TRANSPARÊNCIA PERSONALIZADA

Edifício instalado na esquina da avenida Paulista com avenida Rebouças ganha lobby personalizado

O edifício Grande Ufficiale Evaristo Comolatti, da construtora RFM, localizado na capital paulista, em uma das esquinas mais emblemáticas da cidade (das avenidas Paulista e Rebouças), vai muito além de um prédio com uma envoltura de vidro altamente sofisticada. O seu lobby foi personalizado em cada detalhe, fazendo com que o sistema construtivo de envidraçamento estrutural resultasse em um design único.

O projeto do edifício foi criado pela equipe da Botti Rubin Arquitetos e pelo consultor de vidro estrutural Pedro Martins. A Vidrosistemas executou a obra, que já estava muito bem concebida, não mudando o desenho das ferragens, mas atendendo na íntegra à necessidade do projeto, dentro de todos os padrões de aplicação.

Nesse local foram instalados 277 m² do vidro extratransparente (Extra Clear Diamant, fabricado pela Cebrace), utilizado na versão laminada temperada. Distribuído como em uma caixa de vidro, o produto foi utilizado, inclusive, em colunas de sustentação e nas bandejas totalmente feitas do material, responsáveis por evitar eventuais movimentações da estrutura.

Para criação de um local amplo, bem-iluminado e com o mínimo de interferências — que o arquiteto desejava nesse sistema —, a Vidrosistemas desenvolveu ferragens de aço inoxidável especialmente para essa obra. Por meio de tecnologia 3-D, o trabalho foi todo personalizado a partir da demanda do consultor responsável.

O vidro extratransparente é fabricado com menos óxido de ferro e, por isso, apresenta as bordas menos esverdeadas que um vidro comum — o resultado é uma beleza transparente e clean. A estética desse projeto valorizou ainda mais o interior do lobby, exibindo um espaço diferenciado para a construção.

Por estar localizado em uma esquina, o espaço possui duas entradas. A principal está posicionada na avenida Rebouças. Na avenida Paulista, foi instalada uma rampa cercada por barreira, usando o sistema de perfis autoportantes de vidro Pilkington Proflit. Com esse mesmo sistema foi feito também um muro que reveste a caixa de manutenção do Metrô, instalada ao lado. Ambas instalações receberam iluminação interna através de Leds, o que cria um efeito lúdico interessante no período da noite. T&V

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Precisa de ajuda?