Planetário mexicano recoberto com mais de mil peças de vidros da Guardian Glass.
Icone da metrópole de Guadalajara e um dos cinco melhores do mundo, este Planetário e Centro Interativo é exemplo da versatilidade do uso do vidro em projetos arquitetônicos criativos e arrojados.
Com uma arquitetura moderna e arrojada, o Planetário e Centro Interativo de Jalisco Lunaria, em Guadalajara, no México, é considerado um dos cinco melhores planetários do mundo. Ele também é referência em termos de projetos icônicos. Uma das principais atrações deste planetário mexicano é a cúpula, que contém uma tela de 180 graus em seu interior para a projeção dos corpos celestes. Recobrindo essa cúpula, estão 1.380 peças do vidro ExtraClear, produzido pela Guardian Glass.
Com uma área de 500 m², a cúpula desse planetário mexicano é coberta por peças de vidro serigrafado com estampas da constelação da cidade em fundo azul. As peças foram recortadas em diferentes formatos e fixadas por conectores de aço com iluminação integrada. O efeito cromático foi alcançado por uma gama de tons de azul que percorrem a cúpula, juntamente com cores quentes nas áreas onde o sol atinge a cobertura ao longo do ano.
“O projeto mostra a versatilidade da aplicação de vidros em fachadas arrojadas e criativas, tornando-o único em design e inovador em seu conceito, além de permitir uma conexão entre a geometria da fachada com a geometria dos planetas”, destaca Lamartiny Gomes, gerente de Segmento e Portfólio Coaters da Guardian Glass. Ele explica que a utilização do vidro possibilita a inovação proposta pelo planetário, onde ciência e tecnologia se fundem. “Os vidros permitem traduzir esse conceito, além de mostrar a versatilidade de sua aplicação nos diversos projetos de arquitetura de exteriores.” Construído em uma área total de dois mil metros quadrados, o planetário foi inaugurado em 2018 e idealizado para que as pessoas tenham acesso simultaneamente à educação e ciência, disseminando informações sobre desenvolvimento tecnológico, pesquisa científica e inovação, e também sobre o progresso científico local e global. O projeto desse planetário mexicano inclui sala de projeção de última geração, pavilhão de exposições, área de oficinas educativas e parque, e tem capacidade para 174 espectadores.
Ficha Técnica: Planetário e Centro Interativo de Jalisco Lunaria
Produto: Extraclear serigrafado
Processador: Megaglass SA DE CV & Tecglass by Fenzi Group
Arquiteto: Estudio TOGA Arquitectos & Dipro Innovation Design
Proprietário: Prefeitura de Jalisco
Site: Planetario Jalisco
Guardian Glass
A Guardian Glass, uma importante unidade de negócios da Guardian Industries, é uma das maiores fabricantes mundiais de produtos de vidros float (plano), revestido (coated) e transformado. Em suas 26 linhas de vidro float em todo o mundo, a Guardian Glass produz vidros de alto desempenho para uso em aplicações de arquitetura externas (comerciais e residenciais) e interiores, bem como transporte e produtos técnicos. O vidro da Guardian Glass está presente em residências, escritórios, carros e em algumas das mais emblemáticas referências arquitetônicas mundiais. A companhia está instalada também no Brasil, nas cidades de Campinas (SP), Tatuí (SP) e Porto Real (RJ).