Com 81 andares, Yachthouse será o edifício mais alto da América Latina.
Com 81 andares em cada uma das suas duas torres, Yachthouse Residence Club, da Construtora Pasqualotto & GT, que está sendo erguido em Balneário Camboriú (SC), será o maior edifício da América Latina. O empreendimento de altíssimo padrão foi lançado em 2016, e durante esse período ignorou qualquer dificuldade do setor de construção civil nacional, sendo viabilizado em tempo recorde. Como principal atrativo, oferece aos proprietários de apartamentos, vaga para barcos, lanchas cabinadas e iates (Yachts em inglês), fato que motivou seu nome.
O sucesso do empreendimento demonstra que nem todos os brasileiros estão sofrendo com a crise. Cada apartamento do Yachthouse Residence Club possui 450m² de área total, quatro suítes e hidromassagem. A área de lazer tem 10 mil m² e inclui serviços como playgrounds, bistrô, piscina e bar molhado, as coberturas ainda dispõem de dois helipontos homologados tanto para voos diurnos, como noturnos. Para dar conta de transportar os moradores e convidados, serão 10 elevadores que levam apenas 50 segundos para atingirem o 78º andar. Os moradores contarão também de serviços de uma equipe completa de funcionários, que incluem até mesmo barmen e garçons.
O design foi projetado pelo renomado escritório italiano Pininfarina e traz uma fachada em pele de vidro insulado (ou duplo) termoacústica, que faz juz ao altíssimo nível de qualidade do empreendimento. O projeto de arquitetura optou pelo vidro refletivo Stopsol Classic Clear, da AGC, o único no mercado brasileiro de coloração âmbar. Segundo Franco Faldini, diretor comercial e marketing LATAM da AGC, tal vidro de proteção solar possui transmissão de luz média de 40% e proteção contra o calor em torno de 50%. Ele será aplicado em sistemas laminados com vidro incolor e insulados. Franco explica: “Serão instalados aproximadamente 130 mil m2 de vidro Stopsol Classic Clear e Planibel Clear (float incolor) da AGC, vidros consagrados, de sucesso absoluto há mais de 20 anos, e aplicado em diversos projetos ao redor de todo o mundo.”
Com previsão de conclusão para dezembro de 2019, o empreendimento de mais de R$ 200 milhões já atraiu a atenção de vários famosos, como os jogadores Neymar e Luiz Gustavo, além dos músicos Luan Santana, Sorocaba, Alexandre Pires e Hugo Pena.
Instalação dos vidros
A escolha pelos vidros da AGC foi definida a partir do projeto de arquitetura. Validado tecnicamente pelo consultor técnico de vidros e fachadas contratado para a ocasião e aprovado pela equipe da construtora. Franco detalha como ocorreu a escolha da processadora que produziu os insulados compostos por laminados: “Para essa escolha a AGC forneceu os dados de performance aos processadores interessados e que entraram em contato com nossa área técnica ou baixaram através do site global da AGC: (www.yourglass.com). Notoriamente, a decisão pelo instalador cabe ao cliente e/ou ao proprietário da obra, como em qualquer outra oportunidade. Neste caso, o processador vencedor foi Glassec Viracon do Brasil, empresa reconhecida por suas obras no Brasil e exterior.”