidades dessa cidade portuária.
E por estar localizada em cidade portuária, a aparência externa deste impressionante edifício é inspirada em antigos armazéns portuários da região. Possui estrutura em madeira maciça e pele de vidro, feita a partir de um sistema específico de fachada em madeira, reconhecida pela sua baixa pegada de carbono.
O ORAÉ® surgiu como o vidro perfeito para este projeto: o primeiro vidro de baixo carbono do mundo desenvolvido pela Saint-Gobain Glass. Estabelece um novo padrão de 6,64 kg CO2 eq./m² para um substrato de 4 mm, ou seja, uma redução de mais de 40% em comparação com a linha de base da Saint-Gobain.
O edifício provavelmente receberá certificações de sustentabilidade no nível BREEAM Excellent, NollCO2 e Citylab para o desenvolvimento urbano da área maior de Masthuggskajen.
Os produtos de vidro de controle solar altamente seletivos COOL-LITE® XTREME ORAÉ® 61/29 e 50/22 II, montados em vidros triplos, contribuem para a obtenção dessas certificações, ao fornecer ampla luz natural ao local de trabalho, proteção contra excesso de calor e redução na necessidade de acionamento do sistema de ar-condicionado do local.
Produzido durante ciclos de fabricação específicos, que combinam a utilização de eletricidade renovável e um elevado nível de conteúdo reciclado (64%), o ORAÉ® visa reduzir significativamente a pegada de carbono dos vidros, sem comprometer o desempenho técnico, de qualidade ou estético.
Com ORAÉ®, vidros tornaram-se ainda mais sustentáveis. Ao ser combinado com os revestimentos mais avançados da linha Saint-Gobain Glass, reduz tanto o carbono operacional (resfriamento, aquecimento e iluminação na utilização de um edifício) quanto o carbono incorporado nas fachadas dos edifícios.
Este projeto completa a série de projetos realizados com ORAÉ® desde o seu lançamento, no ano passado. Os primeiros edifícios montados foram erguidos todos na França: Polyclinique, de Caen; Carré Invalides, em Paris; e Kalifornia, em Malakoff.
Sobre a Saint-Gobain Glass
A Saint-Gobain é uma empresa secular, são mais de 350 anos de história que começou como manufatura de vidros durante o reinado de Louis XIV na França e hoje oferece um portfólio tecnológico, diversificado e sustentável para diferentes mercados.
Na área de vidros atua na fabricação de vidros texturizados da marca Saint-Gobain Glass e, juntamente com o Grupo NSG, é proprietária da Cebrace, maior fabricante de vidros planos float da América do Sul.