OPÇÕES EM INOX PARA FUGIR DO LUGAR COMUM

Em nova etapa de relacionamento com sua rede de revendedores, fabricantes  Roll.it oferece amostras e suporte completo para vendas

Há 34 anos no mercado, a Roll.it trabalha com mais de 600 itens. Quase todos produzidos pela própria empresa e em aço inoxidável (inox), e a maioria pode ser oferecida nas vidraçarias. São 25 modelos de portas, 18 modelos de boxes, 28 modelos de guarda-corpos, quatro modelos de cobertura de vidro, dois modelos de spiders, três modelos de muros de vidro, seis linhas de acessórios para banheiro, mais de 30 opções em puxadores, fechaduras e trincos, quatro modelos de mãos-francesas, quatro modelos de pés de mesa, seis modelos de suportes para TV, seis modelos de prateleiras, quatro linhas de acessórios para guarda-corpos, além de ferragens para montagem de vitrinas e escadas.

Em entrevista exclusiva, o diretor de operações da Roll.it, Luis Carvalho, fala sobre as opções e sobre a recém-implantada política de relacionamento com seus revendedores, que oferece diversas facilidades para vidraçarias parceiras. Acompanhe.

Revista Tecnologia & Vidro (T&V) – É válido fugir dos kits box e kits fechamentos padrões do mercado?
Luis Através de uma pesquisa de mercado que realizamos, constatamos que os consumidores estão cada vez mais em busca de produtos diferenciados. A população brasileira cada vez mais tem buscado sofisticação e exclusividade nos produtos que adquirem. E não é diferente para a linha de box para banheiros. Observamos o crescente aumento na procura por kit box de alto valor agregado, pois apenas eles darão a sofisticação e a exclusividade que os consumidores cada vez mais têm buscado. A Roll.it e a única empresa a fabricar 18 modelos diferentes de Kit box, sem contar as muitas configurações, cores e customizações que podem ser oferecidas ao consumidor.

T&V – É possível convencer os usuários a gastarem mais e, consequentemente, trabalhar com maior margem de lucro? Como?
Os consumidores não sabem o que querem até que digamos a eles. Podemos ver isso acontecendo em alguns setores, como o de celulares. As pessoas pagam altos valores próximos a de um carro para ter um equipamento que faz ligação, responde e-mail e tira fotos. Isso se deve ao fato dos fabricantes de celulares oferecerem aos clientes não apenas as funções principais de um telefone celular, mas todo um benefício intangível que o equipamento pode dar ao usuário.
No setor vidreiro não é diferente. Montamos estratégias especificas que ajudaram nossos consumidores a perceber o valor intangível de nossos produtos. Observarão que um guarda-corpo não serve apenas para proteger uma pessoa — mas, além disso, tem função decorativa ou a sensação de aconchego que um guarda corpo dará à residência ou à empresa.

T&V – Existe um ciclo vicioso em trabalhar com itens cada vez mais baratos e concorridos?
Sem dúvida. É da natureza humana fazer sempre o mais fácil, e nos negócios não é diferente. Participamos de um ecossistema de empresários de grandes empresas de outros segmentos, e observamos a busca constante para diferenciar seus produtos e serviços dos concorrentes. Infelizmente cada dia mais o nosso setor tem caminhado na contramão dessa tendência. Temos observado a autodestruição do setor — o que nos entristece, já que o vidro e seus componentes em outros países são muito valorizados.

T&V – Existe um ciclo virtuoso em passar a atender públicos mais exigentes com produtos mais requintados?
Observamos poucas empresas de nosso setor focando e se especializando em atender públicos exigentes. Contudo, durante todo o ano de 2017 buscamos entender esse nicho mais especializado. Esse conhecimento e entendimento têm nos ajudado a criar processos e serviços que garantirão a satisfação. É um grande desafio atender esse público, porém, é compensador — já que, por serem extremamente exigentes, faz com que tenhamos que melhorar nossos processos e produtos constantemente. Da mesma forma, os vidraceiros podem evoluir ao trabalharem com esse segmento que garante maiores índices de fidelização.

T&V – Oferecer variedade de produtos é perda de tempo ou ajuda a formar uma imagem positiva?
Depende de qual público desejara atender. Para atender o segmento residencial AA, A, B, assim como o corporativo, uma linha maior de produtos dará a esses clientes a liberdade de ter projetos customizados, já que normalmente eles desejam ter uma solução e não um produto de prateleira. Já para o atendimento do segmento residencial C, D e E, a variedade pode atrapalhar a decisão.

T&V – Ao visitar o cliente para um orçamento o vidraceiro deve sempre estar atento para oferecer mais serviços para o mesmo cliente? Qual a vantagem nessa atitude?
Acreditamos na especialização. O vidraceiro precisa ser visto pelo consumidor final como um especialista no produto que está oferecendo. É a famosa parábola da “empresa pato” — não voa direito, não nada direito, não anda direito. Através do estudo  que realizamos em 2017, observamos que quando focamos em fazer apenas o que somos especialistas, geramos uma segurança muito maior para o consumidor, fazendo com que este confie no que está sendo oferecido como solução, o que resulta em valorização do serviço e melhoria na rentabilidade do projeto. É isso que buscamos em nova formatação do nosso negócio: ajudar nossos revendedores a se tornarem especialistas nos produtos que oferecem. Pretendemos ajudar nossos revendedores a darem foco no que realmente é o negócio deles, gerando resultados e lucratividade adequada.

T&V – Coberturas de proteção da chuva para portas de entrada de casas e escritórios é uma possibilidade nova que se abre aos vidraceiros?
Este é um produto pouco divulgado, porém é muito procurado pelo público corporativo e residencial. Sua instalação é simples, bem como as ferragens utilizadas, tornando-se um item que abre boas oportunidades. A Roll.it possui quatro sistemas para coberturas de vidros, que variam na forma de instalação e acabamento (o cliente pode escolher recortes ou medidas personalizadas).

T&V – Pés de mesa e produtos para a montagem de móveis de vidro são uma possibilidade de atuação em novas áreas?
Esses produtos, usados no interior da casa, são um complemento que o vidraceiro pode oferecer aos seus clientes. Pés de mesa e mãos-francesas podem ser usados em conjunto ou não. São muito aplicados em apartamentos e ambientes pequenos, pois proporcionam ampliação de espaço, permitindo diversas aplicações, como mesas embutidas na parede, balcões de vidro, prateleiras robustas e inúmeras outras. A instalação é simples e o material em aço inox garante durabilidade e segurança.

T&V – Pés de mesa e produtos para a montagem de móveis de vidro são uma possibilidade de atuação em novas áreas?
Esses produtos, usados no interior da casa, são um complemento que o vidraceiro pode oferecer aos seus clientes. Pés de mesa e mãos-francesas podem ser usados em conjunto ou não. São muito aplicados em apartamentos e ambientes pequenos, pois proporcionam ampliação de espaço, permitindo diversas aplicações, como mesas embutidas na parede, balcões de vidro, prateleiras robustas e inúmeras outras. A instalação é simples e o material em aço inox garante durabilidade e segurança.

T&V – Os spiders para fachadas oferecidos pela Roll.it possibilitam vidraceiros trabalharem com soluções diferenciadas?
Os spiders da Roll.it oferecem inúmeras opções de montagem. A instalação pode ser feita em tubos de inox ou diretamente na alvenaria, e as hastes modulares permitem maior liberdade no momento da instalação; permitindo ao vidraceiro trabalhar com soluções diferenciadas, com produtos seguros e de design modernos.

T&V – O inox é um material mais requintado que o alumínio ou o zamak e oferece maior margem de lucro aos profissionais?
O aço inoxidável é o material mais nobre na área de construção civil, oferecendo maior durabilidade e resistência do que o zamak ou alumínio; além de ser muito mais requintado, possibilitando acabamentos diferenciados, o que valoriza muito a aparência do produto final. Com certeza, o consumidor reconhece o valor superior que o acho inox proporciona e quando o vidraceiro se especializa nesse material, ele se diferencia da grande maioria o que resultara em aumento de ganho para seu negócio.

T&V – O material reduz índice de retornos ao cliente devido a entortamentos, enferrujamentos ou desgastes?
O aço inox reduz consideravelmente os retornos de clientes, devido à alta durabilidade. Não enferruja e não desgasta (desde que não sejam usados produtos químicos, que corroem o material), sendo altamente rentável para o vidraceiro e seguro para os consumidores. O aço inox da categoria 316 pode ser instalado em locais de maresia sem qualquer risco de enferrujamento ou desgaste. Esses foram alguns dos motivos pelos quais a Roll.it se especializou na fabricação de produtos em acho inox.

T&V – Oferece maior segurança para usuários, principalmente no caso de guarda-corpos e coberturas?

O aço inox oferece mais segurança e durabilidade aos usuários, devido à grande resistência do material; porém deve-se observar  não apenas a matéria-prima, mas também os parafusos, soldas e outros detalhes do produto. As ferragens para guarda-corpo devem ter soldas de qualidade o que garantirão total segurança para o usuário. Realizamos testes com algumas ferragens para guarda corpo nacionais e importados, e constatamos a fragilidade destes. Poucos pontos de solda, chapas muito finas, falta de borrachas de proteção; apenas para citar alguns dos pontos que mais se destacaram nos testes realizados. Em muitos produtos a diferença de preço para os nossos não chega a 10%. Temos visto diversos casos de vidraceiros que estão sofrendo processos por conta de usarem materiais de baixa qualidade que resultaram em acidentes gravíssimos.

T&V – Produtos Roll.It foram submetidos a testes ou ensaios?
Sem dúvida. Recentemente fazemos a certificação de nosso guarda-corpo autoportante o Clean View certificando a sua segurança e funcionamento dentro das normas estabelecidas. Constantemente realizamos testes para certificar a segurança e a durabilidade de nossos produtos. Testes periódicos fazem parte de nosso Programa de Melhoria Continuada.

T&V – As portas articuladas da Roll.it são fáceis de montar e atendem às necessidades específicas de instalação?
São de fácil instalação, possuem trilho superior, o que garante mais segurança e a liberdade de movimentação das portas sem esforço. Esse tipo de porta é ideal para utilização em grandes vãos, podendo ser instaladas até oito folhas de vidro. O trilho pode ser instalado em alvenaria ou bandeira de vidro, possibilitando mais liberdade de utilização. A grande abertura de vãos facilita a utilização de cadeirantes.

T&V – O que é o sistema de fechamento automático de portas oferecido pela empresa?
O sistema de fechamento automático para portas da Roll.It é um sistema mecânico que funciona por gravidade. Todo o mecanismo é aparente, utilizando um cabo de aço conectando todo o sistema e um pêndulo se encarrega do fechamento automático da porta. A abertura da porta é operada manualmente — neste momento, o pêndulo se eleva; ao soltar, ele desce, proporcionando o fechamento com um amortecimento no fim. Essa tecnologia está disponível para os sistemas de portas de correr Spider, Elite, Max e Chronos.

T&V – Qual a vantagem em conhecer diversos sistemas para montagem de guarda-corpos?
A vantagem em se especializar em toda linha de guarda-corpos Roll.it é que o revendedor terá maior criatividade ao oferecer soluções aos consumidores. Através de estudo realizado, descobrimos que os consumidores não conhecem as linhas de  guarda-corpos em inox que a Roll.it disponibiliza. Temos mais de 28 modelos diferentes de sistemas de guarda-corpo e mais de 120 modelos diferentes de acessórios que compõe o sistema. Além disso, todos os nossos produtos podem ser customizados conforme a necessidade e demanda do consumidor ou revendedor. Muitos revendedores têm evitado prejuízos grandiosos graças a nossa facilidade em customizar nossos produtos conforme a necessidade da instalação — essa é uma grande vantagem que temos por ter um parque fabril completo e com equipamentos modernos.

T&V – O que são os guarda-corpos autoportantes? Ganha-se mais ao se oferecer guarda-corpos espessos, com possibilidade até de blindados com 30 mm de espessura?

E um sistema baseado em um perfil continuo que oferece três tipos de instalação: embutido, sobrepor ou lateralmente. Esse perfil possui uma concavidade onde peças de vidro poderão ser inseridas criando um parapeito de vidro robusto.
A Roll.it dispõe de três modelos diferentes, podendo ser instalado de três formas. Ter revendedores especializados nesse tipo de solução resultará em ganhos primeiramente ao consumidor, pois serão orientados a adquirir a solução recomendada para sua necessidade; e altos ganhos ao revendedor, que atingirá as expectativas de seu cliente.

T&V – A Roll.it possui amostras para facilitar a venda do orçamentista da vidraçaria?
A partir deste mês de agosto todos os revendedores exclusivos Roll.it passam a ter amostras gratuitamente. A experiência tem mostrado que quando os consumidores pegam em suas mãos nossas peças, a venda é facilitada, visto que podem observar a preocupação que a Roll.it tem com detalhes de design, bem como a qualidade do material usado.

T&V – Auxilia as vidraçarias a montagem seus expositores no showroom?
Na política criada para revendedores exclusivos, a Roll.it fornecerá o showroom gratuitamente. Criamos uma equipe de arquitetos que auxiliarão nossos revendedores com a melhor disposição de montagem do showroom de produtos Roll.it. Além disso, através de estudo realizado, sabemos quais os produtos que mais terão resultados por cada região, diminuindo o ciclo de vendas e aumentado a venda do produto e, consequentemente, a rentabilidade de nosso revendedor.

T&V – A Roll.it oferece treinamento aos vidraceiros sobre comercialização e montagem de seus produtos?
Para os revendedores exclusivos, criamos um programa de treinamento técnico de nossos produtos. Entretanto, fizemos parcerias com instituições renomadas para treinar nossos revendedores principalmente na parte comercial. Abordagem, apresentação, expressões verbais e visuais, gerenciamento de oportunidades de vendas; são apenas alguns dos assuntos abordados no treinamento comercial. Já realizamos alguns desses treinamentos com nossos revendedores e os resultados foram surpreendentes. Um de nossos revendedores conseguiu dobrar as vendas no mês após o treinamento. E esse será um grande diferencial para as vidraçarias que são nossos revendedores exclusivos — pois, além de melhorar as vendas de nossos produtos, acabam melhorando a venda de outros itens de sua vidraçaria, maximizando os resultados.

T&V – Com quantos itens a Roll.it trabalha? São todos produzidos em inox?
A Roll.it trabalha com mais de 600 itens no total. Exceto pelo guarda-corpo autoportante e as peças de borracha que ficam em contato com o vidro, todos são produzidos em aço inox. Existem 25 modelos de porta, 18 modelos de box, 28 modelos de guarda-corpo, quatro modelos de cobertura de vidro, dois modelos de spider, três modelos de muro de vidro, sais linhas de acessório para banheiro, mais de 30 opções de puxadores, fechaduras e trincos, quatro modelos de mão-francesa, quatro modelos de pé de mesa, seis modelos de suporte para TV, seis modelos de prateleira, quatro linhas de acessórios para guarda-corpo, além de ferragens para montagem de vitrinas e escadas.

T&V
– Todos os itens são produzidos no Brasil ou parte é importada?
Todos os nossos produtos são fabricados 100% no Brasil. A Roll.it possui uma área de 20 mil m2 contando com mais de 20 CNCs de ultima geração, corte laser, dobradeira, polimento, solda, ferramentaria. Estamos na fase de implantação da indústria 4.0, sendo que recentemente adquirimos cinco robôs — um já está implantado e trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana.

T&V
– Há quanto tempo empresa atua no Brasil?
Iniciamos há 34 anos fabricando acessórios para esquadrias. No ano 2000 iniciamos a fabricação de produtos em inox. Em 2005 decidimos colocar 100% de nossos esforços na fabricação e no desenvolvimento de produtos nesse material e, desde então, temos sido reconhecidos pelo mercado como especialistas no segmento.

T&V – A empresa procura atender à necessidade das vidraçarias em seus sites? Como?
Participamos do dia a dia de muitas vidraçarias, buscando entender o processo desde o contato do consumidor até a instalação do produto adquirido. Isso nos ajudou a entender todo o processo e a identificar os gargalos para que o setor se profissionalize e cresça. Depois, realizamos uma pesquisa com os consumidores e, assim, entendemos o mercado desse outro ponto de vista. Por último, fizemos uma análise do mercado olhando de fora da situação do vidraceiro e do consumidor. Todos esses estudos nos ajudaram a entender a melhor forma de atender cada público.
Para que possamos nos relacionar exclusivamente com o setor vidreiro criamos o www.stockit.com.br. Esse site complementa outros dois sites da empresa. Ele tem como missão se tornar o “shopping do vidraceiro”, buscando produtos inovadores de outros fabricantes sendo fornecidos em um único lugar, de forma ágil e fácil. Sem dúvida essa é uma missão grandiosa, mas temos certeza que valerá a pena, pois trará grandiosos resultados para nosso setor. E como mencionado na carta enviada pelo nosso CEO ao mercado: a Roll.it é apaixonada por desafios!
T&V

 

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Precisa de ajuda?