Dez perguntas e respostas sobre fechamento de sacadas

Dez perguntas e respostas sobre fechamento de sacadas

Dez perguntas e respostas sobre fechamento de sacadas

Você conhece tudo sobre esse produto? Confira!

Seguem 10 perguntas sobre o fechamento de sacadas e as respostas que nós, da Revista Tecnologia & Vidro conseguimos apurar junto às nossas fontes. Estamos nos referindo ao fechamento que permite a abertura total, também chamado de cortina de vidro ou fechamento de varandas.

Tais perguntas circularam também em nossos 24 grupos de WhatsApp, para conhecimento geral dos vidraceiros.

1- Pode-se utilizar vidros temperados em fechamentos de sacadas?

O vidro temperado é o mais utilizado em fechamentos de sacadas, principalmente devido seu baixo custo e grande resistência mecânica.

 

2- Pode-se utilizar vidros laminados em fechamentos de sacadas? Quais vantagens e desvantagens?

O vidro laminado custa um pouco mais que o temperado, como principal vantagem sobre esse primeiro, está o isolamento acústico superior e proteção contra os raios UV, que causam desbotamento em madeiras e tecidos.

A desvantagem é que se quebram com rajadas de ventos mais fortes, se instalados em edifícios muito altos ou se forem utilizadas peças muito grandes.

 

3- Fechamentos de sacadas com película de segurança são mais seguros? Por que?

A resposta da pergunta é DEPENDE. Explicando melhor: a película de segurança, no caso, deve ser aplicada na fase de colagem dos vidros nos perfis, de forma que, em caso de quebra do vidro, o perfil segure o vidro pendurado, sem queda de toda a placa. Essa é a única forma do fechamento ganhar maior segurança.

Por outro lado, se a película for aplicada somente no vidro, a situação irá ser pior em caso de quebra, pois toda a placa de vidro irá cair com os vidros unidos, podendo atingir um transeunte que estiver passando, ao invés de uma “chuva” de cacos pequenos de um vidro temperado.

O detalhe que atrapalha, porém, é que, por mais durável que seja a película de segurança, ela não resiste às ações do tempo por 10 anos. Após esse período, ela terá de ser retirada. E, se o proprietário quiser recolocar uma película, terá de desmontar todo o conjunto, descolando também o alumínio dos vidros.

 

4- Fechamento de sacadas são consideradas/classificadas como esquadrias?

Existe um debate no mercado sobre o que é considerado esquadria. Porém, na opinião de especialistas da Associação dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, a resposta é não. Os fechamentos de sacadas não são considerados esquadrias. São consideradas um adicional à esquadria, por isso é que possuem uma norma técnica específica junto à ABNT, que é a NBR 16259 — Sistemas de envidraçamento de sacadas.

 

5- Fechamento de sacadas precisam barrar totalmente a água da chuva, ou seja, precisam ser estanques?

A resposta é NÃO. Conforme mencionado na pergunta 4, fechamento de sacadas não é esquadria, portanto, não é submetido ao teste de estanqueidade e não precisa ser totalmente estanque, embora alguns modelos consigam um bom desempenho nesse sentido.

É importante, inclusive, que esse detalhe seja mencionado no manual de uso e manutenção das instalações, pois pequenas infiltrações de água, em dias de muita chuva, têm causado reclamações de clientes que não são alertados para isso e vêm seus tapetes ou móveis manchados ou deteriorados pela umidade.

 

6- Existe norma específica na ABNT para esse tipo de instalação?

SIM. Os fechamentos de sacadas possuem uma norma técnica específica junto à ABNT, que é a NBR 16259 — Sistemas de Envidraçamento de Sacadas.

 

7- É preciso contratar um engenheiro ou arquiteto para emitir uma ART  ou RRT sobre esse tipo de instalação?

Sim, a participação desses profissionais, com emissão de tais documentos de responsabilidade técnica é prevista na norma da ABNT específica desse produto (a NBR 16259), apesar de pouquíssimas empresas se atentarem a esse detalhe.

Algumas vidraçarias, no entanto, se destacam em reuniões de condomínios ao incluírem engenheiro recém-formado meio período em seu quadro de funcionários, mencionando terem um profissional capacitado em emitir tal documento.

Tais empresas/vidraçarias poderiam também denunciar concorrentes ao CREA ou ao CAU. No caso, se a denúncia for acatada, um representante irá ao local da obra comunicar ao responsável que tal instalação está sendo praticado por pessoal em “exercício ilegal da profissão”, dando prazo para o condomínio regularizar a situação.

 

8- Qual é o adesivo ideal para se fazer a colagem dos perfis superiores desse tipo de instalação?

Segundo o consultor especializado em vedações e colagem, Fabrice Barriac, somente o silicone estrutural pode ser utilizado nesse tipo de aplicação. Outros tipos, incluindo o feito à base de Silano ou PU, perdem volume com o passar de vários anos exposto ao tempo. Porém, como no caso acima, pouquíssimas empresas utilizam esse produto, considerado o correto.

 

9- Fechamento de sacadas podem ser instalados sobre guarda-corpos já instalados anteriormente?

SIM, porém,  quem faz isso se  torna responsável por todo o conjunto,  ou seja, em caso de acidente ou queda, quem aplicou o peso extra sobre o guarda-corpo sem o dimensionamento ou devido reforço necessário,  assumirá toda a culpa automaticamente.

 

10- Fechamentos de sacadas sem roldanas são melhores que os fechamentos de sacadas com roldanas?

Na teoria é melhor sim, porque não exige a substituição necessária das roldanas, que certamente de desgastam e se deterioram com o uso. Porém, como se trata de um produto relativamente novo no mercado, poderão aparecer outros problemas com o tempo.

Uma das questões mencionadas como problema é o argumento de que esse sistema não deveria ser instalado sobre guarda-corpos corpos, pois todo o peso dos vidros fica apoiado sobre essa instalação. Outro problema são as versões mais leves de sem roldanas, lançadas para vãos menores, que alguns vidraceiros aplicam em vãos maiores por pura economia.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Precisa de ajuda?