Vantagens arquitetônicas dos vidros são evidentes na valorização de alguns espaços, e o investimento pode ainda se pagar com o tempo
Construtores brasileiros já estão habituados a pensar a construção de casas residenciais e comerciais com parede de alvenaria dotada de janelas. Seria possível mudar os hábitos dos construtores para que enxerguem o vidro como substituto dessa solução tradicional? Nesta reportagem,a revista Tecnologia & Vidro levantou alguns pontos para reflexão.
Vantagens e limitações das paredes
As paredes feitas com cimento, tijolo e algum revestimento, de modo geral, oferecem ótimo bloqueio do calor do sol e do frio. Bloqueiam também o excesso de luminosidade, permitindo seu controle através das janelas. Também permitem o bloqueio da entrada do vento ou controlam seu acesso com a abertura ou o fechamento das janelas. O controle da privacidade é total e, por fim, bloqueiam também o som. Destaque se, entretanto, que o nível de controle ou bloqueio de cada um desses elementos (luminosidade, calor, frio, privacidade, som e entrada de ar) depende também da qualidade dos materiais utilizados.
A limitação das paredes está no fato de não conseguirem promover uma integração satisfatória do interior com o exterior. Em ambientes com áreas verdes, por exemplo, as paredes dotadas de janelas tradicionais limitam a visibilidade e promovem uma sensação desagradável de confinamento.
Nos casos em que se deseja maior luminosidade interna, as paredes com janelas também podem ser um fator limitador. Na questão estética, muitas vezes as paredes com janelas não valorizam o empreendimento, nivelando-o por baixo.
Quanto à questão da durabilidade e necessidade de manutenção, as paredes possuem desempenho regular, pois, com dois anos podem exigir nova pintura ou o conserto de eventuais infi ltrações de água; e com uma década, podem exigir reformas ainda maiores.
Por fim, outra desvantagem da alvenaria é quanto ao processo produtivo. Tanto na construção quanto na reforma, a alvenaria exige longo tempo de execução, depende totalmente da qualidade da mãodeobra utilizada, desperdiça muito material e exige grande esforço e tempo para limpeza.
Vantagens e limitações dos vidros
Os vidros também são capazes de bloquear o calor do sol e o frio;porém, para obterem uma performance idêntica, o construtor não poderia utilizar os temperados, que são os vidros de valor mais baixo. Teriam de utilizar vidros duplos (ou insulados), uma vez que os vidros de controle solar não protegem do frio, somente do calor. Os vidros podem bloquear o excesso de luminosidade, mas para isso o construtor também teria que utilizar vidros especiais, como os duplos (ou insulados) dotados de persianas internas, os vidros pintados ou serigrafados ou ainda os vidros dotados de sistema de opacação eletrônica.
Os vidros podem permitir o bloqueio da entrada do vento pela abertura ou fechamento de sistemas deslizantes ou com abertura total do vão dos sistemas de fechamento de sacadas.
O material também é capaz de garantir a privacidade e bloquear o som; porém, da mesma forma que nos itens anteriores, o construtor teria que se utilizar de vidros especiais como os laminados ou duplos (ou insulados) equipados com persianas internas.
Porém, quando se trata de promover integração do ambiente interno com o externo ou quando a estética é importante para valorização do empreendimento pelo aspecto estético, o vidro é insuperável. Também é imbatível na durabilidade, pois é um produto quase eterno e que se mantém com boa aparência por décadas.
Por fim, a instalação do vidro é rápida, limpa e prática. Os vidros temperados, por exemplo, podem ser instalados em uma semana após o pedido, dependendo da região brasileira.
Levando-se em conta que alguns agentes externos precisam ser totalmente barrados e outros apenas controlados –e colocando os vidros temperados como básicos devido ao fator preço e facilidade de compra –, a reportagem montou o seguinte quadro:
Aplicações sob medida
Existem situações em que o vidro se encaixa de forma especial ao projeto, valorizando-o com baixo custo. Vamos acompanhar uma delas, a do espaço CasaViva, instalada na cidade de Taubaté (SP).
Neste sobrado comercial, que também é alugado para eventos de empresas e grupos, o terreno era limitado. A intenção foi criar um ambiente agradável para os participantes das várias palestras de desenvolvimento pessoal ou sociocultural incluídas no calendário de eventos da casa.
A arquiteta Ana Sierra utilizou quase todo o terreno, deixando do lado direito um estreito corredor com apenas um metro de largura. Se utilizasse alvenaria e janela nesse corredor, o ambiente interno ficaria demasiadamente escuro e limitado, e o corredor não teria qualquer utilidade, sendo desperdiçado. A solução encontrada foi utilizar grandes portas duplas de vidro temperado. Eles permitiram a visão do corredor e o muro lateral que, para se integrar ao ambiente e promover um clima mais agradável ao local, foi transformado
em um jardim. O resultado ficou excelente, com total aproveitamento da luz natural, valorização do espaço interno e da obra como um todo.
O vidro temperado utilizado não resulta em maios calor interno, pois foi instalado voltado para o sul e com acesso do sol limitado pelas casas vizinhas. Em dias mais quentes existe a possibilidade de abertura das duas portas duplas, para economia de gastos com ar-condicionado. A necessidade de privacidade no local não existe e o bloqueio do som promovido pelo vidro
fixo, sem janelas, é suficiente para a necessidade.
Inovações Recentes
A tradição do emprego da alvenaria na grande maioria dos casos de construção de casas vem do tempo em que vidro temperado era um artigo caro e com entrega demorada. Além disso, as técnicas de instalação dos vidros temperados eram limitadas, resumindo-se ao emprego de ferragens, o que deixava frestas que permitiam a entrada de ar frio.
Essas situações limitantes não existem mais. Hoje é possível se fazer a contratação do fechamento e obter a obra pronta para utilização, em alguns casos, na semana seguinte. Além disso, o desenvolvimento de kits especiais para os vidraceiros permitem que estes tenham várias opções para fazer a instalação de acordo com a necessidade exigida pelo local.
Custo alvenaria X Vidro
Complementando esta reportagem a redação irá fazer (após o fechamento desta edição) um levantamento dos custos vidro temperado x alvenaria básica com uma janela. Esse argumento de vendas para vidraceiros será publicado na área reservada aos participantes da campanha “Comece a Obra pelo Vidraceiro”, em breve. Se você é vidraceiro, cadastre-se para participar da campanha e ter acesso a esse argumento de venda.
Para participar da campanha, acesse:
www.vidros.inf.br
Para conhecer mais sobre a CasaViva acesse:
www.casaviva543.com.br