Muro Diamante com vidro SunGuard Âmbar

Após passar por um amplo processo de retrofit arquitetônico e estrutural, o antigo Edifício Hilton Santos, com quase 70 anos de história, localizado em frente ao Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ), tornou-se o empreendimento residencial Rio by Yoo, da RJZ Cyrela. O novo espaço, que propõe uma releitura contemporânea, utilizou o vidro SunGuard Âmbar, da Guardian Glass como protagonista. Ele valorizou o design compondo um muro em formato de diamante e que traz a cor âmbar do vidro.

Anibal Sabrosa, sócio fundado da RAF Arquitetura, responsável pelo retrofit arquitetônico, conta que uma das grandes vantagens da escolha do vidro foi o fato do edifício estar localizado em numa paisagem icônica da cidade, e possuir uma arquitetura singular. “Buscamos interferir o mínimo possível na fachada, por isso, o vidro, por si só, tornou-se o protagonista nessa intervenção”, conta.

Ele explica que a opção pelo fechamento do acesso ao edifício, com um gradil em vidro sobre caixilharia, possibilitou um design singular ao mesmo tempo que manteve a privacidade e a segurança. “O vidro tem o poder de unir a tradição e a inovação em uma mesma obra. Neste projeto, o muro de vidro traz características marcantes da arquitetura contemporânea, sem desrespeitar a arquitetura de edifício da década de 50. Sobriedade, imponência e muita elegância são algumas das marcas que o vidro trouxe ao projeto”, diz.

Outro detalhe importante, segundo Anibel, foi a viabilidade de atender as novas normas de segurança exigidas pela ABNT em relação à altura do guarda-corpo das varandas. Como não era de interesse aumentar a alvenaria, e com isso mexer na volumetria original do edifício, utilizamos um complemento interno em vidro laminado/temperado. Manteve-se assim a proporção dos elementos, e trouxe um novo brilho para a fachada Art Deco, principalmente na parte da manhã, quando o edifício, voltado à leste, recebe os primeiros raios de sol”, conta.

Para Viviane Sequetin, gerente de Marketing South America da Guardian Glass, a diferenciação estética é um dos quesitos que os projetos arquitetônicos mais buscam para se destacar e se tornarem referências. “Neste ponto, a tonalidade âmbar/bronze do SunGuard Âmbar supre a demanda crescente da arquitetura comercial e residencial por vidros com grande impacto estético, que aliam ainda o conforto térmico e a economia de energia para aplicações em fachadas”, diz.

Com uma estética exclusiva, o produto, lançado recentemente pela Guardian, acompanha as principais tendências do mercado. Sua excelente combinação entre entrada de luz, baixos índices de reflexão interna e externa, e bloqueio de calor (bloqueia 51% do calor e permite a entrada de 44% de luz solar) torna-o ideal para a aplicação em projetos diversos. “Neste ponto, o SunGuard Âmbar muda a forma como enxergamos os horizontes da arquitetura, agregando poder, requinte e sofisticação para que cada projeto seja único, atendendo, assim, as necessidades dos arquitetos”.

O antigo Edifício Hilton Santos, que já foi sido sede do Clube de Regatas Flamengo e recebeu presidentes da república, além de grandes nomes da música brasileira, conta agora com 148 novas unidades residenciais, e oferece serviços especiais como concierge, valet e SPA. Além disso, o empreendimento possui áreas comuns assinadas pelo francês Philippe Starck, do renomado escritório de design internacional Yoo Studio.

Guardian Glass

A Guardian Glass, uma importante unidade de negócios da Guardian Industries, é uma das maiores fabricantes mundiais de produtos de vidros float (plano), revestido (coated) e transformado. Em suas 26 linhas de vidro float em todo o mundo, a Guardian Glass produz vidros de alto desempenho para uso em aplicações de arquitetura externas (comerciais e residenciais) e interiores, bem como transporte e produtos técnicos. O vidro da Guardian Glass está presente em residências, escritórios, carros e em algumas das mais emblemáticas referências arquitetônicas mundiais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Precisa de ajuda?