Quando vidro não é suficiente

Persianas, rolôs e cortinas podem ampliar capacidade do vidro e aumentar lucratividade do vidraceiro

DSC_9126Vidro já está embutido no significado de janelas e fachadas. E se a função destas últimas é bloquear parte do calor solar e parte da luminosidade, os vidros revestidos com camadas especiais podem cumprir satisfatoriamente essa função. Mas existem casos em que somente os vidros não são suficientes. Saber compreender essas situações e as soluções é o objetivo desta reportagem que, inclusive, sugere uma lucratividade adicional para os vidraceiros.

Christoph Roth, diretor da Elubel, fabricante das persianas, cortinas e rolos Uniflex (de alto padrão) defende que o vidro, por ser estático, precisa de acessórios dinâmicos que o complemente. Ele argumenta: “O que se instala de vidro em uma janela ou fachada é o que fica, só que o sol não é estático. Ele muda de posição a cada segundo, e não é só isso, toda época do ano ele tem uma incidência diferente. Durante o inverno ele está mais baixo e no verão, mais alto.”

Aliado a essa questão da mobilidade, está a do controle da privacidade, pois mesmo os mais eficientes vidros de controle solar não impedem a visão de fora para dentro no período noturno.

Para ampliar a capacidade das janelas e fachadas os vidros podem ser aliados a persianas, que oferecem a opção de controlar a luz, clareando ou escurecendo o ambiente e, ao mesmo tempo, climatizar o ambiente interno e oferecer controle total da privacidade; aos rolôs, que são oferecidos em vários tecidos, alguns especificamente para controle solar; e as cortinas.

A reportagem de T&V visitou o Showroom da Uniflex, em São Paulo, e ali pôde confirmar que existem diversos modelos de persianas, rolôs e cortinas, prevendo praticamente todas as necessidades, incluindo o controle solar, a decoração de interiores, a visibilidade de dentro para fora e até o escurecimento total.

A novidade nesse ramo é a atuação nos projetos corporativos. No entendimento de Christoph a persiana, por exemplo, deve ser especificada desde a planta. “Achamos que o projeto tem de ser concebido já considerando a utilização dos vidros e também as persianas e rolôs que entrarão nele, e isso muda tudo, pois o ar-condicionado pode ser redimensionado para menos”, explica Christoph.

O empresário cita a automatização das persianas e rolôs como ocorreu no edifício Eldorado Business Tower, em São Paulo, onde quase 80% dos rolôs são controlados por uma central do próprio prédio. “Eles abaixam e levantam de acordo com a posição e intensidade do sol”, resume o empresário, acrescentando que essa é uma tendência ecológica e sustentável.

As persianas e rolôs estão tendo seu consumo aumentado também pela tendência de utilização de vidros claros e com menor índice de refletividade nas fachadas. Nesses casos, além da utilização de vidros duplos com camada Low-E, os rolôs e persianas são utilizados para controlar o excesso de luminosidade interna em determinadas estações ou períodos do dia.

Lucratividade extra

DSC_9029A reportagem de T&V visitou também a fabricante de rolôs e persianas Trilho Suisso, que investe seus esforços para conquistar instaladores de fechamento de varandas e sacadas.

Segundo o gerente comercial, Tadeu Alves, fechar sacadas com o sistema de abertura total não é para qualquer um. Esse instalador especializado reúne todas as condições para revender e instalar os rolôs da linha Express, que podem ser instalados em menos de meia hora de serviço. “O trabalho de medição é o mesmo e, tendo acesso ao cliente, o instalador pode oferecer o sistema rolô, que valoriza a instalação e permite uma lucratividade maior com mínimo esforço”, defende Tadeu.

Para se tornar um revendedor autorizado da Trilho Suisso o instalador ou vidraceiro só precisa fazer um investimento de R$ 100,00, que é a aquisição de um kit (produto pronto) e um catálogo com todas as amostras dos 20 tecidos disponíveis, incluindo dois exclusivamente desenvolvidos para proteção solar.

O treinamento para a instalação é feito pela própria empresa, inclusive para a versão motorizada com controle remoto, que é direcionada para clientes que preferem uma única peça em vez de várias pequenas. Com essa versão o rolô pode ser instalado com mais de cinco metros de largura.

O prazo de entrega da persiana não complica a comercialização: são cinco dias úteis para produtos manuais e 15 dias úteis para sistemas automáticos. Segundo Tadeu, a lucratividade ao se trabalhar com a Trilho Suisso varia em torno de 30% a 40%, porque o instalador irá lidar diretamente com o fabricante.

Para mais informações, o telefone da Trilho Suisso é: (11) 4615-1100

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp