Publicação foi lançada pela ProAcústica na feira Feicon 2017
Esclarecer e orientar os principais pontos sobre como viabilizar um projeto residencial, de acordo com a classe de ruído estabelecida pela Norma de Desempenho NBR 15.575 (julho/2013), é a proposta do Manual ProAcústica para Classe de Ruído de Edificações Habitacionais. Uma iniciativa da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica), a publicação foi lançada no dia 6 de abril, durante a Feicon Batimat 2017, em São Paulo.
Trata-se de um guia prático orientativo de apoio a profissionais da cadeia da construção (empreendedores, consultores, fornecedores ou consumidores), com o objetivo de esclarecer a classificação acústica de habitações em função da localização e contexto sonoro do entorno, e as exigências para níveis mínimos de isolamento acústico em fachadas e coberturas, descritos nas partes 4 e 5 da norma NBR 15.575.
O manual é dividido em oito capítulos, que abordam desde o conceito da norma – com relação ao desempenho acústico de fachadas e coberturas, passando pela análise do contexto do empreendimento, simulação computacional, legislação e classificação – até dicas, mitos e verdades para projetistas, construtores e incorporadores, entre outros aspectos.
No capítulo Boas Práticas para Classificação Acústica, o guia mostra a importância de se fazer a análise do contexto do empreendimento, com estudos do entorno, da implantação e caracterização das fontes de ruído; e das simulações computacionais, a partir dos dados levantados sobre o empreendimento e seu entorno; além da atenção para as legislações existentes, como as resoluções do Conama 01/1990 (Conselho Nacional do Meio Ambiente), norma ABN NBR 10151 e a leis estaduais e municipais.
Desde a entrada em vigor da norma de desempenho ABNT NBR 15.575, em julho de 2013, o setor da construção civil tem buscado se adaptar aos critérios objetivos de desempenho acústico para as novas edificações habitacionais. Dessa forma, essa publicação surge como um material esclarecedor para empreendedores, consultores, fornecedores e consumidores.
Para baixar o manual gratuitamente, acesse: http:// www.proacustica.org.br/publicacoes/manuais-tecnicos-sobre-acustica/manual-proacustica-classe-de-ruido.html