Equipamento de medição que revolucionou os envidraçamentos de projetos monumentais será exibido na Glass South America
Modernos e ousados projetos de envidraçamento fogem das linhas retas. Para um vidraceiro brasileiro chega a ser ilógico pensar em uma fachada que utiliza centenas de medidas e desenhos de vidros diferentes. Se esse projeto incluir vidros curvos, então, a dificuldade é multiplicada por dez. Até recentemente sabia-se que eram utilizadas tecnologias modernas aliadas a um sistema computadorizado para isso, porém, tais equipamentos eram desconhecidos dos brasileiros.
Durante a Glass South America, a representante Prodim irá apresentar a peça chave nessa revolução recente dos envidraçamentos dos projetos destacados mundialmente. Trata-se de uma máquina portátil, de tecnologia holandesa, com peso a partir de oito quilos e com dimensões de 32 x 32 x 18 cm. De forma prática a empresa irá apresentar o Proliner, demonstrando que a solução pode ser utilizada também no dia-a-dia do vidraceiro brasileiro comum.
Medição por fio
O Proliner é equipado com um cabeçote que pode ser girado em qualquer direção, e é ligado a um fi o que pode ser esticado por vários metros. Na extremidade do fi o está uma caneta de medição de metal. Com esta caneta de medição o medidor pode simplesmente marcar os pontos relevantes. Esses pontos são diretamente traduzidos em um arquivo digital no padrão CAD, ou seja, transformados em desenhos detalhados.
Com o Proliner é possível medir em um instante, formatos retos, curvados e muito complexos. É possível medir qualquer objeto na posição horizontal, vertical ou inclinada. O modelo 7 CS é o mais compacto é leve da categoria e é projetado para operar por até uma década. Com o equipamento o trabalho de apenas um medidor é agilizado ao máximo, reduzindo-se a margem de erros a zero.
Vidros curvos
O equipamento pode também ser utilizado por empresas que trabalham com a produção e/ou instalação de vidros curvos. Para se obter o recorte e o índice de inclinação exato da curvatura para digitalizar. Ideal para projetos de para-brisas para veículos, trens, barcos, balaústres, esquadrias encurvadas de prédio, e qualquer outra situação imaginável.
Na reprodução de peças curvas para 2D, bastam alguns cliques. O programa calcula diretamente a reflexão 2D a partir de um desenho em 3D. Em seguida um contorno em 2D é calculado considerando as características do material. Para facilitar o corte de tal peça no vidro plano, o software inclui uma análise FEM que determina se a curvatura não será realizada em um limite de elasticidade. Em outras palavras, o programa achata a peça nas medidas corretas de forma a que, depois de curvadas, elas se encaixem perfeitamente no projeto.
Prodim, abreviatura de Production Improvement (Melhoria da Produção), está focada em fornecer soluções completas para a indústria. O objetivo da Prodim Internacional, desde sua fundação, em 1995, é simplificar significativamente os processos através do uso de métodos de dimensões digitais 2D ou 3D. A empresa desenvolve continuamente novas soluções e métodos, utilizando as necessidades da indústria como base.
Medições exatas
Não é necessário explicar nesta revista especializada no ramo de vidros a importância de medições precisas para o ramo. Grandes quantidades de vidros são frequentemente desperdiçadas devido a medições incorretas.
Graças ao Proliner, é possível medir todos os tipos de situações, tanto na criação de protótipos, quanto na digitalização de gabaritos na fábrica e diretamente no local da obra. Um exemplo de medição complexa é o desenho de guarda-corpos para escadas. Muitas empresas preferem até mesmo criar peças em madeira, fazer a montagem para, somente depois, encomendar as peças em vidros. Com o sistema esse procedimento de segurança já não se justificaria mais.
Produtos agregados
A empresa irá apresentar na feira Glass South America também toda a linha de equipamentos auxiliares ao sistema Proliner como o digitalizador flexível 3D de longas distâncias, que utiliza tecnologia laser e outras.