Planetário mexicano recoberto com mais de mil peças de vidros da Guardian Glass

Planetário mexicano recoberto com mais de mil peças de vidros da Guardian Glass.
Icone da metrópole de Guadalajara e um dos cinco melhores do mundo, este Planetário e Centro Interativo é exemplo da versatilidade do uso do vidro em projetos arquitetônicos criativos e arrojados.

Com uma arquitetura moderna e arrojada, o  Planetário e Centro Interativo de Jalisco Lunaria, em Guadalajara, no México, é considerado um dos cinco melhores planetários do mundo. Ele também é referência em termos de projetos icônicos. Uma das principais atrações deste planetário mexicano é a cúpula, que contém uma tela de 180 graus em seu interior para a projeção dos corpos celestes. Recobrindo essa cúpula, estão 1.380 peças do vidro ExtraClear, produzido pela Guardian Glass.

Com uma área de 500 m², a cúpula desse planetário mexicano é coberta por peças de vidro serigrafado com estampas da constelação da cidade em fundo azul. As peças foram recortadas em diferentes formatos e fixadas por conectores de aço com iluminação integrada. O efeito cromático foi alcançado por uma gama de tons de azul que percorrem a cúpula, juntamente com cores quentes nas áreas onde o sol atinge a cobertura ao longo do ano.

“O projeto mostra a versatilidade da aplicação de vidros em fachadas arrojadas e criativas, tornando-o único em design e inovador em seu conceito, além de permitir uma conexão entre a geometria da fachada com a geometria dos planetas”, destaca Lamartiny Gomes, gerente de Segmento e Portfólio Coaters da Guardian Glass. Ele explica que a utilização do vidro possibilita a inovação proposta pelo planetário, onde ciência e tecnologia se fundem. “Os vidros permitem traduzir esse conceito, além de mostrar a versatilidade de sua aplicação nos diversos projetos de arquitetura de exteriores.”

Construído em uma área total de dois mil metros quadrados, o planetário foi inaugurado em 2018 e idealizado para que as pessoas tenham acesso simultaneamente à educação e ciência, disseminando informações sobre desenvolvimento tecnológico, pesquisa científica e inovação, e também sobre o progresso científico local e global. O projeto desse planetário mexicano inclui sala de projeção de última geração, pavilhão de exposições, área de oficinas educativas e parque, e tem capacidade para 174 espectadores.

Ficha Técnica: Planetário e Centro Interativo de Jalisco Lunaria
Produto: Extraclear serigrafado
Processador: Megaglass SA DE CV & Tecglass by Fenzi Group
Arquiteto: Estudio TOGA Arquitectos & Dipro Innovation Design
Proprietário: Prefeitura de Jalisco
Site: Planetario Jalisco

Guardian Glass
A Guardian Glass, uma importante unidade de negócios da Guardian Industries, é uma das maiores fabricantes mundiais de produtos de vidros float (plano), revestido (coated) e transformado. Em suas 26 linhas de vidro float em todo o mundo, a Guardian Glass produz vidros de alto desempenho para uso em aplicações de arquitetura externas (comerciais e residenciais) e interiores, bem como transporte e produtos técnicos. O vidro da Guardian Glass está presente em residências, escritórios, carros e em algumas das mais emblemáticas referências arquitetônicas mundiais. A companhia está instalada também no Brasil, nas cidades de Campinas (SP), Tatuí (SP) e Porto Real (RJ).

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Precisa de ajuda?