Tecnologia aplicada em espelhos permite interação da marca com o público
As primeiras ações de marketing com espelho interativo, no Brasil, começaram recentemente. No início, elas eram focadas em banheiros de restaurantes, bares e boates. Depois, tornaram-se mais sofisticadas, com a integração de telas touchscreen e aplicações internas. Agora, entre as possibilidades dessa nova mídia estão: provadores interativos, recepcionista virtual, mesa de vidro touchscreen, entre outros.
A Accept Mídia é uma das agências do país que desenvolve soluções interativas para as empresas. Ela foi fundada em 2008, possui hoje três filiais: São Paulo, Rio de Janeiro e Jaraguá do Sul (SC). Paulo Passeti, proprietário, explica que a interação com o público sempre foi o alvo dos profissionais de marketing e que a revolução digital trouxe várias transformações para o mercado publicitário. “O espelho interativo como uma ferramenta de marketing de impacto é extremamente eficiente, pois transfere o conteúdo ao cliente instantaneamente e de forma divertida. O usuário nunca imagina que ao se aproximar será surpreendido com uma mensagem”, explica. Um espelho estático, no qual a mensagem é reproduzida como em uma folha de papel, tem custo médio de R$ 1.200, para uma peça com medidas entre 40cm X 60cm. Já nos modelos dinâmicos, o valor pode aumentar de 30 a 150%.
O que influência no preço é o investimento que o cliente está disposto a fazer. Bruno Castro, diretor comercial da CreaPix explica que a empresa pode até customizar um espelho já instalado, pois a dimensão e a espessura não interferem no resultado final. De acordo com Castro, o espelho interativo funciona de duas maneiras:
1. Espelho com propriedades de reflexão, com uma mídia publicitária inserida ao mesmo, assim como sensores de presença;
2. LCD de 42” no qual um software a transforma em um espelho, pelo qual o usuário poderá se ver e ainda experimentar roupas de forma virtual, sem tocar no LCD.
Os preços variam a partir de R$ 10 mil, para o primeiro caso, e R$ 18 mil, para o segundo caso.
Maquiagem Virtual
Em 2012, a ID fez uma campanha para a Natura em um restaurante de São Paulo, na qual um espelho de maquiagem virtual ficou a disposição das clientes durante um mês. A estimativa é que duas mil mulheres interagiram com a marca.
A ideia da agência para promover a linha de maquiagem foi criar um espelho virtual, no qual as pessoas podiam experimentar vários tipos de produtos sem aplicá-los na pele. A construção do espelho levou sete meses e reuniu 21 pessoas. Para ser o mais fiel possível, a câmera do Kinect foi programada para reconhecer três tons de pele: branca, morena e negra. Assim, a mesma cor de blush ou de sombra foi adequada a cada um dos tons de pele.
Interatividade para todos os gostos
Além do espelho virtual, outras opções de mídia interativa estão sendo exploradas pelas empresas. Paulo Passeti destaca algumas delas:
:: Película touchscreen com nano tecnologia aplicada em superfícies de vidro. Uma das aplicações mais procuradas é para vitrines de lojas que possibilitam aos clientes consultarem informações de produtos e serviços do lado de fora da loja, mesmo após o expediente.
:: Provador Virtual: aplica-se um espelho por cima de uma tela instalada na parede. Assim, os clientes podem provar roupas, virtualmente, sem tocar na tela, a uma distância de quatro metros.
:: Mesa de Vidro Touchscreen: Desenvolvidas para bares e restaurantes, elas possibilitam aos clientes acessarem a internet, consultarem e-mails, escolherem produtos de um cardápio virtual e se divertirem com jogos.
:: Recepcionista Virtual: Trata-se de uma placa de vidro revestida de uma película holográfica. Essa placa recebe uma projeção de um vídeo pré-gravado de uma modelo contratada para falar sobre um produto ou serviço.
No entanto, Passeti ainda considera baixa a procura por esse tipo de ferramenta e atribuí isso a falta de conhecimento da existência do produto. “Percebemos um aumento na procura por segmentos que não o publicitário, como usuário doméstico para instalar em casa e o setor de construção civil, que vem buscando mais informações sobre o espelho com TV para instalação em imóveis de alto padrão como um acessório para o cliente e atrativo para ampliação das vendas”, conta.