Saiba como essas diretrizes determinam o padrão, qualidade e produção dos itens.
Os vidros sempre foram vistos como itens de elegância e que agregam valor aos ambientes. Porém, eles não são produzidos sem especificações, é para estabelecer padrões de qualidade, que garantem a segurança dos usuários que existem as principais normas técnicas para vidros. Elas resultam em uma produção mais assertiva visando a estética e a segurança desses itens.
As diretrizes das normas tércnicas da ABNT guiam a fabricação dos vidros e são essenciais para se obter produtos muito mais corretos e alinhados ao que o mercado procura.
Hoje, você ficará por dentro de quais são as principais normas técnicas para vidros planos para a construção civil e edificações de acordo com a ABNT.
ABNT e o seu propósito
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) elabora, com participação da sociedade e de entidades representativas, as Normas Brasileiras (ABNT NBR), firmadas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).
Logo, o órgão é o Foro Nacional de Normalização, que possui reconhecimento da sociedade brasileira e do governo federal por meio de diversos instrumentos legais.
A ABNT dispõe de programas para certificação de produtos, como os vidros, sistemas e rotulagem ambiental que são alicerçados por uma estrutura técnica e de auditores multidisciplinares, que garantem credibilidade, ética e reconhecimento dos serviços prestados.
A ABNT promove o desenvolvimento de mercados de diversos setores e nichos comerciais.
Com referência à produção de vidros, por exemplo, este órgão especifica normas que auxiliam as fábricas e toda a cadeia produtiva a desenvolver vidros que sejam seguros para o uso em diversos tipos de ambientes, além de oferecerem maior estética e conforto para os espaços.
Principais normas técnicas para vidros
Segundo a ABNT uma série de requisitos devem ser cumpridos para que os vidros alcancem ótimos resultados no que diz respeito à qualidade, durabilidade e padrão de estética.
Conheça agora as principais normas técnicas para vidros que são utilizadas na construção civil e edificações.
ABNT NBR NM 294 – Vidro Float
Esta norma, específica para fabricantes de vidro float, tem o propósito de estabelecer as dimensões e requisitos de qualidade em relação aos defeitos ópticos e de aspecto do vidro float incolor e colorido.
Além disso, a diretriz estabelece também a composição química e as principais características físicas e mecânicas do vidro plano fornecido em tamanho grande ou nos tamanhos previamente cortados.
ABNT NBR NM 295 – Vidro Aramado
Também define a qualidade em relação aos defeitos ópticos do vidro aramado, além do tamanho e padrão de fabricação.
ABNT NBR NM 297 – Vidro Impresso
Estabelece requisitos de qualidade em relação aos defeitos de aspecto do vidro plano impresso, atual Cebrace Texturizados, no tamanho padrão de fabricação. Além de principais características físicas e mecânicas.
ABNT NBR 14697 – Vidro Laminado
Especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança e a durabilidade do vidro laminado na construção civil e na indústria moveleira. Cita como norma auxiliar a ISO 9060 (Solar energy – Specification and classification of instruments for measuring hemispherical solar and direct solar radiation)
ABNT NBR 14698 – Vidro Temperado
Dita os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança, a durabilidade e a qualidade do vidro temperado plano em suas aplicações na construção civil, na indústria moveleira e nos eletrodomésticos da linha branca.
ABNT NBR 12067 – Vidro plano – Determinação da resistência à tração na flexão
Especifica um método para a determinação da resistência à tração na flexão dos vidros planos. Além de apresentar o procedimento para a medição de flexão máxima oriunda do carregamento.
ABNT NBR 7199 – Projeto, execução e aplicação do vidro na construção civil
Estabelece as condições que devem ser seguidas nos projetos de envidraçamento em construção civil, classificando o vidro nas categorias de tipo, transparência, acabamento das superfícies, coloração e colocação. Além de tratar também das condições nas quais o vidro deve ser armazenado e manipulado.
ABNT NBR 11706 – Vidros na construção civil – Especificação
Fixa as condições para vidros planos serem aplicados na construção civil. A regra se aplica aos vidros: recozidos (lisos, float e impressos), de segurança (aramados, temperados e laminados), aos vidros foscos, termo absorventes e termo refletores.
ABNT NBR 10821 – Esquadrias externas para edificações
Esta norma está dividida em três partes: terminologia, requisitos e classificação e métodos de ensaio.
A Terminologia define os termos empregados na classificação de esquadrias externas que são utilizadas em edificações e na nomenclatura de suas partes.
Já a segunda parte, Requisitos e Classificação, especifica os quesitos de desempenho de esquadrias externas para edificações, independente do material utilizado.
Os Métodos de Ensaio avaliam o desempenho e classificação de esquadrias externas para edificações. A norma visa assegurar ao consumidor o recebimento dos produtos com condições mínimas exigíveis de desempenho. A diretriz não se aplica a divisórias e fechamentos internos.
ABNT NBR 14718 – Guarda-corpos para edificação
Determina condições exigíveis de guarda-corpos para edificações em usos residencial e comercial. Esta norma não se aplica a guarda-corpos para passarelas sobre ruas e avenidas, ginásios de esportes ou locais de grande aglomeração pública. Além disso, ela cita requisitos mínimos de projeto, execução e manutenção para guarda-corpos em alumínio, PVC e aço.
Como você pode entender, as principais normas técnicas para vidros determinam um padrão de produção, manipulação, segurança e estética dos vidros, tudo para que os construtores e o próprio consumidor final reconheçam e possam usufruir da qualidade destes vidros.
Para que projetos sejam valorizados é necessário adquirir vidros que sigam as normas da ABNT, garantindo excelência de alto nível.