Tecnologia permite as duas utilidades em uma única peça
A novidade que anda fazendo sucesso nas feiras de decoração é o Espelho TV, um produto que pode funcionar tanto como espelho quanto como TV, dependendo do desejo do cliente. A tecnologia permite praticidade, economia de espaço e conforto, pois pode ser aplicada em qualquer cômodo da casa, inclusive nos banheiros.
Apesar de estar sendo divulgado no país há pouco tempo, esse produto já é comercializado há pelo menos três anos, no exterior. Trata-se de um cristal líquido de 2 cm que é colado na parte de trás do vidro ou espelho. “Uma tecnologia única e exclusiva para suplantar o desafio de emitir imagens através de superfícies de espelho ou vidro, operar em ambientes privados de ventilação e permitir uma montagem simples”, explica Eric Sakamoto, engenheiro técnico da Decorvid, que comercializa esse produto há cerca de um ano no país.
A empresa produz o espelho Mirror Screen e o integra com a tecnologia do cristal líquido da Home e Automação, revendendo o sistema emissor de imagem HD para clientes da região metropolitana de Campinas, grande São Paulo e outras regiões sob consulta. O espelho pode ser usado nas espessuras 4 mm ou 6 mm, com tamanho máximo de 2,21 x 3,20 m. Já as dimensões do cristal líquido (tela LCD) variam em 22”, 32”, 40”, 46” e 55”. “Não existe qualquer afastamento entre o Mirror Image e a superfície do espelho/vidro, resultando numa imagem cristalina, e proporcionando um ‘look’ futurista”, ressalta Sakamoto.
O custo varia conforme os tamanhos do espelho e da tela de LCD, forma de instalação e fixação, mas uma tela de 32” custa, em média, R$ 9.990,00. Por não se tratar de uma televisão convencional e sim uma tecnologia diferenciada, o engenheiro técnico da Decorvid afirma que o painel de instalação não precisa ser muito largo. “Consigo instalar o Mirror Screen em um painel de madeira de 5 cm de profundidade, enquanto, geralmente o pessoal precisa de 20 cm”, compara. Entretanto, Sakomoto lembra que a TV Espelho contempla somente a imagem, pois a caixa de som dela é baixa. Para um áudio bom, é preciso instalar autofalantes no ambiente.
Destaque nas feiras de decoração
Na última edição da Casa Cor São Paulo, nossos fotógrafos registraram a presença do Espelho com TV em vários espaços do Jockey Clube, entre eles estavam o Estúdio Executivo, o Quarto do bebê e o Loft One. (Confira a reportagem completa na ed82) No ano passo, os arquitetos da Casa Cor Campinas também exploraram o tema “Moda. Estilo. Tecnologia” para destacar as inovações tecnológicas em seus ambientes. (Como você pôde conferir na ed79). O Mirror Screen esteve presentes em, pelo menos, dois cômodos da mostra de decoração: No Home Office e Biblioteca da Arquiteta, Celina Zappelini usou um espelho (Mirror Screen) de vidro temperado, 8 mm, de 1,10 x 2,10 m, com uma película especial para a televisão. Assim, quando ela está desligada, o ambiente fica com o que parece ser ‘apenas’ um espelho à mostra. “A Mirror Screen fi cou com uma posição de destaque, pois é uma opção muito contemporânea para casas reduzidas, onde não é possível ter um living e uma sala de TV”, explica a arquiteta, ao ressaltar que o Mirror Screen permite ter um living clean quando a televisão não está ligada. Outro ambiente que contou com a tecnologia foi o banheiro da Suíte Master, onde o vidro espelhado de 4 mm ficou incrementado pela tecnologia do Mirror Screen da Decorvid. A TV blindada é específica para a área do banheiro, pois não embaça com o vapor do chuveiro