Arquitetos holandeses desenvolvem escritório transparente na China que brinca com a transparência e a luminosidade.
Projeto principal procurou mostrar aos clientes que eles estão recebendo itens acompanhados de alto luxo.
O escritório de arquitetura holandês AIM Architecture criou um edifício com alto índice de transparência e reflexão para o centro de lazer e estética Soho, sediado em Xangai, na China. O aspecto de modernidade e inovação pretendido pelos clientes foi alcançado com um interior espelhado que expõe toda a infraestrutura do novo prédio.
O vidro cria uma infinidade de reflexões nos corredores e salas de reuniões, deixando a altura e a estrutura originais visíveis, criando assim uma “dupla realidade” que funde-se com a vista do centro da cidade.
Luz e superfícies refletem em todo o espaço e são ainda mais difundidas por espelhos estrategicamente posicionados. Alguns dos pisos são ilhas de pedra ou carpete. Eles criam momentos estáticos para compensar esse mar de refletividade. Habilmente, o conforto dos usuários também foi obtido com a utilização de vidros de controle solar e outros recursos.
Transparência e luzes multiplicadas na dose certa por espelhos estrategicamente posicionados
A ideia do projeto principal foi mostrar aos clientes o que eles estão realmente recebendo e adicionando, simultaneamente, itens acompanhados de alto luxo. A complexidade do projeto, segundo os criadores, emerge a partir de uma escolha simples, o que o torna ousado, com o efeito de camadas e espacialmente emocionante.
O conjunto de escritórios de vidro compõe o Fuxing Plaza, um grande complexo de uso misto, incluindo 72 mil metros quadrados de terreno e 65 mil metros quadrados de área construída. A obra conquistou a certificação LEED Gold por USGBC.
O Fuxing Plaza está localizado no Oriente Fuxing Road, local onde a linha 1 e a linha 4 do metrô de Xangai se cruzam, na proximidade de mais três linhas.
Comente esta reportagem:
elmopires@vidros.inf.br